O que são Nootrópicos?
Contente
- O que são nootrópicos?
- O que os nootrópicos fazem?
- Quais são alguns tipos comuns de nootrópicos?
- Existem riscos potenciais dos nootrópicos?
- Revisão para
Você deve ter ouvido a palavra "nootrópicos" e pensado que era apenas mais uma moda passageira da saúde. Mas considere isto: se você estiver lendo isto enquanto toma uma xícara de café, é provável que você tenha alguns nootrópicos em seu sistema agora.
O que são nootrópicos?
No nível mais básico, nootrópicos (pronunciadonew-trope-iks) são "qualquer coisa que melhore o desempenho mental ou a função cerebral", diz Anthony Gustin, um praticante de medicina funcional e CEO da Perfect Keto com sede em Austin, Texas. Existem muitos tipos diferentes de nootrópicos, mas entre os mais comuns está a cafeína.
Então, o que são nootrópicos, na verdade? "Eles são um grupo de suplementos sem receita e medicamentos prescritos que afirmam agir como estimuladores cognitivos, visando melhorar a memória, o foco e a concentração", explica Arielle Levitan, médica, interna e cofundadora da Vous Vitamin com sede fora de Chicago.
Eles vêm em muitas formas, incluindo pílulas, pós e líquidos, e existem alguns tipos diferentes: ervas, sintéticas ou o que Gustin chama de nootrópicos "intermediários", que é onde a cafeína cai.
Então, por que os nootrópicos ficam agitados de repente? Pense neles como a última parte da tendência da biohacking - também conhecida como, usar ciência, biologia e autoexperimentação para assumir o controle de seu corpo e cuidar da saúde do seu cérebro. Faz muito sentido quando você pensa sobre isso; afinal, quem não gostaria de aumentar sua função cognitiva geral?
“Espera-se que as pessoas tenham um desempenho melhor agora”, diz Gustin. "Estamos em modo de ajustes, querendo otimizar nossas vidas."
E ele está no caminho certo: o mercado global de nootrópicos deve atingir mais de US $ 6 bilhões em 2024, ante US $ 1,3 bilhão em 2015, de acordo com um relatório da Credence Research.
O que os nootrópicos fazem?
"Há uma série de maneiras pelas quais os nootrópicos podem melhorar e mudar o humor, aumentar o foco, aumentar a capacidade de memória, ajudar com a frequência com que você pode relembrar coisas, aplicar memórias armazenadas e aumentar a motivação e o impulso", diz Gustin.
Enquanto muitos nootrópicos são substâncias com benefícios comprovados na função cognitiva, outros são mais especulativos e têm menos pesquisas que apoiam seus benefícios ou riscos, diz o Dr. Levitan. Por exemplo, nootrópicos estimulantes prescritos, como Adderall e Ritalina, foram associados a uma melhor atenção e memória, observa ela; e substâncias como cafeína e nicotina mostraram aumentar a função cognitiva. Mas isso não quer dizer que eles não tenham efeitos colaterais graves e consequências negativas em potencial.
No entanto, os benefícios de muitos dos nootrópicos suplementares por aí - como aqueles que você pode encontrar no Whole Foods, por exemplo - não são tão sustentados pela ciência, diz o Dr. Levitan. Existem alguns estudos menores, como um que mostra os benefícios do extrato de ginkgo biloba para a memória e um estudo em animais mostrando uma combinação de extrato de chá verde e l-teanina, melhorando a memória e a atenção - mas são necessárias mais pesquisas, diz ela.
Quais são alguns tipos comuns de nootrópicos?
Gustin recomenda nootrópicos à base de plantas, como cogumelo crina de leão, ashwagandha, ginseng, gingko biloba e cordyceps. Se você acha que isso soa familiar (digamos, depois de ler "O que são adaptógenos e eles podem ajudar a melhorar seus exercícios?"), Você está certo. “Alguns nootrópicos são adaptógenos e vice-versa, mas nem sempre um é exclusivamente o outro”, diz Gustin.
