Segurança de medicamentos e crianças
Todos os anos, muitas crianças são levadas ao pronto-socorro porque tomaram remédios por acidente. Muitos remédios são feitos para ter a aparência e o sabor de um doce. As crianças são curiosas e atraídas pela medicina.
A maioria das crianças encontra o remédio quando seus pais ou responsáveis não estão olhando. Você pode prevenir acidentes mantendo os medicamentos trancados, fora do alcance e fora da vista. Tenha muito cuidado se você tiver crianças por perto.
Dicas de segurança:
- Não pense que um boné resistente à abertura por crianças é suficiente. As crianças podem descobrir como abrir garrafas.
- Coloque uma trava de segurança para crianças ou trava no gabinete com seus medicamentos.
- Guarde o medicamento com segurança após cada uso.
- Nunca deixe o remédio no balcão. Crianças curiosas sobem em uma cadeira para pegar algo que lhes interessa.
- Não deixe o seu medicamento sem vigilância. As crianças podem encontrar remédios na sua gaveta ao lado da cama, na bolsa ou no bolso do paletó.
- Lembre os visitantes (avós, babás e amigos) de guardarem seus remédios. Peça-lhes que mantenham bolsas ou sacolas contendo remédios em uma prateleira alta, fora do alcance.
- Livre-se de quaisquer medicamentos antigos ou vencidos. Ligue para o governo municipal e pergunte onde você pode deixar os medicamentos não utilizados. Não jogue os medicamentos no vaso sanitário ou despeje-os no ralo da pia. Além disso, não jogue medicamentos no lixo.
- Não tome o seu medicamento na frente de crianças pequenas. As crianças gostam de copiar você e podem tentar tomar seus remédios como você.
- Não chame medicamentos ou vitaminas de doce. As crianças gostam de doces e vão entrar na medicina se pensarem que são doces.
Se você acha que seu filho tomou remédio, ligue para o centro de controle de intoxicações pelo telefone 1-800-222-1222. Funciona 24 horas por dia.
Vá para a sala de emergência mais próxima. Seu filho pode precisar de:
- Para receber carvão ativado. O carvão impede que o corpo absorva o medicamento. Tem de ser administrado dentro de uma hora e não funciona com todos os medicamentos.
- Ser internado no hospital para que possam ser vigiados de perto.
- Exames de sangue para ver o que o remédio está fazendo.
- Ter sua freqüência cardíaca, freqüência respiratória e pressão arterial monitoradas.
Ao dar remédios para seu filho pequeno, siga estas dicas de segurança:
- Use remédios feitos apenas para crianças. Os medicamentos para adultos podem ser prejudiciais para o seu filho.
- Leia as instruções. Verifique quanto deve ser administrado e com que frequência pode administrar o medicamento. Se você não tiver certeza de qual é a dose, ligue para o médico do seu filho.
- Acenda as luzes e meça o medicamento com cuidado. Meça o medicamento cuidadosamente com uma seringa, colher de remédio, conta-gotas ou copo. Não use colheres de sua cozinha. Eles não medem o medicamento com precisão.
- Não use medicamentos vencidos.
- Não use o medicamento prescrito de outra pessoa. Isso pode ser muito prejudicial para o seu filho.
Ligue para o médico se:
- Você acredita que seu filho tomou remédio acidentalmente
- Você não tem certeza de qual dose de medicamento dar ao seu filho
Segurança de medicamentos; Controle de veneno - segurança de medicamentos
Academia Americana de Pediatria, site Healthy Children.org. Dicas de segurança de medicamentos. www.healthychildren.org/English/safety-prevention/at-home/medication-safety/Pages/Medication-Safety-Tips.aspx. Atualizado em 15 de setembro de 2015. Acessado em 9 de fevereiro de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Coloque seus remédios longe e fora da vista. www.cdc.gov/patientsafety/features/medication-storage.html. Atualizado em 10 de junho de 2020. Acessado em 9 de fevereiro de 2021.
Site da US Food & Drug Administration. Onde e como descartar os medicamentos não utilizados. www.fda.gov/consumers/consumer-updates/where-and-how-dispose-unused-medicines. Atualizado em 9 de outubro de 2020. Acessado em 9 de fevereiro de 2021.
- Medicamentos e crianças