Estadiamento do câncer de próstata
O estadiamento do câncer é uma maneira de descrever a quantidade de câncer em seu corpo e onde ele está localizado. O estadiamento do câncer de próstata ajuda a determinar o tamanho do tumor, se ele se espalhou e onde se espalhou.
Saber o estágio do seu câncer ajuda a sua equipe de câncer:
- Decida a melhor maneira de tratar o câncer
- Determine sua chance de recuperação
- Encontre ensaios clínicos em que você possa participar
O estadiamento inicial é baseado nos resultados dos exames de sangue PSA, biópsias e exames de imagem. Isso também é chamado de estadiamento clínico.
PSA refere-se a uma proteína produzida pela próstata medida por um teste de laboratório.
- Um nível mais alto de PSA pode indicar um câncer mais avançado.
- Os médicos também verificarão a rapidez com que os níveis de PSA aumentaram de teste para teste. Um aumento mais rápido pode mostrar um tumor mais agressivo.
A biópsia da próstata é feita no consultório do seu médico. Os resultados podem indicar:
- Quanto da próstata está envolvida.
- A pontuação de Gleason. Um número de 2 a 10 que mostra como as células cancerosas se parecem com células normais quando vistas ao microscópio. Pontuações 6 ou menos sugerem que o câncer tem crescimento lento e não é agressivo. Números mais altos indicam um câncer de crescimento mais rápido e com maior probabilidade de se espalhar.
Exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou cintilografia óssea também podem ser realizados.
Usando os resultados desses testes, seu médico pode dizer a você seu estágio clínico. Às vezes, essa informação é suficiente para tomar decisões sobre seu tratamento.
O estadiamento cirúrgico (estadiamento patológico) é baseado no que o seu médico descobrirá se você fizer uma cirurgia para remover a próstata e talvez alguns dos gânglios linfáticos. Os testes de laboratório são feitos no tecido removido.
Este estadiamento ajuda a determinar que outro tratamento você pode precisar. Também ajuda a prever o que esperar após o término do tratamento.
Quanto mais alto o estágio, mais avançado é o câncer.
Câncer em estágio I. O câncer é encontrado apenas em uma parte da próstata. O estágio I é chamado de câncer de próstata localizado. Não pode ser sentido durante um exame retal digital ou visto com exames de imagem. Se o PSA for inferior a 10 e a pontuação de Gleason for 6 ou menos, o câncer em estágio I provavelmente crescerá lentamente.
Câncer em estágio II. O câncer está mais avançado que o estágio I. Não se espalhou além da próstata e ainda é chamado de localizado. As células são menos normais do que as células no estágio I e podem crescer mais rapidamente. Existem dois tipos de câncer de próstata em estágio II:
- O estágio IIA é mais provavelmente encontrado em apenas um lado da próstata.
- O estágio IIB pode ser encontrado em ambos os lados da próstata.
Câncer em estágio III. O câncer se espalhou para fora da próstata no tecido local. Pode ter se espalhado para as vesículas seminais. Estas são as glândulas que produzem o sêmen. O estágio III é chamado de câncer de próstata localmente avançado.
Câncer em estágio IV. O câncer se espalhou para partes distantes do corpo. Pode ser nos nódulos linfáticos ou ossos próximos, mais frequentemente na pélvis ou na coluna vertebral. Outros órgãos, como bexiga, fígado ou pulmões, podem estar envolvidos.
O estadiamento junto com o valor de PSA e a pontuação de Gleason ajudam você e seu médico a decidir sobre o melhor tratamento, levando em consideração:
- Sua idade
- Sua saúde geral
- Seus sintomas (se houver)
- Seus sentimentos sobre os efeitos colaterais do tratamento
- A chance de que o tratamento possa curar seu câncer ou ajudá-lo de outras maneiras
Com o câncer de próstata em estágio I, II ou III, o objetivo principal é curar o câncer tratando-o e evitando que volte. Com o estágio IV, o objetivo é melhorar os sintomas e prolongar a vida. Na maioria dos casos, o câncer de próstata em estágio IV não pode ser curado.
Loeb S, Eastham JA. Diagnóstico e estadiamento do câncer de próstata. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 111.
Site do National Cancer Institute. Rastreio do cancro da próstata (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/prostate/hp/prostate-screening-pdq. Atualizado em 2 de agosto de 2019. Acessado em 24 de agosto de 2019.
Reese AC. Estadiamento clínico e patológico do câncer de próstata. Mydlo JH, Godec CJ, eds. Câncer de próstata. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 39.
- Câncer de próstata