Quando as veias da aranha acontecem com mulheres jovens
![Ela ficou 7 anos sem tomar BANHO, e isso ACONTECEU..](https://i.ytimg.com/vi/ifYdwFApegQ/hqdefault.jpg)
Contente
![](https://a.svetzdravlja.org/lifestyle/when-spider-veins-happen-to-young-women.webp)
Talvez tenha sido enquanto esfregava a loção após o banho ou se alongava em seu novo short depois de dez quilômetros na esteira. Sempre que você os notava, ficava assustado: "Sou muito jovem para vasinhos!" A triste verdade é que essas linhas azuis ou vermelhas não acontecem exclusivamente para aposentados.
"É um mito que apenas mulheres idosas contraem vasinhos; quase todo mundo as contrai em algum momento de suas vidas", diz Alan Mintz, M.D., cirurgião vascular do Los Robles Hospital em Thousand Oaks, CA. É bastante comum ver mulheres na casa dos 30, 20 anos e até adolescentes com poucos anos, acrescenta. [Tweet este fato!]
Conhecidas cientificamente como telangiectasias, as veias da aranha são as primas mais comuns das varizes, diz Mintz. Enquanto as veias varicosas estão dilatadas, veias de aspecto pegajoso sob a pele e podem ser bastante dolorosas, as veias da aranha são o resultado de vênulas aumentadas, ou veias muito pequenas, na pele e geralmente são indolores.
O envelhecimento é apenas um de uma série de fatores de risco para vasinhos, que também podem se formar devido à gravidez, genética, danos causados pelo sol, obesidade, veias varicosas e uso de esteróides tópicos ou orais. Mulheres que se exercitam vigorosamente ou ficam em pé por longos períodos também correm um risco maior, diz Eugene Elliot, M.D., um cirurgião plástico do Orange Coast Memorial Medical Center em Fountain Valley, CA. “Qualquer coisa que coloque pressão em seu sistema vascular pode causar vasinhos, já que a pressão extra dentro de suas veias pode causar inchaço e expansão”, explica ele.
Felizmente, geralmente não há riscos para a saúde associados às vasinhos nas pernas e no rosto, então não pare ainda aquelas sessões de treinamento intervalado de alta intensidade! No entanto, se você detectar várias manchas no tronco ou nos braços, marque uma consulta com seu médico, pois algumas doenças genéticas raras, mas de risco, podem ser as culpadas.
Não há razão para remover as veias da aranha benigna, embora elas não desapareçam por conta própria e possam piorar com o tempo graças às paredes já enfraquecidas, diz Mintz. Se você está significativamente incomodado com sua aparência, existem três opções principais de tratamento:
1. Maquiagem ou autobronzeador. Como a pele fina ou clara deixa as veias mais aparentes, cobri-las é a opção mais barata e fácil. Mintz adverte contra o bronzeamento natural porque, embora possa ajudar a mascarar as linhas, os danos do sol apenas o tornarão suscetível a obter mais bronzeamento. [Tweet esta dica!]
2. Terapia a laser. Neste procedimento, um feixe de laser definido para o mesmo comprimento de onda das células sanguíneas é direcionado para a pele. O laser danifica os vasos sanguíneos, fazendo com que coagulem, sequem e, eventualmente, sejam reabsorvidos pelo tecido. Esta é a opção de tratamento médico mais conservador e menos invasivo e, portanto, geralmente a primeira escolha para o tratamento de vasinhos menores, diz Elliot. Para vasinhos muito pequenos no rosto, a cauterização também é uma opção.
3. Escleroterapia. Normalmente a segunda opção, por ser mais invasiva, é o médico injetar um líquido (geralmente solução salina hipertônica) nas veias para esse tratamento. O efeito é o mesmo da terapia a laser, mas se suas veias são maiores ou você tem veias varicosas nas veias da aranha, a escleroterapia é mais eficaz, diz Elliot.
Se você optar por qualquer um dos tratamentos terapêuticos, certifique-se de que seu médico seja certificado em cirurgia plástica e experiente na técnica escolhida. Tanto a terapia a laser quanto a escleroterapia são procedimentos ambulatoriais com um tempo de recuperação muito curto; Mintz diz que a maioria dos pacientes está de volta à atividade completa em 24 horas. Os poucos riscos associados aos procedimentos são raros: quaisquer ulcerações na pele ou manchas acastanhadas devem desaparecer por conta própria, mas um aglomerado de veias aranhas menores ou, no caso da terapia a laser, a despigmentação (um clareamento não natural da pele) é permanente .
Os custos variam de acordo com o tamanho das veias, a área que cobrem e o número de tratamentos necessários. Você pode esperar pagar entre US $ 200 e US $ 500 por sessão, com uma média de duas a quatro sessões exigidas, e muitos médicos oferecem um desconto para várias sessões. Como os procedimentos são geralmente considerados cosméticos, a maioria das seguradoras não cobre nada.
Lembre-se também de que nenhum tratamento é totalmente permanente, e provavelmente você terá mais vasinhos, pois eles simplesmente fazem parte da vida, acrescenta Elliot. Embora você possa fazer pequenas coisas, como usar protetor solar, evitar ficar em pé por longos períodos e colocar meias de apoio, eventualmente quase todo mundo vai conseguir. Considere-as marcas de beleza.