Doença de Ménière - autocuidado
Você viu o seu médico para a doença de Ménière. Durante os ataques de Ménière, você pode ter vertigem ou a sensação de que está girando. Você também pode ter perda auditiva (mais frequentemente em um ouvido) e zumbido ou rugido no ouvido afetado, chamado de zumbido. Você também pode sentir pressão ou plenitude nos ouvidos.
Durante os ataques, algumas pessoas acham que o repouso na cama ajuda a aliviar os sintomas de vertigem. Seu médico pode prescrever medicamentos como diuréticos (pílulas de água), anti-histamínicos ou ansiolíticos para ajudar. A cirurgia pode ser usada em alguns casos com sintomas persistentes, embora isso apresente riscos e raramente seja recomendada.
Não há cura para a doença de Ménière. No entanto, fazer algumas mudanças no estilo de vida pode ajudar a prevenir ou reduzir os ataques.
Fazer uma dieta com baixo teor de sal (sódio) ajuda a reduzir a pressão do fluido no ouvido interno. Isso pode ajudar a controlar os sintomas da doença de Ménière. Seu provedor pode recomendar o corte para 1000 a 1500 mg de sódio por dia. Isso é cerca de ¾ colher de chá (4 gramas) de sal.
Comece retirando o saleiro da mesa e não adicione sal aos alimentos. Você obtém bastante da comida que você come.
Essas dicas podem ajudá-lo a cortar o sal extra de sua dieta.
Ao fazer compras, procure opções saudáveis que sejam naturalmente pobres em sal, incluindo:
- Frutas e vegetais frescos ou congelados.
- Carne, frango, peru e peixe frescos ou congelados. Observe que o sal é frequentemente adicionado a perus inteiros, portanto, certifique-se de ler o rótulo.
Aprenda a ler rótulos.
- Verifique todos os rótulos para ver a quantidade de sal em cada porção de sua comida. Um produto com menos de 100 mg de sal por porção é bom.
- Os ingredientes são listados de acordo com a quantidade que o alimento contém. Evite alimentos que listam sal próximo ao topo da lista de ingredientes.
- Procure por estas palavras: baixo teor de sódio, sem sódio, sem adição de sal, com teor de sódio reduzido ou sem sal.
Alimentos a evitar incluem:
- A maioria dos alimentos enlatados, a menos que o rótulo diga baixo ou nenhum sódio. Alimentos enlatados geralmente contêm sal para preservar a cor dos alimentos e mantê-los com aspecto fresco.
- Alimentos processados, como carnes curadas ou defumadas, bacon, cachorro-quente, salsicha, mortadela, presunto e salame.
- Alimentos embalados, como macarrão com queijo e misturas de arroz.
- Anchovas, azeitonas, picles e chucrute.
- Molhos de soja e Worcestershire.
- Tomate e outros sucos de vegetais.
- A maioria dos queijos.
- Muitos molhos para salada engarrafados e misturas para molhos para salada.
- A maioria dos salgadinhos, como batatas fritas ou biscoitos.
Quando você cozinha e come em casa:
- Substitua o sal por outros temperos. Pimenta, alho, ervas e limão são boas escolhas.
- Evite misturas de especiarias embaladas. Eles geralmente contêm sal.
- Use alho e cebola em pó, não alho e sal de cebola.
- NÃO coma alimentos que contenham glutamato monossódico (MSG).
- Substitua o saleiro por uma mistura de temperos sem sal.
- Use azeite e vinagre em saladas. Adicione ervas frescas ou secas.
- Coma frutas frescas ou sorvete de sobremesa.
Quando você sai para comer:
- Opte por alimentos cozidos no vapor, grelhados, assados, fervidos e grelhados sem adição de sal, molhos ou queijo.
- Se você acha que o restaurante pode usar MSG, peça a eles para não adicioná-lo ao seu pedido.
Tente comer a mesma quantidade de comida e beber a mesma quantidade de líquido quase no mesmo horário todos os dias. Isso pode ajudar a reduzir as alterações no equilíbrio de fluidos em seu ouvido.
Fazer as seguintes alterações também pode ajudar:
- Alguns medicamentos de venda livre, como antiácidos e laxantes, contêm muito sal. Se precisar desses medicamentos, pergunte ao seu provedor ou farmacêutico quais marcas contêm pouco ou nenhum sal.
- Amaciantes de água caseiros adicionam sal à água. Se você tiver um, limite a quantidade de água da torneira que você bebe. Em vez disso, beba água engarrafada.
- Evite cafeína e álcool, que podem piorar os sintomas.
- Se você fuma, pare. Parar de fumar pode ajudar a reduzir os sintomas.
- Algumas pessoas acham que controlar os sintomas da alergia e evitar os gatilhos da alergia ajuda a diminuir os sintomas da doença de Meniere.
- Durma bastante e tome medidas para reduzir o estresse.
Para algumas pessoas, a dieta por si só não é suficiente. Se necessário, o seu provedor também pode dar comprimidos de água (diuréticos) para ajudar a reduzir o fluido em seu corpo e a pressão do fluido no ouvido interno. Você deve fazer exames de acompanhamento regulares e trabalho de laboratório, conforme sugerido pelo seu provedor. Os anti-histamínicos também podem ser prescritos. Estes medicamentos podem causar sonolência, pelo que deve tomá-los primeiro quando não tiver de conduzir ou estar alerta para tarefas importantes.
Se a cirurgia for recomendada para sua condição, converse com seu cirurgião sobre quaisquer restrições específicas que você possa ter após a cirurgia.
Ligue para o seu médico se tiver sintomas da doença de Ménière ou se os sintomas piorarem. Isso inclui perda de audição, zumbido nos ouvidos, pressão ou plenitude nos ouvidos ou tontura.
Hydrops - autocuidado; Hidropisia endolinfática - autocuidado; Tontura - autocuidado Ménière; Vertigo - autocuidado Ménière; Perda de equilíbrio - autocuidado de Ménière; Hidropisia endolinfática primária - autocuidado; Vertigem auditiva - autocuidado; Vertigem aural - autocuidado; Síndrome de Ménière - autocuidado; Vertigem iogênica - autocuidado
Baloh RW, Jen JC. Audição e equilíbrio. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 400.
Fife TD. Doença de Meniere. In: Kellerman RD, Rakel DP, eds. Terapia Atual de Conn 2020. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: 488-491.
Wackym PA. Neurotology. In: Winn HR, ed. Youmans e Winn Neurological Surgery. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 9.
- Doença de Meniere