Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 9 Abril 2021
Data De Atualização: 24 Junho 2024
Anonim
Polyhydramnios vs. Oligohydramnios
Vídeo: Polyhydramnios vs. Oligohydramnios

Hydramnios é uma condição que ocorre quando muito líquido amniótico se acumula durante a gravidez. É também chamado de distúrbio do líquido amniótico, ou polidrâmnio.

O líquido amniótico é um líquido que envolve e protege o feto (bebê por nascer) dentro do útero. Vem dos rins do bebê e vai para o útero a partir da urina do bebê. O líquido é absorvido quando o bebê o engole e por meio de movimentos respiratórios.

A quantidade de líquido aumenta até a 36ª semana de gravidez. Depois disso, diminui lentamente. Se o feto urinar em excesso ou não engolir o suficiente, o líquido amniótico se acumula. Isso causa hidrâmnio.

Hidrâmnios leves podem não causar problemas. Freqüentemente, o fluido extra que aparece durante o segundo trimestre retorna ao normal por conta própria. Hidrâmnio leve é ​​mais comum do que hidrâmnio severo.

Hydramnios pode ocorrer em gestações normais com mais de um bebê (gêmeos, trigêmeos ou mais).

Hidrâmnio grave pode significar que há um problema com o feto. Se você tiver hidrâmnio grave, seu médico irá procurar por estes problemas:


  • Defeitos congênitos do cérebro e da coluna vertebral
  • Bloqueios no sistema digestivo
  • Um problema genético (um problema com os cromossomos que é herdado)

Muitas vezes, a causa da hidrâmnio não é encontrada. Em alguns casos, está relacionado à gravidez em mulheres diabéticas ou quando o feto é muito grande.

Hidrâmnio leve geralmente não apresenta sintomas. Certifique-se de informar seu provedor se você:

  • Dificuldade para respirar
  • Dor de barriga
  • Inchaço ou inchaço da barriga

Para verificar se há hidrâmnio, seu provedor medirá sua "altura uterina" durante os exames pré-natais. A altura do fundo é a distância do osso púbico ao topo do útero. O provedor também verificará o crescimento do bebê sentindo o útero na barriga.

Seu provedor fará um ultrassom se houver uma chance de você ter hidrâmnio. Isso medirá a quantidade de líquido amniótico ao redor do bebê.

Em alguns casos, os sintomas da hidrâmnio podem ser tratados, mas a causa não pode ser tratada.


  • Seu provedor pode querer que você permaneça no hospital.
  • Seu provedor também pode prescrever medicamentos para prevenir o parto prematuro.
  • Eles podem remover parte do líquido amniótico extra para aliviar os sintomas.
  • Os testes sem estresse podem ser feitos para garantir que o feto não esteja em perigo (os testes sem estresse envolvem ouvir a frequência cardíaca do bebê e monitorar as contrações por 20 a 30 minutos).

Seu provedor também pode fazer testes para descobrir porque você tem fluido extra. Isso pode incluir:

  • Exames de sangue para verificar se há diabetes ou infecção
  • Amniocentese (um teste que verifica o líquido amniótico)

Hydramnios pode fazer com que você entre em trabalho de parto mais cedo.

É fácil para um feto com muito fluido girar. Isso significa que há uma chance maior de estar com os pés para baixo (culatra) na hora do parto. Bebês pélvicos às vezes podem ser movidos para a posição de cabeça para baixo, mas geralmente precisam ser entregues por cesariana.

Você não pode prevenir o hydramnios. Se você tiver sintomas, informe ao seu provedor para que possa ser examinado e tratado, se necessário.


Distúrbio do líquido amniótico; Polidrâmnio; Complicações na gravidez - hydramnios

Buhimschi CS, Mesiano S, Muglia LJ. Patogênese do nascimento prematuro espontâneo. In: Resnik R, Lockwood CJ, Moore TR, Greene MF, Copel JA, Silver RM, eds. Medicina Materno-Fetal de Creasy e Resnik: Princípios e Prática. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 7.

Gilbert WM. Distúrbios do líquido amniótico. Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM, et al, eds. Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 28.

  • Problemas de saúde durante a gravidez

Publicações Fascinantes

Qual é a diferença entre cistos e tumores?

Qual é a diferença entre cistos e tumores?

Encontrar um caroço embaixo da pele é alarmante, ma na maioria da veze ele ão inofenivo. Cito e tumore ão doi tipo comun de nódulo. Pode er difícil diferenciá-lo, po...
Tipos de carcinoma: célula basal, célula escamosa, célula de transição e muito mais

Tipos de carcinoma: célula basal, célula escamosa, célula de transição e muito mais

Carcinoma é o nome dado ao câncere que começam na célula epiteliai. Ea célula compõem o epitélio, que é o tecido que revete a uperfície dentro e fora do co...