Condução nervosa
Contente
Reproduza o vídeo de saúde: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200011_eng.mp4O que é isso? Reproduza o vídeo de saúde com descrição de áudio: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200011_eng_ad.mp4Visão geral
O sistema nervoso é composto de duas partes. Cada parte contém bilhões de neurônios. A primeira parte é o sistema nervoso central. Ele contém o cérebro e a medula espinhal, que é uma estrutura fibrosa em forma de corda que atravessa a coluna vertebral e desce pelo meio das costas.
A outra parte é o sistema nervoso periférico. É composto por milhares de nervos que conectam a medula espinhal aos músculos e receptores sensoriais. O sistema nervoso periférico é responsável pelos reflexos, que ajudam o corpo a evitar lesões graves. Também é responsável pela resposta de luta ou fuga que ajuda a protegê-lo quando você se sente estressado ou em perigo.
Vamos examinar um neurônio individual de perto.
Aqui está um nervo periférico. Cada um dos feixes nervosos, ou fascículos, contém centenas de nervos individuais.
Aqui está um neurônio individual, com seus dendritos, axônio e corpo celular. Os dendritos são estruturas semelhantes a árvores. Seu trabalho é receber sinais de outros neurônios e de células sensoriais especiais que nos falam sobre o que está ao nosso redor.
O corpo celular é a sede do neurônio. Ele contém o DNA da célula. O axônio transmite sinais do corpo celular para outros neurônios. Muitos neurônios são isolados como pedaços de fio elétrico. O isolamento os protege e permite que seus sinais se movam mais rapidamente ao longo do axônio. Sem ele, os sinais do cérebro podem nunca atingir os grupos musculares dos membros.
Os neurônios motores são responsáveis pelo controle voluntário dos músculos de todo o corpo. O funcionamento do sistema nervoso depende de quão bem os neurônios se comunicam. Para um sinal elétrico viajar entre dois neurônios, ele deve primeiro ser convertido em um sinal químico. Em seguida, ele cruza um espaço de cerca de um milionésimo de polegada de largura. O espaço é chamado de sinapse. O sinal químico é chamado de neurotransmissor.
Os neurotransmissores permitem que bilhões de neurônios do sistema nervoso se comuniquem entre si. Isso é o que torna o sistema nervoso o comunicador mestre do corpo.
- Doenças degenerativas dos nervos
- Doenças neuromusculares
- Doenças nervosas periféricas