Deficiência congênita de proteína C ou S
A deficiência congênita de proteína C ou S é a falta de proteínas C ou S na parte fluida do sangue. As proteínas são substâncias naturais que ajudam a prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
A deficiência congênita de proteína C ou S é uma doença hereditária. Isso significa que é transmitido às famílias. Congênito significa que está presente no nascimento.
O distúrbio causa coagulação sanguínea anormal.
Uma em cada 300 pessoas tem um gene normal e um gene defeituoso para a deficiência de proteína C.
A deficiência de proteína S é muito menos comum e ocorre em cerca de 1 em 20.000 pessoas.
Se você tem essa condição, é mais provável que desenvolva coágulos sanguíneos. Os sintomas são os mesmos da trombose venosa profunda e incluem:
- Dor ou sensibilidade na área afetada
- Vermelhidão ou inchaço na área afetada
O profissional de saúde fará um exame físico e perguntará sobre seu histórico médico e sintomas.
Serão feitos testes de laboratório para verificar as proteínas C e S.
Medicamentos para afinar o sangue são usados para tratar e prevenir coágulos sanguíneos.
O resultado geralmente é bom com o tratamento, mas os sintomas podem retornar, especialmente se os agentes para afinar o sangue forem interrompidos.
As complicações podem incluir:
- AVC infantil
- Mais de uma perda de gravidez (aborto recorrente)
- Coágulos recorrentes nas veias
- Embolia pulmonar (coágulo de sangue em uma artéria pulmonar)
Em casos raros, o uso de varfarina para diluir o sangue e prevenir coágulos pode causar um aumento breve da coagulação e ferimentos graves na pele. As pessoas correm risco se não forem tratadas com heparina, um medicamento para afinar o sangue, antes de tomar a varfarina.
Ligue para o seu médico se tiver sintomas de coagulação em uma veia (inchaço e vermelhidão na perna).
Se o seu provedor lhe diagnosticar esse distúrbio, você deve ter cuidado para evitar a formação de coágulos. Isso pode ocorrer quando o sangue se move lentamente nas veias, como em repouso prolongado durante uma doença, cirurgia ou internação hospitalar. Também pode ocorrer após longas viagens de avião ou carro.
Deficiência de proteína S; Deficiência de proteína C
- Formação de coágulo sanguíneo
- Coágulos de sangue
Anderson JA, Hogg KE, Weitz JI. Estados hipercoaguláveis. Em: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 140.
Patterson JW. O padrão de reação vasculopática. In: Patterson JW, ed. Patologia da pele de Weedon. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2015: cap 8.