Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) - cuidados posteriores
Um ligamento é uma faixa de tecido que conecta um osso a outro osso. O ligamento cruzado anterior (LCA) está localizado dentro da articulação do joelho e conecta os ossos da parte superior e inferior da perna.
Uma lesão do LCA ocorre quando o ligamento é esticado ou rompido. Uma ruptura parcial do LCA ocorre quando apenas parte do ligamento é rompida. Uma ruptura completa do LCA ocorre quando todo o ligamento é rompido em dois pedaços.
O ACL é um dos vários ligamentos que mantêm o joelho estável.Ajuda a manter os ossos das pernas no lugar e permite que o joelho se mova para frente e para trás.
Uma lesão ACL pode ocorrer se você:
- Seja atingido com muita força na lateral do joelho, como durante um ataque de futebol
- Torce seu joelho
- Pare rapidamente de se mover e mude de direção enquanto corre, pula ou faz uma curva
- Pouse sem jeito depois de pular
Os esquiadores e pessoas que jogam basquete, futebol ou futebol têm maior probabilidade de ter esse tipo de lesão. As mulheres têm maior probabilidade de rasgar o LCA do que os homens quando praticam esportes.
É comum ouvir um som de "estalo" quando ocorre uma lesão do LCA. Você também pode ter:
- Inchaço do joelho algumas horas após a lesão
- Dor no joelho, especialmente quando você tenta colocar peso na perna machucada
Se você tiver uma lesão leve, pode notar que seu joelho parece instável ou parece "ceder" ao usá-lo. As lesões do LCA costumam ocorrer junto com outras lesões no joelho, como na cartilagem chamada menisco. Essas lesões também podem precisar ser tratadas com cirurgia.
Depois de examinar seu joelho, seu médico pode solicitar estes exames de imagem:
- Raios-X para verificar se há danos nos ossos do joelho.
- Uma ressonância magnética do joelho. Uma máquina de ressonância magnética tira fotos especiais dos tecidos dentro do joelho. As imagens mostrarão se esses tecidos foram esticados ou rasgados.
Se você tiver uma lesão ACL, pode precisar de:
- Muletas para andar até que o inchaço e a dor melhorem
- Uma cinta para apoiar e estabilizar seu joelho
- Fisioterapia para ajudar a melhorar o movimento articular e a força das pernas
- Cirurgia para reconstruir o LCA
Algumas pessoas podem viver e funcionar normalmente com um ACL rasgado. No entanto, a maioria das pessoas sente que seu joelho está instável e pode "falhar" com atividades mais rigorosas. As rupturas do LCA não reparadas podem causar danos adicionais no joelho, especialmente no menisco.
Siga R.I.C.E. para ajudar a reduzir a dor e o inchaço:
- Descanso sua perna. Evite colocar peso nisso.
- Gelo seu joelho por 20 minutos a uma hora, 3 a 4 vezes ao dia.
- Comprimir a área envolvendo-a com uma bandagem elástica ou envoltório de compressão.
- Elevar sua perna, levantando-a acima do nível do seu coração.
Você pode usar ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve, Naprosyn) para reduzir a dor e o inchaço. O paracetamol (Tylenol) ajuda com a dor, mas não com o inchaço. Você pode comprar esses medicamentos para a dor na loja.
- Fale com o seu médico antes de usar medicamentos para a dor se você tem doença cardíaca, pressão alta, doença renal ou já teve úlceras estomacais ou hemorragias internas.
- NÃO tome mais do que a quantidade recomendada no frasco ou pelo seu médico.
Após a lesão, você não deve praticar esportes ou outras atividades extenuantes até que você e seu médico decidam qual o melhor tratamento para você.
Se você fizer uma cirurgia para reconstruir seu ACL:
- Siga as instruções de autocuidado em casa.
- Você precisará de fisioterapia para recuperar o uso total do joelho.
- A recuperação após a cirurgia pode demorar cerca de 6 meses. Mas você deve ser capaz de fazer as mesmas atividades que fazia antes.
Se você não fez cirurgia:
- Você precisará trabalhar com um fisioterapeuta para diminuir o inchaço e a dor e recuperar a amplitude de movimento e a força da perna suficiente para retomar a atividade. Isso pode levar alguns meses.
- Dependendo da sua lesão, você pode não conseguir realizar certos tipos de atividades que podem machucar novamente o joelho.
Ligue para o seu médico se você tiver algum dos seguintes:
- Aumento do inchaço ou dor
- O autocuidado não parece ajudar
- Você perde a sensibilidade no seu pé
- Seu pé ou perna está frio ou muda de cor
- Seu joelho trava de repente e você não consegue endireitá-lo
Se você fizer uma cirurgia, chame seu cirurgião se você tiver:
- Febre de 100 ° F (38 ° C) ou superior
- Drenagem das incisões
- Sangramento que não para
Lesão do ligamento cruzado - cuidados posteriores; Lesão do LCA - cuidados posteriores; Lesão no joelho - cruzado anterior
Membros da Redação, Revisão e Painéis de Votação da AUC sobre Prevenção e Tratamento de Lesões do Ligamento Cruzado Anterior, Quinn RH, Saunders JO, et al. A American Academy of Orthopaedic Surgeons usa critérios apropriados no tratamento de lesões do ligamento cruzado anterior. J Bone Joint Surg Am. 2016; 98 (2): 153-155. PMID: 26791036 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26791036.
Niska JA, Petrigliano FA, McAllister DR. Lesões do ligamento cruzado anterior (incluindo revisão). In: Miller MD, Thompson SR, eds. Medicina ortopédica do esporte de DeLee e Drez: princípios e prática. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 98.
Reider B, Davies GJ, Provencher MT. Lesões do ligamento cruzado anterior In: Reider B, Davies GJ, Provencher MT, eds. Reabilitação Ortopédica do Atleta. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 32.
- Lesões e distúrbios do joelho