Erupção rastejante
A erupção rasteira é uma infecção humana por larvas de ancilóstomos de cães ou gatos (vermes imaturos).
Ovos de ancilóstomo são encontrados nas fezes de cães e gatos infectados. Quando os ovos eclodem, as larvas podem infestar o solo e a vegetação.
Quando você entra em contato com esse solo infestado, as larvas podem penetrar em sua pele. Eles causam uma resposta inflamatória intensa que leva a uma erupção na pele e coceira intensa.
A erupção rasteira é mais comum em países com climas quentes. Nos Estados Unidos, o Sudeste apresenta as maiores taxas de infecção. O principal fator de risco para esta doença é o contato com solo úmido e arenoso que foi contaminado com fezes de gato ou cachorro infectadas. Mais crianças do que adultos estão infectados.
Os sintomas de erupção progressiva incluem:
- Bolhas
- Coceira, pode ser mais intensa à noite
- Rastros elevados em forma de cobra na pele que podem se espalhar com o tempo, geralmente cerca de 1 cm (menos de meia polegada) por dia, geralmente nos pés e nas pernas (infecções graves podem causar vários rastros)
O seu médico pode frequentemente diagnosticar esta condição olhando para a sua pele. Em casos raros, uma biópsia de pele é feita para descartar outras condições. Em casos muito raros, é feita uma análise ao sangue para verificar se tem aumento de eosinófilos (um tipo de glóbulo branco).
Medicamentos antiparasitários podem ser usados para tratar a infecção.
A erupção rasteira geralmente desaparece por si mesma ao longo de semanas a meses. O tratamento ajuda a desaparecer a infecção mais rapidamente.
A erupção rasteira pode levar a estas complicações:
- Infecções bacterianas da pele causadas por arranhões
- Propagação da infecção através da corrente sanguínea para os pulmões ou intestino delgado (raro)
Marque uma consulta com o seu provedor se você ou seu filho tiver feridas na pele que são:
- Como cobra
- Sarnento
- Mudança de uma área para outra
O saneamento público e a desparasitação de cães e gatos diminuíram a infestação de ancilostomídeos nos Estados Unidos.
As larvas de ancilóstomos geralmente entram no corpo descalço, portanto, o uso de sapatos em áreas onde infestações de ancilostomídeos são conhecidas ajuda a prevenir a infecção.
Infecção parasitária - ancilostomíase; Larvas migrans cutâneas; Ancilóstomo zoonótico; Ancylostoma caninum; Ancylostoma braziliensis; Bunostomum phlebotomum; Uncinaria stenocephala
- Ancilóstomo - boca do organismo
- Ancilóstomo - close-up do organismo
- Ancilóstomo - Ancylostoma caninum
- Larva migrans cutânea
- Estrongiloidíase, erupção rastejante nas costas
Habif TP. Infestações e picadas. Em: Habif TP, ed. Dermatologia Clínica. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 15.
Nash TE. Larva migrans visceral e outras infecções incomuns por helmintos. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett, edição atualizada. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 292.