Tétano
O tétano é uma infecção do sistema nervoso por um tipo de bactéria potencialmente mortal, chamada Clostridium tetani (C tetani).
Esporos da bactériaC tetani são encontrados no solo e nas fezes e na boca dos animais (trato gastrointestinal). Na forma de esporo, C tetani pode permanecer inativo no solo. Mas pode permanecer infeccioso por mais de 40 anos.
Você pode pegar a infecção do tétano quando os esporos entram no corpo por meio de uma lesão ou ferida. Os esporos tornam-se bactérias ativas que se espalham pelo corpo e produzem um veneno chamado toxina do tétano (também conhecido como tetanospasmina). Este veneno bloqueia os sinais nervosos da medula espinhal para os músculos, causando espasmos musculares graves. Os espasmos podem ser tão poderosos que rompem os músculos ou causam fraturas na coluna vertebral.
O tempo entre a infecção e o primeiro sinal de sintomas é de cerca de 7 a 21 dias. A maioria dos casos de tétano nos Estados Unidos ocorre em pessoas que não foram devidamente vacinadas contra a doença.
O tétano geralmente começa com espasmos leves nos músculos da mandíbula (travamento). Os espasmos também podem afetar o peito, o pescoço, as costas e os músculos abdominais. Os espasmos musculares das costas costumam causar arqueamento, denominado opistótono.
Às vezes, os espasmos afetam os músculos que ajudam na respiração, o que pode causar problemas respiratórios.
A ação muscular prolongada causa contrações repentinas, poderosas e dolorosas de grupos musculares. Isso é chamado de tetania. Esses são os episódios que podem causar fraturas e rupturas musculares.
Outros sintomas incluem:
- Babando
- Suor excessivo
- Febre
- Espasmos nas mãos ou pés
- Irritabilidade
- Dificuldade em engolir
- Micção ou defecação descontrolada
Seu médico fará um exame físico e perguntará sobre seu histórico médico. Nenhum teste de laboratório específico está disponível para diagnosticar o tétano.
Os testes podem ser usados para descartar meningite, raiva, envenenamento por estricnina e outras doenças com sintomas semelhantes.
O tratamento pode incluir:
- Antibióticos
- Repousa-camas com um ambiente calmo (luz fraca, ruído reduzido e temperatura estável)
- Medicamento para neutralizar o veneno (imunoglobulina antitetânica)
- Relaxantes musculares, como o diazepam
- Sedativos
- Cirurgia para limpar a ferida e remover a fonte do veneno (desbridamento)
Pode ser necessário suporte respiratório com oxigênio, um tubo respiratório e uma máquina respiratória.
Sem tratamento, 1 em cada 4 pessoas infectadas morre. A taxa de mortalidade de recém-nascidos com tétano não tratado é ainda maior. Com o tratamento adequado, menos de 15% das pessoas infectadas morrem.
As feridas na cabeça ou no rosto parecem ser mais perigosas do que as outras partes do corpo. Se a pessoa sobrevive à doença aguda, a recuperação geralmente é completa. Episódios não corrigidos de hipóxia (falta de oxigênio) causados por espasmos musculares na garganta podem levar a danos cerebrais irreversíveis.
As complicações que podem resultar do tétano incluem:
- Obstrução de vias aéreas
- Parada respiratória
- Insuficiência cardíaca
- Pneumonia
- Danos aos músculos
- Fraturas
- Danos cerebrais devido à falta de oxigênio durante os espasmos
Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver uma ferida aberta, especialmente se:
- Você está ferido ao ar livre.
- A ferida entrou em contato com o solo.
- Não recebeu um reforço antitetânico (vacina) em 10 anos ou não tem certeza do seu estado de vacinação.
Marque uma consulta com seu provedor se você nunca foi imunizado contra o tétano quando adulto ou criança. Ligue também se seus filhos não foram imunizados ou se você não tiver certeza de sua imunização contra o tétano (vacina).
IMUNIZAÇÃO
O tétano é completamente evitável com a imunização (vacinação). A imunização geralmente protege contra a infecção do tétano por 10 anos.
Nos Estados Unidos, as imunizações começam na infância com a série de vacinas DTaP. A vacina DTaP é uma vacina 3 em 1 que protege contra difteria, coqueluche e tétano.
A vacina Td ou vacina Tdap é usada para manter a imunidade em pessoas com 7 anos ou mais. A vacina Tdap deve ser administrada uma vez, antes dos 65 anos, como um substituto da Td para aqueles que não receberam Tdap. Boosters Td são recomendados a cada 10 anos a partir dos 19 anos.
Adolescentes mais velhos e adultos que sofreram lesões, especialmente feridas do tipo punctura, devem receber um reforço contra o tétano se já se passaram mais de 10 anos desde o último reforço.
Se você se feriu do lado de fora ou de alguma forma que torne provável o contato com o solo, entre em contato com seu provedor sobre o risco de contrair uma infecção por tétano. Lesões e feridas devem ser bem limpas imediatamente. Se o tecido da ferida estiver morrendo, o médico precisará removê-lo.
Você pode ter ouvido falar que pode pegar tétano se for ferido por um prego enferrujado. Isso só é verdade se a unha estiver suja e contiver a bactéria do tétano. É a sujeira na unha, não a ferrugem, que traz o risco de tétano.
Lockjaw; Trismus
- Bactérias
Birch TB, Bleck TP. Tétano (Clostridium tetani). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 244.
Simon BC, Hern HG. Princípios de manejo de feridas. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 52.