Segurança da água e afogamento
O afogamento é a principal causa de morte entre pessoas de todas as idades. Aprender e praticar a segurança da água é importante para prevenir acidentes por afogamento.
As dicas de segurança da água para todas as idades incluem:
- Aprenda CPR.
- Nunca nade sozinho.
- Nunca mergulhe na água a menos que saiba de antemão a sua profundidade.
- Conheça seus limites. NÃO vá em áreas com água que você não pode manipular.
- Fique longe de correntes fortes, mesmo se você for um nadador forte.
- Aprenda sobre correntes e ressacas e como nadar para sair delas.
- Sempre use coletes salva-vidas ao navegar, mesmo se você souber nadar.
- NÃO sobrecarregue o seu barco. Se o seu barco virar, fique com o barco até a chegada de ajuda.
NÃO beba álcool antes ou durante a natação, canoagem ou esqui aquático. NÃO beba álcool enquanto supervisiona crianças perto de água.
Ao navegar, conheça as condições e previsões meteorológicas locais. Fique atento a ondas perigosas e correntes de arrasto.
Coloque uma cerca ao redor de todas as piscinas da casa.
- A cerca deve separar completamente o quintal e a casa da piscina.
- A cerca deve ter 120 centímetros ou mais.
- A trava da cerca deve ser de fechamento automático e fora do alcance das crianças.
- Mantenha o portão sempre fechado e trancado.
Ao sair da piscina, guarde todos os brinquedos da piscina e do deck. Isso ajuda a remover a tentação de as crianças entrarem na área da piscina.
Pelo menos um adulto responsável deve supervisionar as crianças quando elas nadam ou brincam na água ou próximo a ela.
- O adulto deve estar perto o suficiente para alcançar uma criança o tempo todo.
- Os adultos supervisores não devem ler, falar ao telefone ou fazer qualquer outra atividade que os impeça de ver a criança ou as crianças o tempo todo.
- Nunca deixe crianças pequenas sozinhas em uma piscina rasa, piscina, lago, mar ou riacho - nem mesmo por um segundo.
Ensine seus filhos a nadar. Mas entenda que isso por si só não impedirá que crianças pequenas se afoguem. Brinquedos cheios de ar ou de espuma (asas, macarrão e câmaras de ar) não substituem os coletes salva-vidas durante a navegação ou quando seu filho está em águas abertas.
Evite afogamentos em casa:
- Todos os baldes, piscinas rasas, baús de gelo e outros recipientes devem ser esvaziados logo após o uso e armazenados de cabeça para baixo.
- Aprenda a praticar boas medidas de segurança no banheiro também. Mantenha as tampas dos vasos sanitários fechadas. Use travas de assento de vaso sanitário até que seus filhos tenham cerca de 3 anos de idade. NÃO deixe crianças pequenas sem vigilância enquanto elas tomam banho.
- Mantenha as portas da lavanderia e dos banheiros sempre fechadas. Considere a instalação de travas nessas portas que seu filho não pode alcançar.
- Esteja atento às valas de irrigação e outras áreas de drenagem de água ao redor de sua casa. Isso também cria perigo de afogamento para crianças pequenas.
Site da Academia Americana de Pediatria. Segurança da água: dicas para pais de crianças pequenas. healthychildren.org/English/safety-prevention/at-play/Pages/Water-Safety-And-Young-Children.aspx. Atualizado em 15 de março de 2019. Acessado em 23 de julho de 2019.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Segurança doméstica e recreativa: afogamento não intencional: obtenha os fatos. www.cdc.gov/HomeandRecreationalSafety/Water-Safety/waterinjuries-factsheet.html. Atualizado em 28 de abril de 2016. Acessado em 23 de julho de 2019.
Thomas AA, Caglar D. Lesão por afogamento e submersão. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 91.