Dip pode causar sangramento nas gengivas?
Contente
- Que efeito o mergulho tem nos dentes e gengivas?
- Qual é a ligação entre as gengivas de mergulho e sangramento?
- Qual é o tratamento para sangramento nas gengivas?
- Suas gengivas podem se recuperar dos danos causados pelo mergulho?
- O que mais pode causar sangramento nas gengivas?
- Que outros efeitos o mergulho pode ter na sua saúde?
- Recursos para sair
- A linha inferior
Dip é um tipo de tabaco sem fumaça. Também é conhecido como:
- rapé
- snus
- mastigar
- cuspir
- esfregar
- mergulhando tabaco
Embora o mergulho não esteja associado ao câncer de pulmão, como o cigarro, ele ainda pode prejudicar sua saúde.
Além de aumentar o risco de certos tipos de câncer, também pode aumentar o risco de desenvolver doenças gengivais, o que pode levar a:
- sangramento nas gengivas
- perda de dente
- gengivas recuadas
Este artigo analisará mais de perto a ligação entre tabaco sem fumaça e gengivas com sangramento e os outros efeitos que ela pode ter na saúde bucal.
Que efeito o mergulho tem nos dentes e gengivas?
Muitas pessoas pensam que o uso de imersão ou outros tipos de tabaco sem fumaça não é tão prejudicial quanto fumar, porque não é inalado.
A verdade é que todas as formas de tabaco têm o potencial de causar efeitos negativos à saúde.
Quando você mastiga tabaco, a nicotina e outros produtos químicos tóxicos são absorvidos pelo tecido mole da boca, que entra na corrente sanguínea.
De acordo com a Academia Americana de Medicina Oral (AAOM), mais da metade dos casos avançados de doenças gengivais podem estar ligados ao uso do tabaco.
O uso regular de dip pode ter os seguintes efeitos em sua saúde:
- Sangramento nas gengivas. O uso de tabaco sem fumaça pode levar a gengivas irritadas que sangram quando você usa fio dental ou escova os dentes.
- Recessão gengival. Pode ocorrer recessão gengival nas partes da boca que freqüentemente entram em contato com o tabaco.
- Câncer bucal. Estima-se que a cada ano cerca de 1.600 pessoas nos Estados Unidos sejam diagnosticadas com câncer de boca causado por tabaco sem fumaça. O uso repetido do tabaco para mascar também pode levar a manchas pré-cancerígenas chamadas leucoplasias.
- Perda de dente. Pessoas que usam tabaco sem fumaça são mais propensas a sofrer perda de dentes do que pessoas que não usam tabaco sem fumaça.
- Perda óssea ao redor dos dentes: Os usuários de tabaco tendem a ter uma quantidade maior de perda óssea ao redor dos dentes do que os não fumantes.
- Cárie dentária. O açúcar adicionado ao tabaco sem fumaça durante o processo de curadoria pode danificar o esmalte dos dentes e levar a cáries.
- Manchas nos dentes. O tabaco de mascar pode causar manchas marrom-amareladas nos dentes.
- Mal hálito. Usar mergulho pode levar a boca seca e mau hálito.
Qual é a ligação entre as gengivas de mergulho e sangramento?
De acordo com as evidências científicas descritas em uma revisão de 2014, o tabaco sem fumaça está associado a um risco aumentado de doença gengival e recessão gengival.
Depois de desenvolver doença gengival, você pode perceber um ou mais dos seguintes sintomas:
- sangramento nas gengivas
- gengivas inflamadas
- dentes soltos ou sensíveis
- gengivas recuadas
- mastigação dolorosa
Qual é o tratamento para sangramento nas gengivas?
Se você usa mergulho e tem sangramento nas gengivas, agendar uma visita com seu dentista é um primeiro passo importante.
Eles examinam sua boca em busca de sinais de doença gengival causada pelo tabaco sem fumaça. Com base na extensão de sua doença gengival e sangramento gengival, seu dentista recomendará a melhor opção de tratamento.
O tratamento para sangramento gengival causado por doença gengival pode envolver um ou mais dos seguintes:
- limpeza profunda abaixo da linha da gengiva
- prescrição médica
- cirurgia para reparar tecido gengival perdido ou estrutura óssea
Suas gengivas podem se recuperar dos danos causados pelo mergulho?
