Síndrome do nódulo sinusal
![Síndrome do nódulo sinusal - Medicamento Síndrome do nódulo sinusal - Medicamento](https://a.svetzdravlja.org/medical/millipede-toxin.webp)
Normalmente, o batimento cardíaco começa em uma área nas câmaras superiores do coração (átrios). Esta área é o marca-passo do coração. É denominado nodo sinoatrial, nodo sinusal ou nodo SA. Sua função é manter o batimento cardíaco constante e regular.
A síndrome do seio nasal é um grupo de problemas de ritmo cardíaco devido a problemas com o nódulo sinusal, tais como:
- A frequência cardíaca é muito lenta, chamada de bradicardia sinusal
- O batimento cardíaco pausa ou para, chamado de pausas sinusais ou parada sinusal
- Episódios de ritmo cardíaco acelerado
- Ritmos cardíacos lentos que se alternam com ritmos cardíacos acelerados, chamados de bradicardia-taquicardia ou "síndrome de taquicardia"
A síndrome do seio da face ocorre com mais frequência em pessoas com mais de 50 anos. Muitas vezes, é devido a danos semelhantes a cicatrizes nas vias elétricas no tecido do músculo cardíaco.
Em crianças, a cirurgia cardíaca nas câmaras superiores é uma causa comum de síndrome do seio nasal doente.
Doença cardíaca coronária, hipertensão e doenças das válvulas aórtica e mitral podem ocorrer com a síndrome do seio nasal. No entanto, essas doenças podem não ter nada a ver com a síndrome.
A síndrome do seio nasal é incomum, mas não rara. É a razão mais comum pela qual as pessoas precisam de implantar um marca-passo artificial. A bradicardia sinusal ocorre com mais freqüência do que os outros tipos da doença.
As taquicardias (ritmo cardíaco acelerado) que começam nas câmaras superiores do coração podem fazer parte da síndrome. Isso inclui fibrilação atrial, flutter atrial, taquicardia atrial. Um período de batimentos cardíacos acelerados geralmente é seguido por batimentos cardíacos muito baixos. Quando há períodos de frequências cardíacas (ritmos) lentos e rápidos, a condição costuma ser chamada de síndrome de taqui-brady.
Alguns medicamentos podem piorar o ritmo cardíaco anormal, especialmente quando as doses são altas. Isso inclui digitálicos, bloqueadores dos canais de cálcio, beta-bloqueadores e antiarrítmicos.
Na maioria das vezes, não há sintomas.
Os sintomas que ocorrem podem imitar os de outras doenças.
Os sintomas podem incluir:
- Dor no peito ou angina
- Confusão ou outras mudanças no estado mental
- Desmaio ou quase desmaio
- Fadiga
- Tontura ou vertigem
- Sensação de sentir o batimento cardíaco (palpitações)
- Falta de ar, possivelmente apenas com atividades físicas como caminhar
A frequência cardíaca pode ficar muito lenta a qualquer momento. A pressão arterial pode ser normal ou baixa.
A síndrome do seio da face pode causar o início ou agravamento dos sintomas de insuficiência cardíaca. A síndrome do seio doente é diagnosticada quando os sintomas ocorrem apenas durante episódios de arritmia. No entanto, muitas vezes é difícil provar o link.
Um ECG pode mostrar ritmos cardíacos anormais relacionados a essa síndrome.
Holter ou monitores de ritmo de longo prazo são ferramentas eficazes para diagnosticar a síndrome do sinusite. Eles podem pegar frequências cardíacas muito lentas e pausas longas, juntamente com episódios de taquicardias atriais. Os tipos de monitores incluem monitores de eventos, gravadores de loop e telemetria móvel.
Um estudo eletrofisiológico intracardíaco (EEF) é um teste muito específico para esse distúrbio. No entanto, muitas vezes não é necessário e pode não confirmar o diagnóstico.
Em alguns casos, a frequência cardíaca de uma pessoa é observada ao caminhar ou se exercitar para ver se aumenta o suficiente.
Você pode não precisar de tratamento se não apresentar quaisquer sintomas. Seu médico irá revisar os medicamentos que você toma para ter certeza de que eles não estão piorando sua condição. Não pare de tomar nenhum dos seus medicamentos, a menos que o seu provedor lhe diga para fazer isso.
Você pode precisar de um marca-passo implantado permanente se os seus sintomas estiverem relacionados a bradicardia (frequência cardíaca lenta).
![](https://a.svetzdravlja.org/medical/sick-sinus-syndrome.webp)
O aumento do ritmo cardíaco (taquicardia) pode ser tratado com medicamentos. Às vezes, um procedimento chamado ablação por radiofrequência é usado para curar a taquicardia.
Em alguns casos, os medicamentos usados para controlar períodos de frequência cardíaca rápida são combinados com o uso de um marca-passo, que protege contra períodos de frequência cardíaca lenta.
A síndrome geralmente é progressiva. Isso significa que, na maioria dos casos, piora com o tempo.
A perspectiva de longo prazo é excelente para pessoas que têm um marcapasso permanente implantado.
As complicações podem incluir:
- Angina
- Diminuição da capacidade de exercício
- Desmaio (síncope)
- Quedas ou ferimentos causados por desmaios
- Insuficiência cardíaca
- Batimento cardíaco fraco
Ligue para seu provedor se você tiver:
- Tontura
- Desmaio
- Palpitações
- Outros sintomas da doença
Manter o coração saudável por meio de uma dieta bem balanceada e exercícios físicos pode prevenir muitos tipos de doenças cardíacas.
Pode ser necessário evitar alguns tipos de medicamentos. Muitas vezes, a condição não pode ser evitada.
Síndrome de bradicardia-taquicardia; Disfunção do nó sinusal; Freqüência cardíaca lenta - seio doente; Síndrome de Tachy-brady; Pausa do seio - seio doente; Parada do seio - seio doente
- Marcapasso cardíaco - descarga
Marca-passo
Olgin JE, Zipes DP. Bradiarritmias e bloqueio atrioventricular. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 40.
Zimetbaum P. Arritmias cardíacas supraventriculares. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 58.