Autor: Joan Hall
Data De Criação: 28 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Clopidogrel (Plavix): Learn it Fast Remember it Forever!(Step 1, NCLEX®, PANCE)
Vídeo: Clopidogrel (Plavix): Learn it Fast Remember it Forever!(Step 1, NCLEX®, PANCE)

Contente

O clopidogrel deve ser alterado para uma forma ativa no seu corpo para que possa tratar a sua doença. Algumas pessoas não alteram o clopidogrel para a sua forma ativa no corpo tão bem quanto outras pessoas. Como o medicamento não funciona tão bem nessas pessoas, elas podem correr um risco maior de ter um ataque cardíaco ou derrame. Existem testes disponíveis para identificar as pessoas que têm problemas para mudar o clopidogrel para uma forma ativa. Converse com seu médico sobre se você deve fazer o teste. Se tiver dificuldade em converter o clopidogrel na sua forma ativa, o seu médico pode alterar a sua dose de clopidogrel ou dizer-lhe para não tomar clopidogrel.

O seu médico ou farmacêutico fornecerá a ficha de informações do fabricante ao paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com clopidogrel e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.


Fale com o seu médico sobre os riscos de tomar clopidogrel.

O Clopidogrel é usado sozinho ou com aspirina para prevenir problemas graves ou com risco de vida no coração e vasos sanguíneos em pessoas que tiveram um acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou dor forte no peito. Isso inclui pessoas que têm intervenção coronária percutânea (ICP; angioplastia; um tipo de cirurgia cardíaca) que pode envolver a inserção de stents coronários (tubos de metal colocados cirurgicamente em vasos sanguíneos obstruídos para melhorar o fluxo sanguíneo) ou que têm enxerto de bypass da artéria coronária (CABG; tipo de cirurgia cardíaca). O clopidogrel também é utilizado para prevenir problemas graves ou potencialmente fatais do coração e dos vasos sanguíneos em pessoas com doença arterial periférica (má circulação nos vasos sanguíneos que fornecem sangue às pernas). O clopidogrel está em uma classe de medicamentos chamados medicamentos antiplaquetários. Ele age evitando que as plaquetas (um tipo de célula do sangue) se acumulem e formem coágulos que podem causar ataque cardíaco ou derrame.

O clopidogrel é apresentado na forma de comprimido para administração oral. Geralmente é administrado uma vez ao dia com ou sem alimentos. Tome o clopidogrel por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome clopidogrel exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


O clopidogrel ajudará a prevenir problemas graves no coração e nos vasos sanguíneos apenas enquanto estiver a tomar o medicamento. Continue a tomar clopidogrel mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar clopidogrel sem falar com seu médico. Se parar de tomar clopidogrel, existe um risco mais elevado de sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Se você tem um stent, também existe um risco maior de desenvolver um coágulo sanguíneo no stent se parar de tomar o clopidogrel muito cedo.

O clopidogrel também é por vezes utilizado para prevenir a formação de coágulos sanguíneos em pessoas com fibrilhação auricular (uma doença em que o coração bate irregularmente). Converse com seu médico sobre os possíveis riscos do uso deste medicamento para sua condição.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar clopidogrel,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a clopidogrel, prasugrel (Effient), ticlopidina, qualquer outro medicamento ou qualquer ingrediente dos comprimidos de clopidogrel. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ("anticoagulantes"), como varfarina (Coumadin, Jantoven); aspirina e outros fármacos anti-inflamatórios não esteróides (NSAIDs), tais como ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve, Naprosyn); cilostazol; esomeprazol (Nexium); etravirina (Intelence); omeprazol (Prilosec, Prilosec OTC, Zegerid); certos medicamentos opiáceos para tosse, como codeína (em Triacin-C, em Tuzistra XR, outros) ou hidrocodona (Hycodan, Tussicaps) ou para a dor, como codeína (em Fioricet, em Trezix), fentanil (Actiq, Duragesic, Subsys, outros ), hidrocodona (Hysingla, Zohydro, em Anexsia, em Norco), meperidina (Demerol), morfina (Duramorph, Kadian) ou oxicodona (em Percocet, em Roxicet, outros); repaglinida (Prandin, em Prandimet); inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), como citalopram (Celexa), escitalopram (Lexapro), fluoxetina (Prozac, Sarafem, em Symbyax), fluvoxamina (Luvox), paroxetina (Paxil) e sertralina (Zoloft); e inibidores seletivos de recaptação de serotonina / norepinefrina (SNRIs), como desvenlafaxina (Khedezla, Pristiq), duloxetina (Cymbalta), sibutramina (não mais disponível nos EUA; Meridia) e venlafaxina (Effexor). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • Informe o seu médico se você tiver úlceras hemorrágicas (feridas no revestimento do estômago ou intestino delgado que estão sangrando), sangramento no cérebro ou qualquer outra condição que cause sangramento grave. O seu médico pode dizer-lhe que não deve tomar clopidogrel.
  • informe o seu médico se você se machucou recentemente e se tem ou já teve doença hepática ou renal ou qualquer condição que possa causar sangramento, incluindo problemas de estômago, como úlceras.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto toma clopidogrel, chame seu médico.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o seu médico ou dentista que está a tomar clopidogrel. O seu médico pode dizer-lhe para parar de tomar clopidogrel pelo menos 5 dias antes da cirurgia para evitar hemorragia excessiva durante a cirurgia. O seu médico irá informá-lo quando deve começar a tomar clopidogrel novamente após a cirurgia.
  • deve saber que pode sangrar mais facilmente ou por mais tempo do que o habitual, enquanto está a tomar clopidogrel. Tenha cuidado para não se cortar ou se machucar enquanto estiver tomando clopidogrel.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

O clopidogrel pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • cansaço excessivo
  • dor de cabeça
  • tontura
  • náusea
  • vomitando
  • dor de estômago
  • diarréia
  • sangramento nasal

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • urticária
  • irritação na pele
  • coceira
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
  • rouquidão
  • bancos pretos e alcatroados
  • sangue vermelho nas fezes
  • vômito sangrento
  • vômito que parece com borra de café
  • sangramento ou hematoma incomum
  • urina rosa ou marrom
  • fala lenta ou difícil
  • fraqueza ou dormência de um braço ou perna
  • mudanças na visão
  • febre
  • falta de ar
  • batimento cardíaco rápido
  • pele pálida
  • manchas roxas ou sangramento sob a pele
  • confusão
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • apreensões

O clopidogrel pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • hematoma ou sangramento incomum

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Plavix®
Última revisão - 15/12/2020

Recomendamos Você

A verdade sobre os ensaios clínicos

A verdade sobre os ensaios clínicos

O número de enaio clínico conduzido no EUA creceu mai de 190% dede 2000. Para ajudar médico e cientita no tratamento, prevenção e diagnótico da doença mai prevalente...
Quais são os diferentes tipos de AVC?

Quais são os diferentes tipos de AVC?

Um derrame é uma emergência médica que ocorre quando o fluxo anguíneo para o cérebro é interrompido. em angue, ua célula cerebrai começam a morrer. Io pode caua...