Anemia por deficiência de folato
A anemia por deficiência de folato é uma diminuição dos glóbulos vermelhos (anemia) devido à falta de folato. O folato é um tipo de vitamina B. Também é chamado de ácido fólico.
A anemia é uma condição em que o corpo não possui glóbulos vermelhos saudáveis em quantidade suficiente. Os glóbulos vermelhos fornecem oxigênio aos tecidos do corpo.
O folato (ácido fólico) é necessário para que os glóbulos vermelhos se formem e cresçam. Você pode obter folato comendo vegetais com folhas verdes e fígado. No entanto, seu corpo não armazena folato em grandes quantidades. Portanto, você precisa comer muitos alimentos ricos em ácido fólico para manter os níveis normais dessa vitamina.
Na anemia por deficiência de folato, os glóbulos vermelhos são anormalmente grandes. Essas células são chamadas de macrócitos. Eles também são chamados de megaloblastos, quando são vistos na medula óssea. É por isso que essa anemia também é chamada de anemia megaloblástica.
As causas desse tipo de anemia incluem:
- Muito pouco ácido fólico em sua dieta
- Anemia hemolítica
- Alcoolismo de longa duração
- Uso de certos medicamentos (como fenitoína [Dilantin], metotrexato, sulfassalazina, triamtereno, pirimetamina, trimetoprima-sulfametoxazol e barbitúricos)
O seguinte aumenta seu risco para este tipo de anemia:
- Alcoolismo
- Comendo comida cozida demais
- Dieta pobre (frequentemente observada nos pobres, nas pessoas mais velhas e nas pessoas que não comem frutas ou vegetais frescos)
- Gravidez
- Dietas para emagrecer
O ácido fólico é necessário para ajudar um bebê no útero a crescer adequadamente. A quantidade insuficiente de ácido fólico durante a gravidez pode causar defeitos congênitos no bebê.
Os sintomas podem incluir:
- Fadiga
- Fraqueza
- Dor de cabeça
- Palidez
- Boca e língua feridas
O profissional de saúde fará um exame físico. Os testes que podem ser feitos incluem:
- Hemograma completo (CBC)
- Nível de folato nos glóbulos vermelhos
Em casos raros, um exame da medula óssea pode ser feito.
O objetivo é identificar e tratar a causa da deficiência de folato.
Você pode receber suplementos de ácido fólico por via oral, injetados no músculo ou através de uma veia (em casos raros). Se você tem níveis baixos de folato por causa de um problema com seus intestinos, pode precisar de tratamento para o resto de sua vida.
Mudanças na dieta podem ajudar a aumentar o nível de folato. Coma mais vegetais com folhas verdes e frutas cítricas.
A anemia por deficiência de folato geralmente responde bem ao tratamento dentro de 3 a 6 meses. Provavelmente ficará melhor quando a causa subjacente da deficiência for tratada.
Os sintomas de anemia podem causar desconforto. Em mulheres grávidas, a deficiência de folato foi associada a defeitos do tubo neural ou da coluna (como espinha bífida) em bebês.
Outras complicações mais graves podem incluir:
- Cabelo encaracolado grisalho
- Cor da pele aumentada (pigmento)
- Infertilidade
- Piora de doença cardíaca ou insuficiência cardíaca
Ligue para o seu provedor se tiver sintomas de anemia por deficiência de folato.
Comer muitos alimentos ricos em ácido fólico pode ajudar a prevenir essa condição.
Os especialistas recomendam que as mulheres tomem 400 microgramas (mcg) de ácido fólico todos os dias antes de engravidar e durante os primeiros 3 meses de gravidez.
- Anemia megaloblástica - visão dos glóbulos vermelhos
- Células sanguíneas
Antony AC. Anemias megaloblásticas. Em: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 39.
Kumar V, Abbas AK, Aster JC. Sistemas hematopoiéticos e linfóides. In: Kumar V, Abbas AK, Aster JC, eds. Patologia Básica de Robbins. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 12.