Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 19 Marchar 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
How is testicular function regulated in men after puberty?
Vídeo: How is testicular function regulated in men after puberty?

Um tumor de células de Leydig é um tumor do testículo. Ele se desenvolve a partir de células de Leydig. Estas são as células dos testículos que liberam o hormônio masculino testosterona.

A causa deste tumor é desconhecida. Não existem fatores de risco conhecidos para este tumor. Ao contrário dos tumores de células germinativas dos testículos, esse tumor não parece estar ligado a testículos que não desceram.

Os tumores de células de Leydig constituem um número muito pequeno de todos os tumores testiculares. Eles são mais freqüentemente encontrados em homens entre 30 e 60 anos de idade. Este tumor não é comum em crianças antes da puberdade, mas pode causar puberdade precoce.

Pode não haver sintomas.

Quando ocorrem, os sintomas podem incluir:

  • Desconforto ou dor no testículo
  • Aumento de um testículo ou mudança na forma como ele se sente
  • Excesso de crescimento do tecido mamário (ginecomastia) - no entanto, isso pode ocorrer normalmente em meninos adolescentes que não têm câncer testicular
  • Peso no escroto
  • Protuberância ou inchaço em qualquer testículo
  • Dor na parte inferior do abdômen ou nas costas
  • Incapaz de gerar filhos (infertilidade)

Sintomas em outras partes do corpo, como pulmões, abdômen, pélvis, costas ou cérebro, também podem ocorrer se o câncer se espalhar.


Um exame físico geralmente revela um caroço firme em um dos testículos. Quando o médico segura a lanterna contra o escroto, a luz não passa pelo caroço. Este teste é chamado de transiluminação.

Outros testes incluem:

  • Exames de sangue para marcadores tumorais: alfa fetoproteína (AFP), gonadotrofina coriônica humana (beta HCG) e lactato desidrogenase (LDH)
  • Tomografia computadorizada de tórax, abdômen e pélvis para verificar se o câncer se espalhou
  • Ultrassom do escroto

Um exame do tecido geralmente é feito depois que todo o testículo é removido cirurgicamente (orquiectomia).

O tratamento de um tumor de células de Leydig depende de seu estágio.

  • O câncer em estágio I não se espalhou além do testículo.
  • O câncer em estágio II se espalhou para os gânglios linfáticos no abdômen.
  • O câncer em estágio III se espalhou para além dos gânglios linfáticos (possivelmente até o fígado, pulmões ou cérebro).

A cirurgia é feita para remover o testículo (orquiectomia). Os linfonodos próximos também podem ser removidos (linfadenectomia).


A quimioterapia pode ser usada para tratar este tumor. Como os tumores de células de Leydig são raros, esses tratamentos não foram estudados tanto quanto os tratamentos para outros cânceres testiculares mais comuns.

Participar de um grupo de apoio onde os membros compartilham experiências e problemas comuns pode ajudar a aliviar o estresse da doença.

O câncer de testículo é um dos cânceres mais tratáveis ​​e curáveis. A perspectiva é pior se o tumor não for encontrado precocemente.

O câncer pode se espalhar para outras partes do corpo. Os sites mais comuns incluem:

  • Abdômen
  • Pulmões
  • Área retroperitoneal (a área perto dos rins atrás dos outros órgãos na área da barriga)
  • Coluna vertebral

As complicações da cirurgia podem incluir:

  • Sangramento e infecção
  • Infertilidade (se ambos os testículos forem removidos)

Se você estiver em idade fértil, pergunte ao seu provedor sobre métodos para salvar seu esperma para uso posterior.

Ligue para o seu provedor se você tiver sintomas de câncer testicular.

Realizar o autoexame testicular (TSE) a cada mês pode ajudar a detectar o câncer testicular em um estágio inicial, antes que ele se espalhe. Encontrar o câncer testicular precocemente é importante para o sucesso do tratamento e sobrevivência.


Tumor - célula de Leydig; Tumor testicular - Leydig

  • Anatomia reprodutiva masculina

Friedlander TW, Small E. Testicular cancer. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 83.

Site do National Cancer Institute. Tratamento do câncer de testículo (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/testicular/hp/testicular-treatment-pdq. Atualizado em 21 de maio de 2020. Acessado em 21 de julho de 2020.

Stephenson AJ, Gilligan TD. Neoplasias do testículo. In: Partin AW, Dmochowski RR, Kavoussi LR, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh-Wein. 12ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 76.

Posts Populares

Ashley Graham "abraça" seu corpo em mutação durante a gravidez em um vídeo de nudez estimulante

Ashley Graham "abraça" seu corpo em mutação durante a gravidez em um vídeo de nudez estimulante

A hley Graham nunca e conteve quando e trata de apreciar eu corpo - nem he ita em encorajar outra pe oa a fazer o me mo por i me ma .Na verdade, de de que anunciou que ela e o marido Ju tin Ervin e t&...
Os iogues têm menos probabilidade de se masturbar, além de outras estatísticas divertidas de sexo da geração Y

Os iogues têm menos probabilidade de se masturbar, além de outras estatísticas divertidas de sexo da geração Y

A atividade no quarto da outra pe oa ão empre um mi tério. Me mo que ua namorada ejam totalmente aberta e hone ta obre o que o excita, me mo que você eja olteiro e experimente, me mo qu...