Picada de peixe escorpião
Os peixes-escorpião são membros da família Scorpaenidae, que inclui peixes-zebra, peixes-leão e peixes-pedra. Esses peixes são muito bons em se esconder em seus arredores. As nadadeiras desses peixes espinhosos carregam veneno tóxico. Este artigo descreve os efeitos de uma picada de um peixe assim.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma picada de um desses peixes. Se você ou alguém com quem você estiver for picado, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente pelo telefone nacional gratuito de ajuda Poison (1-800-222-1222) de em qualquer lugar nos Estados Unidos.
O veneno do peixe-escorpião é tóxico.
Os peixes-escorpião vivem em águas tropicais, inclusive ao longo das costas quentes dos Estados Unidos. Eles também são encontrados em aquários em todo o mundo.
A picada de um peixe-escorpião causa dor intensa e inchaço no local da picada. O inchaço pode se espalhar e afetar todo um braço ou perna em minutos.
Abaixo estão os sintomas de uma picada de peixe-escorpião em diferentes partes do corpo.
VIAS AÉREAS E PULMÕES
- Dificuldade ao respirar
CORAÇÃO E SANGUE
- Colapso (choque)
- Pressão baixa e fraqueza
- Arritmia cardíaca
PELE
- Sangrando.
- Cor mais clara da área ao redor do local da picada.
- Dor forte no local da picada. A dor pode se espalhar rapidamente para todo o membro.
- A cor da pele muda conforme a quantidade de oxigênio que fornece a área diminui.
ESTÔMAGO E INTESTINOS
- Dor abdominal
- Diarréia
- Nausea e vomito
SISTEMA NERVOSO
- Ansiedade
- Delírio (agitação e confusão)
- Desmaio
- Febre (de infecção)
- Dor de cabeça
- Espamos musculares
- Dormência e formigamento se espalhando a partir do local da picada
- Paralisia
- Convulsões
- Tremores (tremores)
Procure ajuda médica imediatamente. Entre em contato com os serviços de emergência locais.
Lave a área com água salgada. Remova qualquer material estranho, como areia ou sujeira, ao redor da ferida. Mergulhe a ferida na água mais quente que a pessoa aguentar por 30 a 90 minutos.
Tenha essas informações em mãos:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Hora da picada
- Tipo de peixe, se conhecido
- Localização da picada
O seu centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de ajuda ao veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. A ferida será embebida em uma solução de limpeza e qualquer material estranho restante será removido. Os sintomas serão tratados. Alguns ou todos esses procedimentos podem ser realizados:
- Exames de sangue e urina
- Suporte respiratório, incluindo oxigênio, tubo através da boca até a garganta e máquina de respiração (ventilador)
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos através de uma veia (por IV)
- Remédio, chamado anti-soro, para reverter o efeito do veneno
- Remédio para tratar sintomas
- raios X
A recuperação geralmente leva cerca de 24 a 48 horas. O resultado geralmente depende da quantidade de veneno que entrou no corpo, da localização da picada e de quanto tempo o tratamento foi recebido. Dormência ou formigamento podem durar várias semanas após a picada. A lesão da pele às vezes é grave o suficiente para exigir cirurgia.
Uma punção no tórax ou abdômen da pessoa pode levar à morte.
Auerbach PS, Ditullio AE. Envenenamento por vertebrados aquáticos. In: Auerbach PS, Cushing TA, Harris NS, eds. Medicina da Natureza de Auerbach. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 75.
Otten EJ. Lesões de animais peçonhentos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 55.
Thornton S, Clark RF. Intoxicação alimentar marinha, envenenamento e lesões traumáticas. In: Adams JG, ed. Medicina de Emergência: Fundamentos Clínicos. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2013: cap 142.
Warrell DA. Animais perigosos para os humanos: picadas e picadas venenosas e envenenamento. In: Ryan ET, Hill DR, Solomon T, Aronson NE, Endy TP, eds. Doenças infecciosas emergentes e tropicais de Hunter. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 137.