Autor: Joan Hall
Data De Criação: 2 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 13 Poderia 2025
Anonim
Manobra Portacaval - Medicamento
Manobra Portacaval - Medicamento

O shunt portacaval é um tratamento cirúrgico para criar novas conexões entre dois vasos sanguíneos em seu abdômen. É utilizado no tratamento de pessoas com problemas hepáticos graves.

O shunt portacaval é uma cirurgia de grande porte. Envolve um grande corte (incisão) na região da barriga (abdômen). O cirurgião então faz uma conexão entre a veia porta (que fornece a maior parte do sangue do fígado) e a veia cava inferior (a veia que drena o sangue da maior parte da parte inferior do corpo).

A nova conexão desvia o fluxo sanguíneo do fígado. Isso reduz a pressão arterial na veia porta e diminui o risco de laceração (ruptura) e sangramento das veias do esôfago e do estômago.

Normalmente, o sangue que sai do esôfago, estômago e intestinos flui primeiro pelo fígado. Quando o fígado está muito danificado e existem bloqueios, o sangue não consegue fluir facilmente. Isso é chamado de hipertensão portal (aumento da pressão e backup da veia porta). As veias podem então se abrir (ruptura), causando sangramento grave.


As causas comuns de hipertensão portal são:

  • Uso de álcool causando cicatrizes no fígado (cirrose)
  • Coágulos de sangue em uma veia que flui do fígado para o coração
  • Muito ferro no fígado (hemocromatose)
  • Hepatite B ou C

Quando ocorre hipertensão portal, você pode ter:

  • Sangramento das veias do estômago, esôfago ou intestinos (sangramento por varizes)
  • Acúmulo de líquido na barriga (ascite)
  • Acúmulo de fluido no tórax (hidrotórax)

O shunt portacaval desvia parte do fluxo sanguíneo do fígado. Isso melhora o fluxo sanguíneo no estômago, esôfago e intestinos.

O desvio portacaval é mais frequentemente realizado quando o desvio portossistêmico intra-hepático transjugular (TIPS) não funcionou. O TIPS é um procedimento muito mais simples e menos invasivo.

Os riscos para anestesia e cirurgia em geral são:

  • Alergia a medicamentos, problemas respiratórios
  • Sangramento, coágulos sanguíneos ou infecção

Os riscos para esta cirurgia incluem:


  • Insuficiência hepática
  • Piora da encefalopatia hepática (um distúrbio que afeta a concentração, o estado mental e a memória - pode levar ao coma)

Pessoas com doença hepática correm um risco muito maior de complicações após a cirurgia.

Pessoas com doença hepática grave que está piorando podem precisar ser consideradas para transplante de fígado.

Shunt - portacaval; Insuficiência hepática - shunt portacaval; Cirrose - shunt portacaval

Henderson JM, Rosemurgy AS, Pinson CW. Técnica de desvio portossistêmico: portocaval, distal esplenorrenal, mesocaval. In: Jarnagin WR, ed. Cirurgia de Blumgart do Fígado, Trato Biliar e Pâncreas. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 86.

Shah VH, Kamath PS. Hipertensão portal e sangramento por varizes. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran: Fisiopatologia / Diagnóstico / Gestão. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 92.

Certifique-Se De Ler

Por que meu cocô é verde? 7 possíveis causas

Por que meu cocô é verde? 7 possíveis causas

Então eu intetino oltaram um pacote da cor de brócoli, não é? Bem, você etá longe de etar ozinho ao ler io do trono de porcelana. “Por que meu cocô é verde?” &#...
Xanax e transtorno bipolar: quais são os efeitos colaterais?

Xanax e transtorno bipolar: quais são os efeitos colaterais?

O que é trantorno bipolar?O trantorno bipolar é um tipo de doença mental que pode interferir na vida diária, no relacionamento, no trabalho e na ecola. Peoa com trantorno bipolar ...