Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 15 Abril 2021
Data De Atualização: 22 Junho 2024
Anonim
13 PROBLEMAS QUE PODEM SURGIR AO DORMIR MAL NA GRAVIDEZ #dormirnagravidez
Vídeo: 13 PROBLEMAS QUE PODEM SURGIR AO DORMIR MAL NA GRAVIDEZ #dormirnagravidez

Você pode dormir bem durante o primeiro trimestre. Você também pode precisar dormir mais do que o normal. Seu corpo está trabalhando muito para fazer um bebê. Então você se cansará facilmente. Porém, mais tarde na gravidez, você pode ter dificuldade para dormir bem.

Seu bebê está crescendo, o que pode tornar difícil encontrar uma boa posição para dormir. Se você sempre dormiu nas costas ou no estômago, pode ter problemas para se acostumar a dormir de lado (como recomendam os profissionais de saúde). Além disso, mudar de posição na cama se torna mais difícil à medida que você fica maior.

Outras coisas que podem impedir você de dormir incluem:

  • Mais idas ao banheiro. Seus rins estão trabalhando mais para filtrar o sangue extra que seu corpo está produzindo. Isso resulta em mais urina. Além disso, à medida que o bebê cresce, há mais pressão na bexiga. Isso significa muito mais idas ao banheiro.
  • Aumento da frequência cardíaca. Sua freqüência cardíaca aumenta durante a gravidez para bombear mais sangue. Isso pode dificultar o sono.
  • Falta de ar. No início, os hormônios da gravidez podem fazer você respirar mais profundamente. Isso pode fazer você sentir que está trabalhando mais para conseguir ar. Além disso, à medida que o bebê ocupa mais espaço, ele pode colocar mais pressão no diafragma (o músculo logo abaixo dos pulmões).
  • Dores e dores.As dores nas pernas ou nas costas são causadas em parte pelo peso extra que você carrega.
  • Azia. Durante a gravidez, todo o sistema digestivo fica mais lento. A comida permanece no estômago e nos intestinos por mais tempo. Isso pode causar azia, que costuma piorar à noite. A constipação também pode ocorrer.
  • Estresse e sonhos. Muitas mulheres grávidas se preocupam com o bebê ou em ser mãe, o que pode dificultar o sono. Sonhos vívidos e pesadelos são comuns durante a gravidez. Sonhar e se preocupar mais do que o normal é normal, mas tente não deixar isso te manter acordado à noite.
  • Aumento da atividade do bebê à noite.

Tente dormir de lado. Deitar de lado com os joelhos dobrados provavelmente será a posição mais confortável. Facilita o bombeamento do coração porque evita que o bebê pressione a grande veia que leva o sangue das pernas de volta para o coração.


Muitos provedores dizem às mulheres grávidas para dormirem do lado esquerdo. Dormir do lado esquerdo também melhora o fluxo sanguíneo entre o coração, o feto, o útero e os rins. Também mantém a pressão sobre o fígado. Se o seu quadril esquerdo ficar muito desconfortável, pode mudar para o lado direito por um tempo. É melhor não dormir de barriga para cima.

Experimente usar travesseiros sob a barriga ou entre as pernas. Além disso, o uso de um travesseiro ou cobertor enrolado na região lombar pode aliviar um pouco a pressão. Você também pode experimentar um tipo de colchão de caixa de ovo do seu lado da cama para dar um pouco de alívio para os quadris doloridos. Também ajuda ter travesseiros extras disponíveis para apoiar seu corpo.

Essas dicas aumentarão com segurança suas chances de ter uma boa noite de sono.

  • Corte ou limite bebidas como refrigerantes, café e chá. Essas bebidas contêm cafeína e dificultam o sono.
  • Evite beber muito líquido ou fazer uma grande refeição poucas horas antes de ir para a cama. Algumas mulheres acham útil comer um grande café da manhã e almoçar, depois jantar um pouco.
  • Se a náusea o mantiver acordado, coma alguns biscoitos antes de ir para a cama.
  • Tente ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias.
  • Evite exercícios antes de ir para a cama.
  • Faça algo para relaxar antes de ir para a cama. Experimente mergulhar em um banho morno por 15 minutos ou tomar uma bebida quente e sem cafeína, como leite.
  • Se uma cãibra na perna o acordar, pressione os pés com força contra a parede ou fique de pé. Você também pode pedir ao seu provedor uma receita que pode ajudar a aliviar as cãibras nas pernas.
  • Tire cochilos durante o dia para compensar o sono perdido à noite.

Se o estresse ou a ansiedade em se tornar um pai está impedindo você de ter uma boa noite de sono, tente:


  • Fazer aulas de parto para ajudá-la a se preparar para as mudanças de vida que virão
  • Conversar com seu provedor sobre técnicas para lidar com o estresse

Não tome nenhum sonífero. Isso inclui medicamentos de venda livre e produtos à base de plantas. Eles não são recomendados para mulheres grávidas. Não tome nenhum medicamento, por qualquer motivo, sem falar com seu provedor.

Cuidado pré-natal - dormindo; Cuidados com a gravidez - dormindo

Antony KM, Racusin DA, Aagaard K, Dildy GA. Fisiologia materna.Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM, et al, eds. Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 3.

Balserak BI, Lee KA. Sono e distúrbios do sono associados à gravidez. In: Kryger M, Roth T, Dement WC, eds. Princípios e prática da medicina do sono. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 156.

  • Gravidez
  • Distúrbios do sono

Leia Hoje

A mágica transformadora de não fazer absolutamente nada no pós-parto

A mágica transformadora de não fazer absolutamente nada no pós-parto

Você não é uma mãe ruim e não enfrentar o mundo depoi de ter um bebê. Ouça-me por um minuto: e e, em um mundo de garota-lave-o-roto e prea e #girlboing e pula-pula, ...
Pergunte ao especialista: tratamento e gerenciamento da urticária idiopática crônica

Pergunte ao especialista: tratamento e gerenciamento da urticária idiopática crônica

Ante de deitir do anti-hitamínico, empre me certifico de que meu paciente etão maximizando ua doagen. É eguro tomar até quatro veze a doe diária recomendada de anti-hitamí...