Problemas do manguito rotador
O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que se fixam nos ossos da articulação do ombro, permitindo que o ombro se mova e o mantenha estável.
- A tendinite do manguito rotador se refere à irritação desses tendões e à inflamação da bursa (uma camada normalmente lisa) que reveste esses tendões.
- A ruptura do manguito rotador ocorre quando um dos tendões é arrancado do osso por uso excessivo ou lesão.
A articulação do ombro é do tipo bola e soquete. A parte superior do osso do braço (úmero) forma uma articulação com a escápula (escápula). O manguito rotador segura a cabeça do úmero na escápula. Ele também controla o movimento da articulação do ombro.
TENDINITE
Os tendões do manguito rotador passam por baixo de uma área óssea em seu caminho para fixar a parte superior do osso do braço. Quando esses tendões ficam inflamados, eles podem ficar mais inflamados nessa área durante os movimentos do ombro. Às vezes, uma espora de osso estreita ainda mais o espaço.
A tendinite do manguito rotador também é chamada de síndrome do impacto. As causas desta condição incluem:
- Manter o braço na mesma posição por longos períodos, como fazer um trabalho no computador ou pentear o cabelo
- Dormir no mesmo braço todas as noites
- Praticar esportes que exijam que o braço seja movido acima da cabeça repetidamente, como tênis, beisebol (principalmente arremessos), natação e levantamento de pesos acima da cabeça
- Trabalhar com o braço acima da cabeça por muitas horas ou dias, como na pintura e carpintaria
- Má postura ao longo de muitos anos
- Envelhecimento
- Rasgos do manguito rotador
PRANTO
As rupturas do manguito rotador podem ocorrer de duas maneiras:
- Uma laceração aguda repentina pode ocorrer quando você cai sobre o braço enquanto ele está esticado. Ou pode ocorrer após um movimento repentino e repentino ao tentar levantar algo pesado.
- Uma ruptura crônica do tendão do manguito rotador ocorre lentamente ao longo do tempo. É mais provável quando você tem tendinite crônica ou síndrome do impacto. Em algum momento, o tendão se desgasta e se rompe.
Existem dois tipos de rupturas do manguito rotador:
- Um rasgo parcial ocorre quando um rasgo não separa completamente as ligações ao osso.
- Uma ruptura completa e de espessura total significa que a ruptura percorre todo o tendão. Pode ser tão pequeno quanto uma ponta de alfinete ou a ruptura pode envolver todo o tendão. Com rupturas completas, o tendão se soltou (destacou-se) de onde estava preso ao osso. Esse tipo de lágrima não cicatriza por conta própria.
TENDINITE
No início, a dor é leve e ocorre com atividades aéreas e levantamento do braço para o lado. As atividades incluem escovar o cabelo, pegar objetos nas prateleiras ou praticar esportes.
A dor é mais provável na parte frontal do ombro e pode ir para o lado do braço. A dor sempre para antes do cotovelo. Se a dor descer do braço até o cotovelo e a mão, isso pode indicar um nervo comprimido no pescoço.
Também pode haver dor ao abaixar o ombro de uma posição elevada.
Com o tempo, pode haver dor em repouso ou à noite, como ao se deitar sobre o ombro afetado. Você pode ter fraqueza e perda de movimento ao levantar o braço acima da cabeça. Seu ombro pode ficar rígido com o levantamento ou movimento. Pode ser mais difícil colocar o braço atrás das costas.
RASGAS DO PUNHO DO ROTATOR
A dor com uma ruptura repentina após uma queda ou lesão costuma ser intensa. Logo após a lesão, você provavelmente terá fraqueza no ombro e no braço. Pode ser difícil mover o ombro ou levantar o braço acima do ombro. Você também pode sentir um estalo ao tentar mover o braço.
Com uma lágrima crônica, muitas vezes você não percebe quando começou. Isso ocorre porque os sintomas de dor, fraqueza e rigidez ou perda de movimento pioram lentamente com o tempo.
As rupturas do tendão do manguito rotador costumam causar dor à noite. A dor pode até te acordar. Durante o dia, a dor é mais tolerável e geralmente só dói com certos movimentos, como acima da cabeça ou estender a mão para as costas.
Com o tempo, os sintomas pioram muito e não são aliviados com medicamentos, descanso ou exercícios.
