Considerando a cirurgia plástica após uma grande perda de peso
Quando você perde muito peso, como 45 kg ou mais, sua pele pode não ser elástica o suficiente para voltar ao seu formato natural. Isso pode fazer com que a pele fique flácida e pendurada, especialmente na parte superior da face, braços, estômago, seios e nádegas. Algumas pessoas não gostam da aparência desta pele. Em alguns casos, a pele extra ou pendente pode causar erupções cutâneas ou feridas. Pode ser difícil se vestir ou realizar algumas atividades. Uma maneira de resolver esse problema é fazer uma cirurgia plástica para retirar o excesso de pele.
A cirurgia plástica para remover pele extra não é adequada para todos. Você precisará se encontrar com um cirurgião plástico para saber se é um bom candidato. O médico conversará com você para ter certeza de que está pronto para este tipo de cirurgia. Algumas coisas para pensar antes de fazer esta cirurgia incluem:
- Seu peso. Se você ainda está perdendo peso, sua pele pode ceder mais após a cirurgia. Se você ganhar peso de volta, pode estressar a pele onde fez a cirurgia e comprometer o resultado. O médico conversará com você sobre quanto tempo depois de perder peso você deve esperar antes de fazer a cirurgia. Em geral, seu peso deve estar estável por pelo menos um ano ou mais.
- Sua saúde geral. Como em qualquer cirurgia, a cirurgia plástica apresenta riscos. Se você tem um problema de saúde, como doença cardíaca ou diabetes, pode ter um risco maior de problemas após a cirurgia. Converse com seu médico sobre se você é saudável o suficiente para uma cirurgia.
- Sua história de tabagismo. Fumar aumenta o risco de problemas durante e após a cirurgia e pode fazer com que você se recupere mais lentamente. Seu médico pode sugerir que você pare de fumar antes de fazer esta cirurgia.O seu médico não pode operá-lo se continuar a fumar.
- Suas expectativas. Tente ser realista sobre como você ficará após a cirurgia. Pode melhorar sua forma, mas não fará com que seu corpo voltasse ao que era antes do ganho de peso. A pele cede naturalmente com a idade e esta cirurgia não vai impedir isso. Você também pode ter algumas cicatrizes da cirurgia.
Em geral, os benefícios desta cirurgia são principalmente psicológicos. Você pode se sentir melhor consigo mesmo e ter mais confiança se gostar da aparência do seu corpo. Em alguns casos, remover a pele extra também pode reduzir o risco de erupções cutâneas e infecção.
Como em qualquer cirurgia, existem riscos com a cirurgia plástica após a perda de peso. Também existe uma chance de você não ficar feliz com os resultados da cirurgia.
Seu médico revisará a lista completa de riscos com você. Esses incluem:
- Cicatriz
- Sangrando
- Infecção
- Pele solta
- Fraca cicatrização de feridas
- Coágulos de sangue
A cirurgia plástica após a perda de peso pode ser feita em muitas áreas diferentes do corpo. Dependendo de quais áreas você deseja tratar, podem ser necessárias várias cirurgias. As áreas comuns incluem:
- Estômago
- Coxas
- Braços
- Seios
- Rosto e pescoço
- Nádegas e coxas
Seu médico conversará com você sobre quais áreas são melhores para você tratar.
Muitos planos de seguro não pagam cirurgias plásticas após a perda de peso. Eles também podem não cobrir nenhum tratamento de que você precise se você tiver problemas com a cirurgia. Consulte sua seguradora antes da cirurgia para saber mais sobre seus benefícios.
O custo da cirurgia plástica após a perda de peso pode variar dependendo do que você fez, da experiência do seu cirurgião e da área onde você mora.
Você deve notar os resultados da cirurgia logo após ela ser feita. Demora cerca de três meses para que o inchaço diminua e as feridas cicatrizem. Pode demorar até dois anos para ver o resultado final da cirurgia e para que as cicatrizes desapareçam. Embora os resultados de cada pessoa sejam diferentes, você obterá o máximo de sua cirurgia se mantiver um peso saudável e praticar exercícios regularmente.
Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum destes sintomas após a cirurgia:
- Falta de ar
- Dores no peito
- Batimento cardíaco incomum
- Febre
- Sinais de infecção, como inchaço, dor, vermelhidão e secreção espessa ou malcheirosa
Ligue também para o seu médico se tiver outras perguntas.
Cirurgia de contorno corporal; Cirurgia de contorno
Nahabedian MY. Paniculectomia e reconstrução da parede abdominal. In: Rosen MJ, ed. Atlas de reconstrução da parede abdominal. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 13.
Neligan PC, Buck DW. Contorno corporal. In: Neligan PC, Buck DW eds. Procedimentos essenciais em cirurgia plástica. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 7.