Divertículo de Meckel
Um divertículo de Meckel é uma bolsa na parede da parte inferior do intestino delgado que está presente ao nascimento (congênita). O divertículo pode conter tecido semelhante ao do estômago ou pâncreas.
Um divertículo de Meckel é tecido remanescente de quando o trato digestivo do bebê estava se formando antes do nascimento Um pequeno número de pessoas tem divertículo de Meckel. No entanto, apenas alguns desenvolvem sintomas.
Os sintomas podem incluir:
- Dor no abdômen que pode ser leve ou intensa
- Sangue nas fezes
- Nausea e vomito
Os sintomas costumam ocorrer durante os primeiros anos de vida. No entanto, eles podem não começar até a idade adulta.
Você pode fazer os seguintes testes:
- Hematócrito
- Hemoglobina
- Esfregaço de fezes para sangue invisível (teste de sangue oculto nas fezes)
- Tomografia computadorizada
- Varredura com tecnécio (também chamada de varredura Meckel)
Você pode precisar de cirurgia para remover o divertículo se houver sangramento. O segmento do intestino delgado que contém o divertículo é retirado. As extremidades do intestino são costuradas novamente.
Pode ser necessário tomar suplementos de ferro para tratar a anemia. Você pode precisar de uma transfusão de sangue se tiver muito sangramento,
A maioria das pessoas se recupera totalmente da cirurgia e não terá o problema de volta. As complicações da cirurgia também são improváveis.
As complicações podem incluir:
- Excesso de sangramento (hemorragia) do divertículo
- Dobramento dos intestinos (intussuscepção), um tipo de bloqueio
- Peritonite
- Rasgo (perfuração) do intestino no divertículo
Consulte o seu médico imediatamente se seu filho tiver sangue ou fezes com sangue ou se tiver dor abdominal contínua.
- Sistema digestivo
- Órgãos do sistema digestivo
- Diverticulectomia de Meckel - série
Baixo LM, Wershil BK. Anatomia, histologia, embriologia e anomalias do desenvolvimento do intestino delgado e grosso. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 98.
Kleigman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF. Duplicações intestinais, divertículo de meckel e outros remanescentes do ducto onfalomesentérico. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 331.