O que é Milieu Therapy?
Contente
- Como funciona a terapia do meio?
- Quais são os princípios orientadores da terapia do meio?
- Um ambiente seguro e estruturado
- Equipes de tratamento interdisciplinar
- Respeito mútuo
- Responsabilidade individual
- Atividades como oportunidades
- Comunicação entre pares como terapia
- Que condições a terapia do meio trata?
- Quão eficaz é a terapia do meio?
- Quem realiza a terapia do meio?
- Existem riscos ou desvantagens para conhecer?
- A vulnerabilidade da equipe de tratamento
- A necessidade de transição
- O resultado final
A terapia do meio é um método para tratar condições de saúde mental usando o ambiente de uma pessoa para encorajar formas mais saudáveis de pensar e se comportar.
“Milieu” significa “meio” em francês. Esta abordagem de tratamento pode ser conhecida como terapia do meio (MT) porque aqueles no programa estão imersos em uma comunidade pequena e estruturada focada em ajudá-los a desenvolver habilidades e comportamentos que lhes permitirão viver vidas mais saudáveis em uma sociedade maior.
Alguns de seus primeiros descreveram a TM como um ambiente de aprendizado vivo.
A MT existe em várias formas há mais de um século. Embora suas particularidades continuem a evoluir, seu método principal permaneceu consistente: as pessoas estão cercadas por uma comunidade estruturada e segura na qual suas atividades e interações diárias estão os meios de receber terapia.
Essa abordagem de tratamento pode ocorrer em um ambiente residencial de tempo integral, mas também pode ocorrer em uma reunião ou em um ambiente de grupo de pares, como Alcoólicos Anônimos.
Como funciona a terapia do meio?
Na terapia do meio, você passa uma quantidade significativa de tempo em um ambiente familiar, interagindo com outras pessoas enquanto realiza suas atividades normais ao longo do dia. Você pode participar de sessões de terapia em grupo ou individuais como parte de sua programação.
Você estabelecerá seus objetivos de tratamento e tomará decisões por si mesmo, bem como participará da tomada de decisões pela comunidade. À medida que os desafios surgem no decorrer do dia, você aprende novas maneiras de responder com seus colegas e conselheiros.
O tempo que você fica em MT varia de programa para programa, mas o objetivo geralmente é retornar à sociedade em geral quando seus objetivos de tratamento forem alcançados ou dentro de um período específico.
Quais são os princípios orientadores da terapia do meio?
Um ambiente seguro e estruturado
Os programas de MT enfatizam rotinas, limites e comunicação aberta para construir confiança entre as pessoas no programa. Para ajudar a atingir esses objetivos, os terapeutas usam respostas previsíveis e confiáveis ao se comunicar com os participantes.
O objetivo é criar uma realidade estável e adaptável para que as pessoas se sintam seguras o suficiente para aprender e mudar.
Equipes de tratamento interdisciplinar
A maioria das pessoas em programas de MT recebe cuidados de pessoas em diferentes profissões de saúde. Quando as equipes de tratamento são compostas por profissionais de diferentes disciplinas, os pacientes se beneficiam de uma variedade de conjuntos de habilidades e perspectivas.
Alguns mostraram que equipes interdisciplinares ajudam a equipe de tratamento a desenvolver melhores objetivos para seus pacientes. Essas equipes ajudam a promover um bom clima de aprendizagem e um senso de igualdade entre clientes e funcionários.
Respeito mútuo
Um dos aspectos mais poderosos dessa abordagem de tratamento é a ideia de que todos no programa - terapeutas e pacientes - merecem respeito.
A maioria dos programas de TM concentra-se intencionalmente na criação de ambientes de apoio e carinho, nos quais as pessoas possam falar sobre suas experiências umas com as outras ao longo do dia.
As configurações de MT não operam com uma hierarquia tradicional, onde os terapeutas têm a maior parte da autoridade para tomar decisões e os participantes têm pouco controle sobre seus ambientes.
Responsabilidade individual
Na terapia do meio, o poder é distribuído de maneira mais igualitária. Essa abordagem de autoridade compartilhada permite que todos no programa tenham um maior senso de agência e responsabilidade. Isso porque a meta final é que todos no programa surjam com mais confiança em sua capacidade de lidar com os fatores de estresse na sociedade em geral.
Atividades como oportunidades
Com esta abordagem de tratamento, os pacientes têm responsabilidades diárias que contribuem para o funcionamento de seu ambiente. Muitos programas permitem que as pessoas escolham o trabalho que realizam todos os dias para que se sintam confortáveis e produtivas.
A ideia é que essas atividades e responsabilidades se tornem oportunidades de olhar, falar sobre e mudar formas de pensar e agir que não são saudáveis.