Você poderá se recuperar de alguns dos danos causados pelo tabaco sem fumaça se parar de usar o mergulho.
Depois de sair, suas gengivas podem ficar menos inflamadas. Além disso, de acordo com a Academia Americana de Medicina Oral, dentro de 2 a 6 semanas após o abandono do tabaco, a aparência do tecido na boca pode voltar ao normal.
No entanto, sem cirurgia, alguns dos efeitos da doença gengival podem ser permanentes, mesmo se você parar de usar o mergulho.
Por exemplo, gengivas em queda e perda óssea causada pelo fumo de tabaco geralmente não melhoram sem cirurgia.
O que mais pode causar sangramento nas gengivas?
Se você usa regularmente mergulho e tem sangramento nas gengivas, pode ser devido a uma doença gengival. No entanto, sangramento nas gengivas também pode ter outras causas.
O sangramento das gengivas de vez em quando pode ser causado por escovar os dentes com muita força ou usando uma escova de dentes com cerdas que são muito difíceis para o tecido gengival.
Ou você pode ter gengivite por não escovar perto o suficiente da linha da gengiva e usar a técnica adequada. As gengivas que sangram também podem ser causadas por dentaduras que não se encaixam corretamente.
O sangramento frequente da gengiva também pode ser um sinal de outras condições, incluindo:
- uma deficiência de vitamina C ou vitamina K
- falta de células de coagulação (plaquetas)
- alterações hormonais durante a gravidez
- leucemia (câncer de sangue)
Que outros efeitos o mergulho pode ter na sua saúde?
Além de afetar sua saúde bucal, o uso regular de imersão também pode aumentar o risco de outras condições de saúde.
- Doença cardíaca. De acordo com os resultados de uma revisão de 2019, alguns tipos de tabaco sem fumaça, como snus e rapé, podem aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas.
- Câncer de esôfago. Pesquisas fornecidas por uma revisão de 2018 sugerem que pessoas que usam regularmente tabaco sem fumaça têm um risco elevado de desenvolver câncer de esôfago.
- Câncer de pâncreas. Estudos mostram que o tabaco sem fumaça é um possível fator de risco para câncer de pâncreas.
- Complicações na gravidez. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o uso de tabaco sem fumaça durante a gravidez pode aumentar o risco de natimortos ou parto prematuro.
- Vício. Todas as formas de tabaco sem fumaça contêm nicotina e podem ser viciantes. Os sintomas de abstinência geralmente incluem desejos, aumento da fome, irritabilidade e depressão.
Recursos para sair
Sair de qualquer forma de tabaco pode ser difícil. No entanto, tomar a decisão de desistir é uma das melhores decisões que você pode tomar para sua saúde e bem-estar.
Ter um sistema de suporte forte é importante para ajudá-lo no processo de abandono.
O seu médico também poderá fornecer recursos e produtos com receita médica para ajudá-lo a se livrar do tabaco sem fumaça e dos efeitos viciantes da nicotina.
Os seguintes recursos online também podem ser ferramentas úteis para ajudá-lo a passar pelo processo de encerramento:
- Ajuda ao vivo da NCI. O bate-papo on-line LiveHelp do National Cancer Institute permite que você converse com um conselheiro que pode ajudá-lo a parar de fumar. Os conselheiros estão disponíveis das 9h às 21h. ET, de segunda a sexta-feira.
- SmokefreeTXT. SmokefreeTXT é um aplicativo que envia mensagens de texto diárias para encorajá-lo em sua busca para deixar o tabaco.
- Sair para a vida Sair da linha. Quit for Life é a linha de apoio da American Cancer Society. O site deles permite que você converse com um conselheiro individualmente, para que você possa receber conselhos personalizados a qualquer hora, dia ou noite.
A linha inferior
Só porque o tabaco sem fumaça não é inalado, não significa que não possa afetar sua saúde.
O tabaco de mascar aumenta o risco de desenvolver doença gengival que, por sua vez, pode levar a sangramento gengival, recessão gengival, perda óssea ao redor dos dentes e perda dentária.
O uso regular de imersão também pode aumentar o risco de câncer bucal, doença cardíaca, câncer de esôfago e câncer de pâncreas
Parar de fumar sem fumar não é fácil, mas pode melhorar sua saúde de várias maneiras, incluindo a saúde de suas gengivas e dentes.