Riscos da obesidade para a saúde
A obesidade é uma condição médica em que uma grande quantidade de gordura corporal aumenta a chance de desenvolver problemas médicos.
Pessoas com obesidade têm maior chance de desenvolver estes problemas de saúde:
- Glicemia elevada (açúcar) ou diabetes.
- Pressão alta (hipertensão).
- Colesterol alto e triglicerídeos (dislipidemia ou gorduras altas no sangue).
- Ataques cardíacos devido a doenças coronárias, insuficiência cardíaca e derrame.
- Problemas ósseos e articulares, mais peso pressiona os ossos e as articulações. Isso pode levar à osteoartrite, uma doença que causa dor e rigidez nas articulações.
- Parar de respirar durante o sono (apnéia do sono). Isso pode causar fadiga diurna ou sonolência, falta de atenção e problemas no trabalho.
- Cálculos biliares e problemas de fígado.
- Alguns tipos de câncer.
Três coisas podem ser usadas para determinar se a gordura corporal de uma pessoa dá a ela uma chance maior de desenvolver doenças relacionadas à obesidade:
- Índice de massa corporal (IMC)
- Tamanho da cintura
- Outros fatores de risco que a pessoa tem (um fator de risco é qualquer coisa que aumente sua chance de pegar uma doença)
Os especialistas costumam confiar no IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. O IMC estima seu nível de gordura corporal com base em sua altura e peso.
A partir de 25,0, quanto maior for seu IMC, maior será o risco de desenvolver problemas de saúde relacionados à obesidade. Essas faixas de IMC são usadas para descrever os níveis de risco:
- Sobrepeso (não obeso), se o IMC for de 25,0 a 29,9
- Obesidade de classe 1 (baixo risco), se o IMC for 30,0 a 34,9
- Obesidade de classe 2 (risco moderado), se o IMC for de 35,0 a 39,9
- Obesidade de classe 3 (alto risco), se o IMC for igual ou superior a 40,0
Existem muitos sites com calculadoras que fornecem seu IMC quando você insere seu peso e altura.
Mulheres com cintura maior que 35 polegadas (89 centímetros) e homens com cintura maior que 40 polegadas (102 centímetros) têm um risco aumentado de doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Pessoas com corpos "em forma de maçã" (a cintura é maior do que os quadris) também apresentam um risco aumentado para essas condições.
Ter um fator de risco não significa que você pegará a doença. Mas aumenta a chance de você fazer isso. Alguns fatores de risco, como idade, raça ou histórico familiar não podem ser alterados.
Quanto mais fatores de risco você tiver, maior será a probabilidade de desenvolver a doença ou o problema de saúde.
O risco de desenvolver problemas de saúde, como doenças cardíacas, derrames e problemas renais aumenta se você for obeso e tiver estes fatores de risco:
- Pressão alta (hipertensão)
- Colesterol alto ou triglicerídeos
- Glicose alta (açúcar) no sangue, um sinal de diabetes tipo 2
Esses outros fatores de risco para doenças cardíacas e derrame não são causados pela obesidade:
- Ter um membro da família com menos de 50 anos com doença cardíaca
- Ser fisicamente inativo ou ter um estilo de vida sedentário
- Fumar ou usar produtos do tabaco de qualquer tipo
Você pode controlar muitos desses fatores de risco mudando seu estilo de vida. Se você tem obesidade, seu médico pode ajudá-lo a iniciar um programa de perda de peso. Uma meta inicial de perder 5% a 10% do seu peso atual reduzirá significativamente o risco de desenvolver doenças relacionadas à obesidade.
- Obesidade e saúde
Cowley MA, Brown WA, Considine RV. Obesidade: o problema e seu manejo. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 26.
Jensen MD. Obesidade. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 220.
Moyer VA; Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA. Triagem e tratamento da obesidade em adultos: declaração de recomendação da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA. Ann Intern Med. 2012; 157 (5): 373-378. PMID: 22733087 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22733087.
- Obesidade