Cólera
A cólera é uma infecção bacteriana do intestino delgado que causa uma grande quantidade de diarreia aquosa.
A cólera é causada pela bactéria Vibrio cholerae. Essas bactérias liberam uma toxina que faz com que uma quantidade maior de água seja liberada das células que revestem os intestinos. Este aumento de água produz diarreia severa.
As pessoas desenvolvem a infecção ao comer ou beber alimentos ou água que contenham o germe da cólera. Morar ou viajar para áreas onde a cólera está presente aumenta o risco de contraí-la.
A cólera ocorre em locais sem tratamento de água ou esgoto, ou com aglomeração, guerra e fome. Os locais comuns para cólera incluem:
- África
- Algumas partes da ásia
- Índia
- Bangladesh
- México
- América do Sul e Central
Os sintomas da cólera podem ser leves a graves. Eles incluem:
- Cólicas abdominais
- Membranas mucosas secas ou boca seca
- Pele seca
- Sede excessiva
- Olhos vidrados ou fundos
- Falta de lágrimas
- Letargia
- Baixa produção de urina
- Náusea
- Desidratação rápida
- Pulso rápido (frequência cardíaca)
- "Pontos moles" afundados (fontanelas) em bebês
- Sonolência ou cansaço incomum
- Vômito
- Diarreia aquosa que começa repentinamente e tem um odor de "peixe"
Os testes que podem ser feitos incluem:
- Cultura de sangue
- Cultura de fezes e coloração de Gram
O objetivo do tratamento é repor os líquidos e sais perdidos na diarreia. A diarreia e a perda de líquidos podem ser rápidas e extremas. Pode ser difícil repor os fluidos perdidos.
Dependendo de sua condição, você pode receber líquidos por via oral ou venosa (intravenosa ou IV). Os antibióticos podem encurtar o tempo em que você se sente doente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu pacotes de sais que são misturados com água limpa para ajudar a restaurar os fluidos. São mais baratos e fáceis de usar do que o fluido IV típico. Esses pacotes agora estão sendo usados em todo o mundo.
A desidratação severa pode causar a morte. A maioria das pessoas terá uma recuperação completa quando receberem líquidos suficientes.
As complicações podem incluir:
- Desidratação severa
- Morte
Ligue para o seu médico se você desenvolver diarreia aquosa grave. Ligue também se tiver sinais de desidratação, incluindo:
- Boca seca
- Pele seca
- Olhos "vidrados"
- Sem lágrimas
- Pulso rápido
- Redução ou ausência de urina
- Olhos fundos
- Sede
- Sonolência ou cansaço incomum
Existe uma vacina contra a cólera disponível para adultos de 18 a 64 anos que viajam para uma área com um surto de cólera ativo. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças não recomendam a vacina contra a cólera para a maioria dos viajantes porque a maioria das pessoas não viaja para áreas onde a cólera está presente.
Os viajantes devem sempre ter cuidado ao comer alimentos e beber água, mesmo que estejam vacinados.
Quando ocorrem surtos de cólera, esforços devem ser feitos para estabelecer água potável, alimentos e saneamento. A vacinação não é muito eficaz no tratamento de surtos.
- Sistema digestivo
- Órgãos do sistema digestivo
- Bactérias
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Cólera - infecção por Vibrio cholerae. www.cdc.gov/cholera/vaccines.html. Atualizado em 15 de maio de 2018. Acessado em 14 de maio de 2020.
Gotuzzo E, Seas C. Cólera e outras infecções por vibrio. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 286.
Site da Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas. Documento de posição da OMS sobre sais de reidratação oral para reduzir a mortalidade por cólera. www.who.int/cholera/technical/en. Acessado em 14 de maio de 2020.
Waldor MK, Ryan ET. Vibrio cholerae. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 214.