Hipertrigliceridemia familiar
A hipertrigliceridemia familiar é um distúrbio comum transmitido de forma familiar. Causa um nível de triglicerídeos (um tipo de gordura) acima do normal no sangue de uma pessoa.
A hipertrigliceridemia familiar é provavelmente causada principalmente por defeitos genéticos combinados com fatores ambientais. Como resultado, a condição se agrupa em famílias. A gravidade do distúrbio pode variar de acordo com sexo, idade, uso de hormônios e fatores dietéticos.
Pessoas com essa condição também têm altos níveis de lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL). O colesterol LDL e o colesterol HDL costumam ser baixos.
Na maioria dos casos, a hipertrigliceridemia familiar não é perceptível até a puberdade ou início da idade adulta. Obesidade, hiperglicemia (altos níveis de glicose no sangue) e altos níveis de insulina também estão frequentemente presentes. Esses fatores podem causar níveis de triglicérides ainda mais elevados. Álcool, uma dieta rica em carboidratos e uso de estrogênio podem piorar a condição.
É mais provável que você tenha essa condição se tiver uma história familiar de hipertrigliceridemia ou doença cardíaca antes dos 50 anos.
Você pode não notar nenhum sintoma. Algumas pessoas com a doença podem ter doença arterial coronariana em uma idade precoce.
O profissional de saúde fará um exame físico e perguntará sobre o histórico familiar e os sintomas.
Se você tem histórico familiar dessa condição, deve fazer exames de sangue para verificar os níveis de lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL) e triglicerídeos. Os exames de sangue geralmente mostram um aumento leve a moderado dos triglicerídeos (cerca de 200 a 500 mg / dL).
Um perfil de risco coronariano também pode ser feito.
O objetivo do tratamento é controlar as condições que podem aumentar os níveis de triglicérides. Isso inclui obesidade, hipotireoidismo e diabetes.
Seu provedor pode lhe dizer para não beber álcool. Certas pílulas anticoncepcionais podem aumentar os níveis de triglicerídeos. Converse com seu provedor sobre o risco ao decidir se deve tomar esses medicamentos.
O tratamento também envolve evitar o excesso de calorias e alimentos ricos em gorduras saturadas e carboidratos.
Pode ser necessário tomar remédios se seus níveis de triglicerídeos permanecerem altos, mesmo depois de fazer mudanças na dieta. O ácido nicotínico, o gemfibrozil e o fenofibrato demonstraram reduzir os níveis de triglicerídeos em pessoas com essa condição.
Perder peso e manter o diabetes sob controle ajuda a melhorar o resultado.
As complicações podem incluir:
- Pancreatite
- Doença arterial coronária
A triagem de membros da família para triglicerídeos elevados pode detectar a doença precocemente.
Hiperlipoproteinemia tipo IV
- Dieta saudável
Genest J, Libby P. Lipoprotein disorder and cardiovascular disease. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 48.
Robinson JG. Distúrbios do metabolismo lipídico. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 195.