Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 18 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
237 CCB "Deus é por mim" Vídeo DIDÁTICO - Série TOQUE COMIGO - Vildomar Miquilino Trombone
Vídeo: 237 CCB "Deus é por mim" Vídeo DIDÁTICO - Série TOQUE COMIGO - Vildomar Miquilino Trombone

A tromboangeíte obliterante é uma doença rara em que os vasos sanguíneos das mãos e dos pés ficam bloqueados.

A tromboangeíte obliterante (doença de Buerger) é causada por pequenos vasos sanguíneos que ficam inflamados e inchados. Os vasos sanguíneos então se estreitam ou são bloqueados por coágulos sanguíneos (trombose). Os vasos sanguíneos das mãos e dos pés são os mais afetados. As artérias são mais afetadas do que as veias. A idade média de início dos sintomas é de cerca de 35 anos. Mulheres e adultos mais velhos são afetados com menos frequência.

Essa condição afeta principalmente homens jovens de 20 a 45 anos que são fumantes inveterados ou mascam tabaco. Mulheres fumantes também podem ser afetadas. A condição afeta mais pessoas no Oriente Médio, Ásia, Mediterrâneo e Europa Oriental. Muitas pessoas com esse problema têm problemas de saúde bucal, provavelmente devido ao uso do tabaco.

Os sintomas geralmente afetam 2 ou mais membros e podem incluir:

  • Dedos das mãos ou dos pés que aparecem pálidos, vermelhos ou azulados e frios ao toque.
  • Dor repentina nas mãos e nos pés. A dor pode ser parecida com uma queimação ou formigamento.
  • Dor nas mãos e nos pés que ocorre com mais frequência em repouso. A dor pode piorar quando as mãos e os pés ficam frios ou durante o estresse emocional.
  • Dor nas pernas, tornozelos ou pés ao caminhar (claudicação intermitente). A dor geralmente está localizada no arco do pé.
  • Alterações na pele ou pequenas úlceras dolorosas nos dedos das mãos ou dos pés.
  • Ocasionalmente, a artrite nos pulsos ou joelhos se desenvolve antes que os vasos sanguíneos sejam bloqueados.

Os testes a seguir podem mostrar o bloqueio dos vasos sanguíneos nas mãos ou pés afetados:


  • Ultra-som dos vasos sanguíneos na extremidade, chamado de pletismografia
  • Ultrassom Doppler da extremidade
  • Arteriografia de raios-x baseada em cateter

Podem ser feitos exames de sangue para outras causas de vasos sanguíneos inflamados (vasculite) e obstruídos (oclusão). Essas causas incluem diabetes, esclerodermia, vasculite, hipercoagulabilidade e aterosclerose. Não há exames de sangue que diagnostiquem tromboangeíte obliterante.

Um ecocardiograma cardíaco pode ser feito para procurar fontes de coágulos sanguíneos. Em casos raros, quando o diagnóstico não é claro, é feita uma biópsia do vaso sanguíneo.

Não há cura para a tromboangeíte obliterante. O objetivo do tratamento é controlar os sintomas e prevenir o agravamento da doença.

Parar de fumar de qualquer tipo é a chave para controlar a doença. Os tratamentos para parar de fumar são fortemente recomendados. Também é importante evitar baixas temperaturas e outras condições que reduzem o fluxo sanguíneo nas mãos e nos pés.


Aplicar calor e fazer exercícios suaves pode ajudar a aumentar a circulação.

A aspirina e medicamentos que abrem os vasos sanguíneos (vasodilatadores) podem ajudar. Em casos muito graves, a cirurgia para cortar os nervos da área (simpatectomia cirúrgica) pode ajudar a controlar a dor. Raramente, a cirurgia de ponte de safena é considerada em certas pessoas.

Pode ser necessário amputar os dedos das mãos ou dos pés se a área ficar muito infectada e o tecido morrer.

Os sintomas de tromboangeíte obliterante podem desaparecer se a pessoa parar de fumar. Pessoas que continuam usando o tabaco podem precisar de amputações repetidas.

As complicações incluem:

  • Morte do tecido (gangrena)
  • Amputação de dedos das mãos ou dos pés
  • Perda de fluxo sanguíneo no membro dos dedos das mãos ou pés afetados

Ligue para seu médico se:

  • Você tem sintomas de tromboangeíte obliterante.
  • Você tem tromboangeíte obliterante e os sintomas pioram, mesmo com tratamento.
  • Você desenvolve novos sintomas.

Pessoas com história de fenômeno de Raynaud ou dedos das mãos ou dos pés doloridos, especialmente com úlceras, não devem usar qualquer forma de tabaco.


Doença de Buerger

  • Thromboangiites obliterans
  • Sistema circulatório

Akar AR, Inan B. Thromboangiitis obliterans (doença de Buerger). In: Sidawy AN, Perler BA, eds. Cirurgia Vascular e Terapia Endovascular de Rutherford. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap. 138.

Gupta N, Wahlgren CM, Azizzadeh A, Gewertz BL. Doença de Buerger (Thromboangiitis obliterans). In: Cameron JL, Cameron AM, eds. Terapia Cirúrgica Atual. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: 1054-1057.

Jaff MR, Bartheolomew JR. Outras doenças arteriais periféricas. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 72.

Publicações Interessantes

Responder e-mails de trabalho após o expediente está oficialmente prejudicando sua saúde

Responder e-mails de trabalho após o expediente está oficialmente prejudicando sua saúde

Levante a mão e você verificou eu e-mail depoi de air do e critório na noite pa ada ou ante de ir hoje de manhã. im, qua e todo nó . E tar acorrentado ao eu martphone é r...
sim. Esta mulher incrível votou para presidente durante o trabalho de parto

sim. Esta mulher incrível votou para presidente durante o trabalho de parto

O dia da eleição e tá chegando! e você não mora em um e tado com votação antecipada, i o ignifica que hoje é o dia de votar para pre idente. Pode er um incô...