Ruptura prematura de membranas
Camadas de tecido chamadas de saco amniótico retêm o líquido que envolve o bebê no útero. Na maioria dos casos, essas membranas se rompem durante o trabalho de parto ou nas 24 horas anteriores ao início do trabalho de parto. Diz-se que a ruptura prematura das membranas (PROM) ocorre quando as membranas se rompem antes da 37ª semana de gravidez.
O líquido amniótico é a água que envolve seu bebê no útero. Membranas ou camadas de tecido retêm esse fluido. Essa membrana é chamada de saco amniótico.
Freqüentemente, as membranas se rompem (rompem) durante o trabalho de parto. Isso geralmente é chamado de "quando a bolsa d'água rompe".
Às vezes, as membranas se rompem antes de a mulher entrar em trabalho de parto. Quando a bolsa d'água rompe precocemente, é chamada de ruptura prematura das membranas (PROM). A maioria das mulheres entra em trabalho de parto por conta própria dentro de 24 horas.
Se a bolsa romper antes da 37ª semana de gravidez, é chamada de ruptura prematura de membranas (PPROM). Quanto mais cedo a bolsa estourar, mais sério será para você e seu bebê.
Na maioria dos casos, a causa da PROM é desconhecida. Algumas causas ou fatores de risco podem ser:
- Infecções do útero, colo do útero ou vagina
- Muito estiramento do saco amniótico (isso pode acontecer se houver muito líquido, ou mais de um bebê exercendo pressão sobre as membranas)
- Fumar
- Se você fez cirurgia ou biópsia do colo do útero
- Se você estava grávida antes e teve um PROM ou PPROM
A maioria das mulheres cuja bolsa d'água rompe antes do parto não tem um fator de risco.
O maior sinal a observar é o vazamento de fluido da vagina. Ele pode vazar lentamente ou pode jorrar. Parte do fluido é perdido quando as membranas se rompem. As membranas podem continuar a vazar.
Às vezes, quando o fluido vaza lentamente, as mulheres confundem com urina. Se notar vazamento de fluido, use um pano para absorver parte dele. Olhe e cheire. O líquido amniótico geralmente não tem cor e não cheira a urina (tem um cheiro muito mais doce).
Se você acha que suas membranas se romperam, ligue para o seu médico imediatamente. Você precisará ser verificado o mais rápido possível.
No hospital, testes simples podem confirmar que suas membranas se romperam. O seu provedor irá verificar o seu colo do útero para ver se ele amoleceu e está começando a dilatar (abrir).
Se o seu médico descobrir que você tem PROM, você precisará ficar no hospital até o nascimento do bebê.
APÓS 37 SEMANAS
Se a sua gravidez já passou de 37 semanas, seu bebê está pronto para nascer. Você precisará entrar em trabalho de parto em breve. Quanto mais tempo o trabalho de parto demorar para começar, maior será a chance de você pegar uma infecção.
Você pode esperar um pouco até entrar em trabalho de parto por conta própria ou pode ser induzida (pegue um remédio para iniciar o trabalho de parto). Mulheres que dão à luz dentro de 24 horas após o intervalo para beber água têm menos probabilidade de contrair uma infecção. Portanto, se o trabalho de parto não estiver começando sozinho, pode ser mais seguro ser induzido.
ENTRE 34 E 37 SEMANAS
Se você estiver entre 34 e 37 semanas quando sua bolsa estourar, seu provedor provavelmente irá sugerir que você seja induzido. É mais seguro para o bebê nascer algumas semanas antes do que você correr o risco de uma infecção.
ANTES DE 34 SEMANAS
Se a bolsa estourar antes das 34 semanas, é mais sério. Se não houver sinais de infecção, o provedor pode tentar adiar o trabalho de parto colocando-a em repouso absoluto. Medicamentos esteróides podem ser administrados para ajudar os pulmões do bebê a crescer rapidamente. O bebê ficará melhor se seus pulmões tiverem mais tempo para crescer antes de nascer.
Você também receberá antibióticos para ajudar a prevenir infecções. Você e seu bebê serão vigiados de perto no hospital. Seu provedor pode fazer testes para verificar os pulmões do seu bebê. Quando os pulmões crescerem o suficiente, seu provedor irá induzir o parto.
Se a bolsa estourar antes do tempo, seu provedor lhe dirá qual será a coisa mais segura a se fazer. Existem alguns riscos em dar à luz cedo, mas o hospital onde você faz o parto enviará seu bebê para a unidade de pré-termo (uma unidade especial para bebês nascidos prematuramente). Se não houver uma unidade de pré-termo onde você fará o parto, você e seu bebê serão transferidos para um hospital que tenha uma.
BAILE DE FORMATURA; PPROM; Complicações na gravidez - ruptura prematura
Mercer BM, Chien EKS. Ruptura prematura das membranas. In: Resnick R, Lockwood CJ, Moore TR, Greene MF, Copel JA, Silver RM, eds. Medicina Materno-Fetal de Creasy e Resnik: Princípios e Prática. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 42.
Mercer BM, Chien EKS. Ruptura prematura das membranas. Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM, et al, eds. Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 37.
- Parto
- Problemas de parto