Retornando ao esporte após uma lesão nas costas
Você pode praticar esportes raramente, regularmente ou em um nível competitivo. Não importa o quanto você esteja envolvido, considere estas questões antes de retornar a qualquer esporte após uma lesão nas costas:
- Você ainda quer praticar o esporte, mesmo que estresse suas costas?
- Se você continuar com o esporte, continuará no mesmo nível ou jogará em um nível menos intenso?
- Quando ocorreu sua lesão nas costas? Quão grave foi a lesão? Você precisou de cirurgia?
- Você já conversou sobre o desejo de voltar ao esporte com seu médico, fisioterapeuta ou outro profissional de saúde?
- Você tem feito exercícios para fortalecer e alongar os músculos que sustentam suas costas?
- Você ainda está em boa forma?
- Você fica sem dor quando faz os movimentos que seu esporte exige?
- Você recuperou toda ou a maior parte da amplitude de movimento da coluna?
Lesão nas costas - retornando aos esportes; Ciática - retorno ao esporte; Hérnia de disco - retornando ao esporte; Hérnia de disco - retornando ao esporte; Estenose espinhal - retorno ao esporte; Dor nas costas - retornando aos esportes
Ao decidir quando e se retornar a um esporte após ter uma dor lombar, a quantidade de estresse que qualquer esporte coloca em sua coluna é um fator importante a se considerar. Se você gostaria de retornar a um esporte mais intenso ou a um esporte de contato, converse com seu médico e fisioterapeuta sobre se você pode fazer isso com segurança. Esportes de contato ou esportes mais intensos podem não ser uma boa escolha para você se você:
- Fez cirurgia em mais de um nível de sua coluna, como fusão espinhal
- Tem uma doença mais grave da coluna na área onde o meio da coluna e a parte inferior da coluna se juntam
- Teve lesão ou cirurgia repetida na mesma área de sua coluna
- Tiveram lesões nas costas que resultaram em fraqueza muscular ou lesão nervosa
Fazer qualquer atividade por um período muito longo pode causar ferimentos. Atividades que envolvem contato, levantamento pesado ou repetitivo ou torção (como em movimento ou em alta velocidade) também podem causar ferimentos.
Estas são algumas dicas gerais sobre quando retornar aos esportes e ao condicionamento. Pode ser seguro retornar ao esporte quando você:
- Sem dor ou apenas dor leve
- Amplitude de movimento normal ou quase normal sem dor
- Recuperou força suficiente nos músculos relacionados ao seu esporte
- Recuperou a resistência que você precisa para o seu esporte
O tipo de lesão ou problema nas costas do qual você está se recuperando é um fator para decidir quando você pode retornar ao esporte. Estas são as diretrizes gerais:
- Depois de uma entorse ou distensão nas costas, você deve ser capaz de voltar ao esporte dentro de alguns dias a várias semanas, se não tiver mais sintomas.
- Depois de uma hérnia de disco em uma área da coluna, com ou sem uma cirurgia chamada discectomia, a maioria das pessoas se recupera em 1 a 6 meses. Você deve fazer exercícios para fortalecer os músculos que circundam sua coluna e quadril para um retorno seguro aos esportes. Muitas pessoas conseguem retornar a um nível competitivo de esportes.
- Depois de ter disco e outros problemas na coluna. Você deve estar sob os cuidados de um provedor ou fisioterapeuta. Você deve tomar ainda mais cuidado após as cirurgias que envolvem a fusão dos ossos da sua coluna.
Grandes músculos do abdômen, coxas e nádegas se prendem à coluna e aos ossos pélvicos. Eles ajudam a estabilizar e proteger sua coluna durante atividades e esportes. A fraqueza nesses músculos pode ser parte do motivo pelo qual você machucou as costas pela primeira vez. Depois de descansar e tratar os sintomas após a lesão, esses músculos provavelmente ficarão ainda mais fracos e menos flexíveis.
Levar esses músculos de volta ao ponto em que suportam bem a coluna é chamado de fortalecimento do núcleo. Seu provedor e fisioterapeuta lhe ensinarão exercícios para fortalecer esses músculos. É importante fazer esses exercícios corretamente para evitar mais lesões e fortalecer as costas.
Quando você estiver pronto para retornar ao seu esporte:
- Faça o aquecimento com um movimento fácil, como caminhar. Isso ajudará a aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos e ligamentos das costas.
- Alongue os músculos da parte superior e inferior das costas e dos isquiotibiais (músculos grandes na parte de trás das coxas) e quadríceps (músculos grandes na frente das coxas).
Quando você estiver pronto para começar os movimentos e ações envolvidos em seu esporte, comece devagar. Antes de ir com força total, pratique o esporte em um nível menos intenso. Veja como você se sente naquela noite e no dia seguinte, antes de aumentar lentamente a força e a intensidade de seus movimentos.
Ali N, Singla A. Lesões traumáticas da coluna toracolombar do atleta. In: Miller MD, Thompson SR. eds. DeLee, Drez, & Miller’s Orthopaedic Sports Medicine. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 129.
El Abd OH, Amadera JED. Tensão lombar ou entorse. In: Frontera WR, Silver JK, Rizzo TD Jr, eds. Princípios básicos de medicina física e reabilitação: distúrbios musculoesqueléticos, dor e reabilitação. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 48.
- Lesões nas costas
- Dor nas costas
- Lesões esportivas
- Segurança Esportiva