Comunicação entre pares como terapia
Na terapia Milieu, a dinâmica de grupo desempenha um papel importante na formação de comportamentos. definiram o poder da dinâmica de grupo por sua capacidade de ajudar os membros do grupo a compreender como seus comportamentos afetam outras pessoas.
Conforme as pessoas trabalham, brincam e interagem umas com as outras, oportunidades e conflitos surgem naturalmente, e as pessoas podem aprender novas maneiras de lidar com eles e reagir a eles.
Que condições a terapia do meio trata?
MT pode ser usado para tratar quase qualquer condição psicológica ou comportamental. Um ethos de TM costuma fazer parte da abordagem de tratamento em instalações de reabilitação de dependência, em grupos de perda de peso e em clínicas residenciais e ambulatoriais que tratam de distúrbios de comportamento.
Alguns pesquisadores concluíram que a MT é uma boa maneira de criar uma base terapêutica para indivíduos com transtornos alimentares. Nesses ambientes terapêuticos, os pacientes têm exemplos de habilidades eficazes, o que lhes permite aprender novas habilidades e os ajuda a desenvolver sentimentos de confiança e esperança.
Existem também algumas evidências de que a MT pode ajudar a reduzir os sintomas e aumentar o relaxamento em pessoas com esquizofrenia.
Quão eficaz é a terapia do meio?
Como acontece com qualquer método de tratamento, o sucesso da terapia do meio varia de grupo para grupo.
Pelo menos um dos indivíduos que receberam tratamento hospitalar para diagnósticos duplos mostrou que, quando o exercício foi incorporado à TM, os pacientes sentiram que estavam obtendo benefícios claros e concretos, incluindo a construção de novos hábitos e o desenvolvimento de um senso de domínio.
Quem realiza a terapia do meio?
A resposta a esta pergunta também varia de grupo para grupo. Em alguns ambientes, profissionais de saúde mental licenciados estabelecem metas de tratamento e atuam como modelos.
Em clubes ou reuniões mais informais, os membros do grupo fornecem terapia uns aos outros sob a orientação de um facilitador de grupo.
Existem riscos ou desvantagens para conhecer?
A vulnerabilidade da equipe de tratamento
Como qualquer outra forma de terapia ou tratamento, a MT apresenta alguns problemas. Se você está considerando um ambiente de MT, um fator a considerar é a proporção de funcionários para pacientes.
Quando não há enfermeiros, terapeutas e outros cuidadores suficientes, a equipe de tratamento pode sentir uma necessidade maior de controlar o ambiente, o que pode levar a um estilo de comunicação mais autoritário. Uma hierarquia autoritária vai contra os objetivos de um bom programa de TA.
Alguns cuidadores, incluindo enfermeiras e terapeutas, dizem que às vezes se sentem vulneráveis na TM. Alguns se preocupam com a possibilidade de serem feridos física ou emocionalmente pelos pacientes. Outros expressaram um sentimento de que não eram iguais às demandas profissionais que a terapia do ambiente apresenta.
Se você está considerando um programa de MT, pode valer a pena conversar com os membros da equipe para descobrir o quão seguros e apoiados eles se sentem, já que suas perspectivas podem ter um impacto sobre as pessoas na comunidade de tratamento.
A necessidade de transição
Uma das principais preocupações sobre a terapia do meio é que as pessoas no programa podem ter dificuldade em se ajustar à vida fora do meio ou do ambiente de tratamento. Para a maioria das pessoas, a terapia do ambiente é temporária - o objetivo é aprender habilidades que as ajudem a funcionar e a lidar com o ambiente externo.
Se você está pensando em um programa de MT, considere falar com a equipe de tratamento sobre o apoio disponível para as pessoas que abandonam o programa após o término do tratamento.
O resultado final
A terapia do meio é um método terapêutico no qual um ambiente de grupo estruturado e seguro é usado para ajudar as pessoas a aprender maneiras mais saudáveis de pensar, interagir e se comportar em uma sociedade mais ampla.
Às vezes, a TM ocorre em um ambiente hospitalar, mas também pode ser eficaz em ambientes ambulatoriais informais, como grupos de apoio.
A MT enfatiza a responsabilidade compartilhada, o respeito mútuo e a influência positiva dos pares. Tem sido usado para tratar uma ampla variedade de condições psicológicas e comportamentais. Mas, como muitos métodos de tratamento, sua eficácia varia dependendo da comunidade e dos terapeutas envolvidos.
Se você está considerando a MT, é importante encontrar um programa que ofereça suporte durante a transição do ambiente de tratamento para a sociedade em geral.