Virando pacientes na cama
Mudar a posição do paciente na cama a cada 2 horas ajuda a manter o fluxo sanguíneo. Isso ajuda a manter a pele saudável e evita escaras.
Virar o paciente é uma boa hora para verificar se há vermelhidão e feridas na pele.
As seguintes etapas devem ser seguidas ao virar um paciente de costas para o lado ou estômago:
- Explique ao paciente o que você está planejando fazer para que a pessoa saiba o que esperar. Encoraje a pessoa a ajudá-lo, se possível.
- Fique do lado oposto da cama para a qual o paciente se virará e abaixe a grade da cama. Mova o paciente em sua direção e, em seguida, coloque a grade lateral de volta.
- Dê a volta para o outro lado da cama e abaixe a grade lateral. Peça ao paciente para olhar para você. Essa será a direção para a qual a pessoa está se voltando.
- O braço inferior do paciente deve ser esticado em sua direção. Coloque o braço da pessoa sobre o peito.
- Cruze o tornozelo superior do paciente sobre o tornozelo inferior.
Se você estiver virando o paciente de bruços, certifique-se de que a mão inferior da pessoa esteja acima da cabeça primeiro.
As seguintes etapas devem ser seguidas ao virar um paciente:
- Se possível, eleve a cama a um nível que reduza o esforço nas costas para você. Faça a cama plana.
- Aproxime-se da pessoa o máximo que puder. Pode ser necessário colocar um joelho na cama para chegar perto o suficiente do paciente.
- Coloque uma das mãos no ombro do paciente e a outra mão no quadril.
- De pé com um pé à frente do outro, mude seu peso para o pé da frente (ou joelho se você colocar o joelho na cama) enquanto puxa suavemente o ombro do paciente em sua direção.
- Em seguida, mude seu peso para o pé de trás enquanto puxa suavemente o quadril da pessoa em sua direção.
Pode ser necessário repetir as etapas 4 e 5 até que o paciente esteja na posição correta.
As seguintes etapas devem ser seguidas para garantir que o paciente esteja na posição correta:
- Certifique-se de que os tornozelos, joelhos e cotovelos do paciente não estejam apoiados um sobre o outro.
- Certifique-se de que a cabeça e o pescoço estão alinhados com a coluna, não esticados para a frente, para trás ou para o lado.
- Retorne a cama para uma posição confortável com as grades laterais para cima. Verifique com o paciente se ele está confortável. Use travesseiros conforme necessário.
Role os pacientes na cama
Cruz Vermelha Americana. Auxiliar no posicionamento e transferência. In: Cruz Vermelha americana. Livro didático de treinamento de auxiliares de enfermagem da Cruz Vermelha Americana. 3ª ed. Cruz Vermelha Americana; 2013: cap.12.
Qaseem A, Mir TP, Starkey M, Denberg TD; Comitê de Diretrizes Clínicas do American College of Physicians. Avaliação de risco e prevenção de úlceras por pressão: uma diretriz de prática clínica do American College of Physicians. Ann Intern Med. 2015; 162 (5): 359-369. PMID: 25732278 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25732278.
Smith SF, Duell DJ, Martin BC, Gonzalez L, Aebersold M. Mecânica corporal e posicionamento. In: Smith SF, Duell DJ, Martin BC, Gonzalez L, Aebersold M, eds. Habilidades de enfermagem clínica: habilidades básicas a avançadas. 9ª ed. New York, NY: Pearson; 2017: cap 12.
- Cuidadores