Praga
![Prague, Czech Republic In 4K 🇨🇿](https://i.ytimg.com/vi/87GfE07QZdc/hqdefault.jpg)
A peste é uma infecção bacteriana grave que pode causar a morte.
A peste é causada pela bactéria Yersinia pestis. Roedores, como ratos, transmitem a doença. É transmitido por suas pulgas.
As pessoas podem pegar a peste quando são picadas por uma pulga que carrega a bactéria da peste de um roedor infectado. Em casos raros, as pessoas contraem a doença ao lidar com um animal infectado.
A infecção pulmonar por peste é chamada de peste pneumônica. Pode ser transmitido de pessoa para pessoa. Quando alguém com peste pneumônica tosse, pequenas gotículas que transportam a bactéria se movem pelo ar. Qualquer pessoa que respire essas partículas pode pegar a doença. Uma epidemia pode ser iniciada desta forma.
Na Idade Média na Europa, grandes epidemias de peste mataram milhões de pessoas. A praga não foi eliminada. Ele ainda pode ser encontrado na África, Ásia e América do Sul.
Hoje, a peste é rara nos Estados Unidos. Mas sabe-se que ocorre em partes da Califórnia, Arizona, Colorado e Novo México.
As três formas mais comuns de peste são:
- Peste bubônica, uma infecção dos gânglios linfáticos
- Peste pneumônica, uma infecção dos pulmões
- Peste septicêmica, uma infecção do sangue
O tempo entre a infecção e o desenvolvimento dos sintomas é normalmente de 2 a 8 dias. Mas o tempo pode ser tão curto quanto 1 dia para a peste pneumônica.
Os fatores de risco para a peste incluem uma picada de pulga recente e exposição a roedores, especialmente coelhos, esquilos ou cães da pradaria, ou arranhões ou mordidas de gatos domésticos infectados.
Os sintomas da peste bubônica aparecem repentinamente, geralmente 2 a 5 dias após a exposição à bactéria. Os sintomas incluem:
- Febre e calafrios
- Mal-estar geral (mal-estar)
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Convulsões
- Edema suave e doloroso da glândula linfática, denominado bubão, que é comumente encontrado na virilha, mas pode ocorrer nas axilas ou pescoço, mais frequentemente no local da infecção (mordida ou arranhão); a dor pode começar antes que o inchaço apareça
Os sintomas da peste pneumônica aparecem repentinamente, geralmente 1 a 4 dias após a exposição. Eles incluem:
- Tosse forte
- Dificuldade em respirar e dor no peito ao respirar profundamente
- Febre e calafrios
- Dor de cabeça
- Escarro espumoso com sangue
A peste septicêmica pode causar a morte antes mesmo de sintomas graves ocorrerem. Os sintomas podem incluir:
- Dor abdominal
- Sangramento devido a problemas de coagulação do sangue
- Diarréia
- Febre
- Náusea, vômito
O médico fará um exame físico e perguntará sobre seus sintomas.
Os testes que podem ser feitos incluem:
- Cultura de sangue
- Cultura de aspirado de linfonodo (fluido retirado de um linfonodo ou bubão afetado)
- Cultura de escarro
- Raio-x do tórax
Pessoas com a peste precisam ser tratadas imediatamente. Se o tratamento não for recebido dentro de 24 horas após a ocorrência dos primeiros sintomas, o risco de morte aumenta.
Antibióticos como estreptomicina, gentamicina, doxiciclina ou ciprofloxacina são usados para tratar a peste. Oxigênio, fluidos intravenosos e suporte respiratório geralmente também são necessários.
Pessoas com peste pneumônica devem ser mantidas longe de cuidadores e outros pacientes. Pessoas que tiveram contato com alguém infectado pela peste pneumônica devem ser observadas cuidadosamente e receber antibióticos como medida preventiva.
Sem tratamento, cerca de 50% das pessoas com peste bubônica morrem. Quase todas as pessoas com peste septicêmica ou pneumônica morrem se não forem tratadas imediatamente. O tratamento reduz a taxa de mortalidade para 50%.
Ligue para o seu provedor se desenvolver sintomas de peste após a exposição a pulgas ou roedores. Entre em contato com seu provedor se você mora ou já visitou uma área onde ocorre a peste.
O controle de ratos e a vigilância da doença na população de roedores silvestres são as principais medidas utilizadas para controlar o risco de epidemias. A vacina da peste não é mais usada nos Estados Unidos.
Praga bubÔnica; Peste pneumônica; Praga séptica
Pulga
Picada de pulga - close-up
Anticorpos
Bactérias
Gage KL, Mead PS. Peste e outras infecções por yersinia. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 312.
Mead PS. Espécies de Yersinia (incluindo peste). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett, edição atualizada. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 231.