Esses suplementos de ervas funcionam bloqueando vias específicas no cérebro. Por exemplo, é por isso que a cafeína faz você se sentir como se tivesse energia - ela bloqueia temporariamente os neurotransmissores em seu cérebro chamados de receptores de adenosina, que sinalizam sensação de cansaço.
Alguns nootrópicos à base de ervas não fornecem apenas energia para o cérebro, mas também para os músculos e tecidos. Por exemplo, o beta-hidroxibutirato (BHB), uma variação suplementar de uma das três cetonas contendo energia primária produzida naturalmente pelo seu corpo quando você está seguindo uma dieta cetogênica, pode levar a um aumento de curto prazo nas cetonas no sangue, diz Gustin - o que pode melhorar o desempenho cognitivo e físico. (Gustin diz que é por isso que alguns de seus clientes tomam nootrópicos antes do treino.)
Por outro lado, nootrópicos sintéticos baseados em produtos químicos - como Adderall e Ritalina - na verdade alteram como os receptores em seu cérebro funcionam ao longo do tempo. "Você está literalmente mudando a química do seu cérebro com uma substância química estranha", diz Gustin. "Eles têm o seu lugar, mas usá-los isoladamente para melhorar sua capacidade mental é uma má ideia."
Nota: Embora alguns especialistas acreditem que os nootrópicos sejam mais eficazes quando tomados cumulativamente, não há muitas evidências para comprovar isso. Na verdade, a eficácia dos nootrópicos é uma experiência de tentativa e erro para cada pessoa e vai depender da química do seu cérebro, diz Gustin.
Existem riscos potenciais dos nootrópicos?
O risco potencial de tomar nootrópicos sintéticos é enorme, diz o Dr. Levitan. “Muitos desses suplementos contêm substâncias como a cafeína em quantidades muito altas, o que pode ser muito perigoso, especialmente se você combiná-los com álcool ou outros medicamentos”, diz ela. Por exemplo, eles podem aumentar sua pressão arterial e frequência cardíaca, podem ser viciantes e podem causar efeitos de rebote (como fadiga e depressão) quando você para de tomá-los, acrescenta ela. (Relacionado: Como os suplementos dietéticos podem interagir com seus medicamentos prescritos)
Os nootrópicos à base de ervas, embora menos intensos, apresentam os mesmos riscos que qualquer suplemento, pois não são regulamentados pelo FDA, portanto, você nunca pode ter certeza do que está dentro. A maioria terá o status GRAS, o que significa que eles são "geralmente considerados seguros", mas alguns não, diz Gustin. “É preciso ter muito cuidado, pois alguns podem não ter os ingredientes reais que afirmam ter no produto”, diz ele. Ele recomenda pedir à empresa um certificado de análise, que confirma que os ingredientes do rótulo estão no produto. É uma "grande bandeira vermelha" se eles não fornecerem isso, acrescenta.
Embora o Dr. Levitan reconheça que algumas pessoaspoderia beneficiar-se de suplementos nootrópicos à base de ervas, garantindo que você esteja recebendo as vitaminas certas - como vitaminas D e B, magnésio e ferro - pode ser uma forma alternativa de aumentar sua energia e concentração ou melhorar seu humor e memória. “Esta é uma abordagem mais sólida do que ingerir produtos desconhecidos com dados de segurança limitados disponíveis”, observa ela. (Relacionado: Por que as vitaminas B são o segredo para mais energia)
Antes de adicionar ou alterar um suplemento em sua rotina de vitaminas, converse com seu médico. Se você decidir que deseja experimentar nootrópicos à base de ervas, faça sua pesquisa e esteja preparado para uma sensação potencialmente estranha na primeira vez que tomá-los, diz Gustin.
“Imagine se você está dirigindo um carro e tem muitos insetos no para-brisa”, diz Gustin, relacionando a analogia com o conceito de névoa cerebral. "Quando você limpa o pára-brisa pela primeira vez, vai notar um efeito de mudança de vida."