Ferimentos por arma de fogo - cuidados posteriores
Um ferimento por arma de fogo é causado quando uma bala ou outro projétil é disparado dentro ou através do corpo. Ferimentos por arma de fogo podem causar ferimentos graves, incluindo:
- Sangramento severo
- Danos aos tecidos e órgãos
- Ossos quebrados
- Infecções de feridas
- Paralisia
A quantidade de dano depende da localização da lesão e da velocidade e tipo de bala. Ferimentos por arma de fogo na cabeça ou no corpo (torso) podem causar mais danos. Feridas de alta velocidade com fratura estão associadas a um risco aumentado de infecção.
Se a ferida for grave, você pode ter feito uma cirurgia para:
- Parar o sangramento
- Limpe a ferida
- Encontre e remova peças de bala
- Encontre e remova pedaços de osso quebrado ou estilhaçado
- Coloque drenos ou tubos para fluidos corporais
- Remova partes ou inteiras dos órgãos
Ferimentos por arma de fogo que passam pelo corpo sem atingir os órgãos principais, vasos sanguíneos ou ossos tendem a causar menos danos.
Você pode ter pedaços de bala que permanecem em seu corpo. Freqüentemente, eles não podem ser removidos sem causar mais danos. O tecido cicatricial se formará ao redor dessas peças restantes, o que pode causar dor contínua ou outro desconforto.
Você pode ter uma ferida aberta ou fechada, dependendo de sua lesão. Seu médico lhe dirá como trocar seu curativo e como cuidar de sua ferida. Lembre-se destas dicas:
- Mantenha o curativo e a área ao redor limpos e secos.
- Tome quaisquer antibióticos ou analgésicos conforme as instruções. Os ferimentos à bala podem infeccionar porque o material e os detritos podem ser puxados para dentro do ferimento com a bala.
- Tente elevar a ferida para que fique acima do seu coração. Isso ajuda a reduzir o inchaço. Você pode precisar fazer isso sentado ou deitado. Você pode usar travesseiros para sustentar a área.
- Se o seu provedor disser que está tudo bem, você pode usar uma bolsa de gelo no curativo para ajudar com o inchaço. Pergunte com que freqüência você deve aplicar o gelo. Certifique-se de manter o curativo seco.
Seu provedor pode trocar o curativo para você primeiro. Depois de obter o OK para mudar o curativo você mesmo:
- Siga as instruções sobre como limpar e secar a ferida.
- Certifique-se de lavar as mãos após remover um curativo antigo e antes de limpar o ferimento.
- Lave as mãos novamente após limpar a ferida e aplicar o novo curativo.
- Não use produtos de limpeza para a pele, álcool, peróxido, iodo ou sabonetes com produtos químicos antibacterianos na ferida, a menos que o seu provedor diga para fazer isso. Isso pode danificar o tecido da ferida e retardar a cicatrização.
- Não aplique nenhuma loção, creme ou remédio à base de ervas sobre ou ao redor da ferida sem perguntar primeiro ao seu médico.
Se você tiver pontos ou grampos não solúveis, seu provedor os removerá dentro de 3 a 21 dias. Não puxe os pontos nem tente removê-los sozinho.
Seu provedor irá informá-lo quando estiver tudo bem para tomar banho depois de voltar para casa. Você pode precisar tomar banhos de esponja por vários dias até que a ferida cicatrize o suficiente para tomar banho. Tenha em mente:
- Chuveiros são melhores do que banhos porque a ferida não fica de molho na água. Molhar a ferida pode fazer com que ela reabra.
- Remova o curativo antes do banho, a menos que seja instruído de outra forma. Alguns curativos são à prova d'água. Ou seu provedor pode sugerir cobrir a ferida com um saco plástico para mantê-la seca.
- Se o seu provedor der OK, lave suavemente a ferida com água enquanto toma banho. Não esfregue ou esfregue a ferida.
- Seque suavemente a área ao redor da ferida com uma toalha limpa. Deixe a ferida secar ao ar.
Ser baleado por uma arma é traumático. Você pode sentir choque, medo por sua segurança, depressão ou raiva como resultado. Esses são sentimentos completamente normais para alguém que passou por um evento traumático. Esses sentimentos não são sinais de fraqueza. Você também pode notar outros sintomas, como:
- Ansiedade
- Pesadelos ou dificuldade em dormir
- Pensando continuamente no evento
- Irritabilidade ou aborrecimento fácil
- Não tendo muita energia ou apetite
- Sentindo-se triste e retraído
Você precisa cuidar de si mesmo e se curar tanto emocional quanto fisicamente. Se você se sentir oprimido por esses sentimentos, ou se eles durarem mais de 3 semanas, entre em contato com o seu provedor. Se esses sintomas continuarem, eles podem ser sinais de síndrome de estresse pós-traumático ou PTSD. Existem tratamentos que podem ajudá-lo a se sentir melhor.
Ligue para seu provedor se:
- A dor piora ou não melhora depois de tomar analgésicos.
- Você tem sangramento que não para após 10 minutos com pressão direta e suave.
- Seu curativo se solta antes que seu provedor diga que está tudo bem para removê-lo.
Você também deve ligar para o seu médico se notar sinais de infecção, como:
- Aumento da drenagem da ferida
- A drenagem torna-se espessa, bronzeada, verde ou amarela ou cheira mal (pus)
- Sua temperatura está acima de 100 ° F (37,8 ° C) ou mais por mais de 4 horas
- Aparecem listras vermelhas que se afastam da ferida
Simon BC, Hern HG. Princípios de manejo de feridas. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 52.
Zych GA, Kalandiak SP, Owens PW, Blease R. feridas por arma de fogo e lesões por explosão. In: Browner BD, Jupiter JB, Krettek C, Anderson PA, eds. Trauma Esqueletal: Ciência Básica, Gestão e Reconstrução. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 20.
- Feridas e Lesões