Angioplastia coronária transluminal percutânea (PTCA)

Contente
Reproduza o vídeo de saúde: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200140_eng.mp4O que é isso? Reproduza o vídeo de saúde com descrição de áudio: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200140_eng_ad.mp4Visão geral
PTCA, ou angioplastia coronária transluminal percutânea, é um procedimento minimamente invasivo que abre as artérias coronárias bloqueadas para melhorar o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco.
Primeiro, uma anestesia local entorpece a área da virilha. Em seguida, o médico coloca uma agulha na artéria femoral, a artéria que desce pela perna. O médico insere um fio-guia na agulha, remove a agulha e a substitui por um introdutor, um instrumento com duas portas para inserção de dispositivos flexíveis. Em seguida, o fio-guia original é substituído por um fio mais fino. O médico passa um tubo longo e estreito chamado cateter de diagnóstico sobre o novo fio, através do introdutor e na artéria.Uma vez dentro, o médico o guia para a aorta e remove o fio-guia.
Com o cateter na abertura de uma artéria coronária, o médico injeta corante e faz um raio-X.
Se ele mostrar um bloqueio tratável, o médico retira o cateter e o substitui por um cateter-guia, antes de remover o fio.
Um fio ainda mais fino é inserido e conduzido através do bloqueio. Um cateter balão é então guiado para o local do bloqueio. O balão é inflado por alguns segundos para comprimir o bloqueio contra a parede da artéria. Em seguida, está desinflado. O médico pode encher o balão mais algumas vezes, cada vez enchendo-o um pouco mais para alargar a passagem.
Isso pode então ser repetido em cada site bloqueado ou restrito.
O médico também pode colocar um stent, uma estrutura de metal entrelaçada, dentro da artéria coronária para mantê-la aberta.
Uma vez feita a compressão, o corante é injetado e um raio-X é feito para verificar se há alterações nas artérias.
Em seguida, o cateter é removido e o procedimento é concluído.
- Angioplastia