Lesão hepática induzida por drogas
Lesão hepática induzida por medicamentos é uma lesão hepática que pode ocorrer quando você toma certos medicamentos.
Outros tipos de lesão hepática incluem:
- Hepatite viral
- Hepatite alcoólica
- Hepatite autoimune
- Sobrecarga de ferro
- Fígado gordo
O fígado ajuda o corpo a decompor certos medicamentos. Isso inclui alguns medicamentos que você compra sem receita ou que seu médico prescreve para você. No entanto, o processo é mais lento em algumas pessoas. Isso pode aumentar a probabilidade de você sofrer danos no fígado.
Alguns medicamentos podem causar hepatite em pequenas doses, mesmo se o sistema de degradação do fígado estiver normal. Grandes doses de muitos medicamentos podem danificar um fígado normal.
Muitos medicamentos diferentes podem causar hepatite induzida por medicamentos.
Analgésicos e redutores de febre que contêm paracetamol são uma causa comum de lesão hepática, principalmente quando tomados em doses maiores do que as recomendadas. Pessoas que bebem álcool em excesso são mais propensas a ter esse problema.
Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno, diclofenaco e naproxeno, também podem causar hepatite induzida por medicamentos.
Outros medicamentos que podem causar lesão hepática incluem:
- Amiodarona
- Esteróides anabolizantes
- Pílulas anticoncepcionais
- Clorpromazina
- Eritromicina
- Halotano (um tipo de anestesia)
- Metildopa
- Isoniazida
- Metotrexato
- Estatinas
- Drogas sulfa
- Tetraciclinas
- Clavulanato de amoxicilina
- Alguns medicamentos anticonvulsivantes
Os sintomas podem incluir
- Dor abdominal
- Urina escura
- Diarréia
- Fadiga
- Febre
- Dor de cabeça
- Icterícia
- Perda de apetite
- Nausea e vomito
- Irritação na pele
- Fezes brancas ou cor de argila
Você fará exames de sangue para verificar a função hepática. As enzimas hepáticas ficarão mais altas se você tiver a doença.
Seu provedor fará um exame físico para verificar se há aumento do fígado e dor abdominal na parte superior direita da região abdominal. Uma erupção na pele ou febre podem fazer parte de algumas reações medicamentosas que afetam o fígado.
O único tratamento específico para a maioria dos casos de lesão hepática causada pela ingestão de um medicamento é interromper o medicamento que causou o problema.
No entanto, se você tomou altas doses de paracetamol, deve ser tratado para lesão hepática no pronto-socorro ou outro ambiente de tratamento agudo o mais rápido possível.
Se os sintomas forem graves, você deve descansar e evitar exercícios pesados, álcool, paracetamol e quaisquer outras substâncias que possam prejudicar o fígado. Você pode precisar obter fluidos por uma veia se as náuseas e os vômitos forem muito fortes.
A lesão hepática induzida por medicamentos geralmente desaparece dentro de alguns dias ou semanas após você parar de tomar o medicamento que a causou.
Raramente, a lesão hepática induzida por medicamentos pode levar à insuficiência hepática.
Ligue para seu provedor se:
- Você desenvolve sintomas de lesão hepática após começar a tomar um novo medicamento.
- Foi-lhe diagnosticado lesão hepática induzida por medicamentos e os seus sintomas não melhoram depois de parar de tomar o medicamento.
- Você desenvolve quaisquer novos sintomas.
Nunca use mais do que a dose recomendada de medicamentos de venda livre contendo paracetamol (Tylenol).
NÃO tome estes medicamentos se beber muito ou regularmente; converse com seu provedor sobre doses seguras.
Sempre informe o seu provedor sobre todos os medicamentos que você toma, incluindo medicamentos de venda livre e preparações à base de ervas ou suplementares. Isso é muito importante se você tiver doença hepática.
Converse com seu provedor sobre outros medicamentos que você pode precisar evitar. Seu provedor pode dizer quais medicamentos são seguros para você.
Hepatite tóxica; Hepatite induzida por drogas
- Sistema digestivo
- Hepatomegalia
Chalasani NP, Hayashi PH, Bonkovsky HL, et al. Diretriz Clínica ACG: o diagnóstico e tratamento de lesão hepática idiossincrática induzida por drogas. Am J Gastroenterol. 2014; 109 (7): 950-966. PMID: 24935270 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24935270.
Chitturi S, Teoh NC, Farrell GC. Metabolismo hepático de drogas e doenças hepáticas causadas por drogas. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 88.
Devarbhavi H, Bonkovsky HL, Russo M, Chalasani N. Drug -induced fígado lesão. In: Sanyal AJ, Boyer TD, Lindor KD, Terrault NA, eds. Hepatologia de Zakim e Boyer. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 56.
Theise ND. Fígado e vesícula biliar. In: Kumar V, Abbas AK, Aster JC, eds. Base patológica da doença de Robbins e Cotran. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 18.