Um exame físico pode revelar sensibilidade no ombro. A dor pode ocorrer quando o ombro é levantado acima da cabeça. Freqüentemente, há fraqueza no ombro quando ele é colocado em certas posições.
As radiografias do ombro podem mostrar um esporão ósseo ou mudança na posição do ombro. Também pode descartar outras causas de dor no ombro, como artrite.
Seu médico pode solicitar outros testes:
- Um teste de ultrassom usa ondas sonoras para criar uma imagem da articulação do ombro. Pode mostrar uma ruptura no manguito rotador.
- A ressonância magnética do ombro pode mostrar inchaço ou ruptura do manguito rotador.
- Com uma radiografia da articulação (artrograma), o profissional injeta material de contraste (corante) na articulação do ombro. Em seguida, um raio-x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética é usado para tirar uma foto dele. O contraste é geralmente usado quando o provedor suspeita de um pequeno rompimento do manguito rotador.
Siga as instruções do seu provedor sobre como cuidar do problema do manguito rotador em casa. Fazer isso pode ajudar a aliviar os sintomas, para que você possa retornar aos esportes ou outras atividades.
TENDINITE
Seu provedor provavelmente irá aconselhá-lo a descansar o ombro e evitar atividades que causem dor. Outras medidas incluem:
- Bolsas de gelo aplicadas 20 minutos por vez, 3 a 4 vezes ao dia no ombro (proteja a pele envolvendo a bolsa de gelo em uma toalha limpa antes de aplicar)
- Tomar medicamentos, como ibuprofeno e naproxeno, para ajudar a reduzir o inchaço e a dor
- Evitar ou reduzir atividades que causam ou pioram seus sintomas
- Fisioterapia para alongar e fortalecer os músculos do ombro
- Medicamento (corticosteroide) injetado no ombro para reduzir a dor e o inchaço
- Cirurgia (artroscopia) para remover tecido inflamado e parte do osso sobre o manguito rotador para aliviar a pressão sobre os tendões
PRANTO
Repouso e fisioterapia podem ajudar com uma ruptura parcial se você normalmente não colocar muita demanda em seu ombro.
A cirurgia para reparar o tendão pode ser necessária se o manguito rotador apresentar uma ruptura completa. A cirurgia também pode ser necessária se os sintomas não melhorarem com outro tratamento. Na maioria das vezes, a cirurgia artroscópica pode ser usada. Grandes rasgos podem precisar de cirurgia aberta (cirurgia com uma incisão maior) para reparar o tendão rompido.
Na tendinite do manguito rotador, repouso, exercícios e outras medidas de autocuidado geralmente melhoram ou até aliviam os sintomas. Isso pode levar semanas ou meses. Algumas pessoas podem precisar mudar ou reduzir o tempo que praticam para se manterem sem dor.
Com rupturas do manguito rotador, o tratamento geralmente alivia os sintomas. Mas o resultado depende do tamanho da laceração e de quanto tempo ela está presente, da idade da pessoa e de quão ativa ela era antes da lesão.
Marque uma consulta com seu provedor se sentir dor contínua no ombro. Ligue também se os sintomas não melhorarem com o tratamento.
Evite movimentos repetitivos acima da cabeça. Os exercícios para fortalecer os músculos do ombro e do braço também podem ajudar a prevenir problemas do manguito rotador. Pratique uma boa postura para manter os tendões e músculos do manguito rotador em suas posições corretas.
Ombro do nadador; Ombro do arremessador; Síndrome do impacto do ombro; Ombro de tênis; Tendinite - manguito rotador; Tendinite do manguito rotador; Síndrome de uso excessivo do ombro
- Exercícios de manguito rotador
- Manguito rotador - autocuidado
- Cirurgia de ombro - alta
- Usando seu ombro após a cirurgia de substituição
- Usando seu ombro após a cirurgia
- Anatomia normal do manguito rotador
- Inflamação da articulação do ombro
- Tendões do ombro inflamados
- Manguito rotador rasgado
Hsu JE, Gee AO, Lippitt SB, Matsen FA. O manguito rotador. In: Rockwood CA, Matsen FA, Wirth MA, Lippitt SB, Fehringer EV, Sperling JW, eds. Rockwood e Matsen’s The Shoulder. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 14.
Mosich GM, Yamaguchi KT, Petrigliano FA. Manguito rotador e lesões de impacto. In: Miller MD, Thompson SR, eds. Medicina ortopédica do esporte de DeLee e Drez: princípios e prática. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 47.