Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS)
A Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) é uma doença respiratória grave que envolve principalmente o trato respiratório superior. Causa febre, tosse e falta de ar. Cerca de 30% das pessoas que contraíram essa doença morreram. Algumas pessoas apresentam apenas sintomas leves.
A MERS é causada pelo Coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV). Os coronavírus são uma família de vírus que podem causar infecções respiratórias leves a graves. O MERS foi relatado pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012 e depois se espalhou para muitos países. A maioria dos casos foi transmitida por pessoas que viajaram para os países do Oriente Médio.
Até o momento, houve apenas 2 casos de MERS nos Estados Unidos. Eles estavam em pessoas que viajavam da Arábia Saudita para os Estados Unidos e foram diagnosticados em 2014. O vírus representa um risco muito baixo para as pessoas nos Estados Unidos.
O vírus MERS vem do vírus MERS-CoV que se espalha principalmente de animais para humanos. O vírus foi encontrado em camelos, e a exposição a camelos é um fator de risco para MERS.
O vírus pode se espalhar entre pessoas em contato próximo. Isso inclui profissionais de saúde que cuidam de pessoas com MERS.
O período de incubação deste vírus não é conhecido com precisão. Este é o período de tempo entre o momento em que uma pessoa é exposta ao vírus e o momento em que ocorrem os sintomas. O período médio de incubação é de cerca de 5 dias, mas há casos que ocorreram entre 2 a 14 dias após a exposição.
Os principais sintomas são:
- Febre e calafrios
- Tosse
- Falta de ar
Os sintomas menos comuns incluem tosse com sangue, diarreia e vômitos.
Algumas pessoas infectadas com MERS-CoV apresentaram sintomas leves ou nenhum sintoma. Algumas pessoas com MERS desenvolveram pneumonia e insuficiência renal. Cerca de 3 a 4 em cada 10 pessoas com MERS morreram. A maioria das pessoas que desenvolveram doenças graves e morreram tinha outros problemas de saúde que enfraqueceram o sistema imunológico.
No momento, não há vacina para MERS e nenhum tratamento específico. Cuidados de suporte são fornecidos.
Se você planeja viajar para um dos países onde a MERS está presente, os Centros de Prevenção de Controle de Doenças (CDC) aconselham tomar as seguintes medidas para prevenir doenças.
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão por 20 segundos. Ajude as crianças a fazerem o mesmo. Se não houver água e sabão disponíveis, use um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel ao tossir ou espirrar e jogue o lenço no lixo.
- Evite tocar seus olhos, nariz e boca com as mãos sujas.
- Evite contato próximo, como beijar, compartilhar xícaras ou compartilhar talheres com pessoas doentes.
- Limpe e desinfete as superfícies tocadas com frequência, como brinquedos e maçanetas.
- Se você entrar em contato com animais, como camelos, lave bem as mãos depois. Foi relatado que alguns camelos são portadores do vírus MERS.
Para obter mais informações sobre a MERS, você pode visitar os seguintes sites.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) - www.cdc.gov/coronavirus/mers/index.html
Site da Organização Mundial de Saúde. Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) - www.who.int/health-topics/middle-east-respiratory-syndrome-coronavirus-mers#tab=tab_1
Coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio; MERS-CoV; Coronavírus; CoV
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS): perguntas e respostas frequentes. www.cdc.gov/coronavirus/mers/faq.html. Atualizado em 2 de agosto de 2019. Acessado em 14 de abril de 2020.
Gerber SI, Watson JT. Coronavírus. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 342.
Perlman S, McIntosh K. Coronaviruses, incluindo síndrome respiratória aguda grave (SARS) e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 155.
Site da Organização Mundial de Saúde. Coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV). www.who.int/health-topics/middle-east-respiratory-syndrome-coronavirus-mers#tab=tab_1. Atualizado em 21 de janeiro de 2019. Acessado em 19 de novembro de 2020.