Muletas e crianças - ajuste adequado e dicas de segurança
Após uma cirurgia ou lesão, seu filho pode precisar de muletas para andar. Seu filho precisa de muletas de apoio para que nenhum peso seja colocado na perna dele. Usar muletas não é fácil e requer prática. Certifique-se de que as muletas do seu filho se encaixam bem e aprenda algumas dicas de segurança.
Peça ao profissional de saúde do seu filho para ajustar as muletas ao seu filho. O ajuste adequado facilita o uso de muletas e evita que seu filho se machuque ao usá-las. Mesmo que seu filho tenha muletas:
- Coloque os protetores de borracha nas almofadas das axilas, nas alças e nos pés.
- Ajuste as muletas no comprimento certo. Com as muletas na posição vertical e seu filho em pé, certifique-se de colocar 2 dedos entre a axila do seu filho e a parte superior das muletas. As almofadas de muleta contra a axila podem causar erupções cutâneas em seu filho e colocar pressão nos nervos e vasos sanguíneos do braço. Muita pressão pode danificar os nervos e os vasos sanguíneos.
- Ajuste a altura dos punhos. Eles devem estar onde os pulsos do seu filho estão quando seus braços estão pendurados ao lado do corpo ou no quadril. Os cotovelos devem ser suavemente dobrados ao se levantar e segurar as empunhaduras.
- Certifique-se de que os cotovelos do seu filho estão ligeiramente dobrados ao começar a usar a muleta e, em seguida, estendidos ao dar um passo.
Ensine seu filho a:
- Sempre mantenha as muletas por perto e de fácil acesso.
- Use sapatos que não escorreguem.
- Mover-se lentamente. A muleta pode ficar presa em algo ou escorregar quando você tenta se mover muito rapidamente.
- Cuidado com a superfície escorregadia para caminhar. Folhas, gelo e neve são escorregadios. Em geral, escorregar não é um problema em estradas ou calçadas molhadas se as muletas tiverem pontas de borracha. Mas as pontas de muleta molhadas em pisos internos podem ser muito escorregadias.
- Nunca se pendure nas muletas. Isso pressiona o nervo do braço e pode causar danos.
- Carregue uma mochila com as necessidades. Desta forma, as coisas ficam fáceis de alcançar e fora do caminho.
Coisas que os pais podem fazer:
- Arrume coisas em sua casa que possam fazer seu filho tropeçar. Isso inclui cabos elétricos, brinquedos, tapetes e roupas no chão.
- Fale com a escola para dar ao seu filho tempo extra para ir entre as aulas e evitar multidões no corredor. Veja se seu filho pode pedir permissão para usar os elevadores e evitar escadas.
- Verifique os pés da muleta para ver se há banda de rodagem. Certifique-se de que eles não são escorregadios.
- Verifique os parafusos das muletas a cada poucos dias. Eles se soltam facilmente.
Ligue para o provedor se seu filho não parecer seguro com muletas, mesmo depois de praticar com você. O provedor pode encaminhá-lo a um fisioterapeuta que pode ensinar seu filho a usar muletas.
Se seu filho reclamar de entorpecimento, formigamento ou perda de sensibilidade no braço ou na mão, ligue para o provedor.
Site da American Academy of Othopaedic Surgeons. Como usar muletas, bengalas e andadores. orthoinfo.aaos.org/en/recovery/how-to-use-crutches-canes-and-walkers. Atualizado em fevereiro de 2015. Acessado em 18 de novembro de 2018.
Edelstein J. Canes, muletas e andadores. In: Webster JB, Murphy DP, eds. Atlas de órteses e dispositivos de assistência. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019 cap 36.
- Auxiliares de mobilidade