Cuspindo - autocuidado

Cuspir é comum em bebês. Os bebês podem cuspir quando arrotam ou com a baba. Cuspir não deve causar nenhum sofrimento ao seu bebê. Na maioria das vezes, os bebês param de cuspir quando têm cerca de 7 a 12 meses de idade.
Seu bebê está cuspindo porque:
- O músculo na parte superior do estômago do seu bebê pode não estar totalmente desenvolvido. Portanto, o estômago do bebê não consegue reter o leite.
- A válvula na parte inferior do estômago pode estar muito fechada. Então o estômago fica muito cheio e o leite sai.
- Seu bebê pode beber muito leite muito rápido e respirar muito ar durante o processo. Essas bolhas de ar enchem o estômago e sai leite.
- A alimentação excessiva faz com que seu bebê fique muito cheio, de modo que o leite sobe.
Cuspir muitas vezes não é devido a uma intolerância à fórmula ou a uma alergia a algo na dieta da mãe que amamenta.
Se seu bebê está saudável, feliz e crescendo bem, você não precisa se preocupar. Bebês que estão crescendo bem geralmente ganham pelo menos 170 gramas por semana e molham as fraldas pelo menos a cada 6 horas.
Para reduzir a cusparada, você pode:
- Arrotar seu bebê várias vezes durante e após a alimentação. Para fazer isso, sente o bebê em pé com a mão apoiando a cabeça. Deixe o bebê inclinar-se ligeiramente para a frente, dobrando-se na cintura. Dê um tapinha gentil nas costas do seu bebê. (Arrotar o bebê por cima do ombro coloca pressão no estômago. Isso pode causar mais cusparadas.)
- Tente amamentar com apenas uma mama por mamada durante a amamentação.
- Alimente quantidades menores de fórmula com mais frequência. Evite grandes quantidades de uma só vez. Certifique-se de que o orifício no bico não seja muito grande durante a alimentação com mamadeira.
- Segure seu bebê em pé por 15 a 30 minutos após a alimentação.
- Evite muitos movimentos durante e imediatamente após a alimentação.
- Eleve ligeiramente a cabeça dos berços dos bebês para que os bebês possam dormir com a cabeça ligeiramente para cima.
- Converse com o médico do seu bebê sobre tentar uma fórmula diferente ou remover certos alimentos da dieta da mãe (geralmente leite de vaca).
Se a cuspida do seu bebê for forte, ligue para o provedor do seu bebê. Você quer ter certeza de que seu bebê não tem estenose pilórica, um problema em que a válvula na parte inferior do estômago é muito apertada e precisa ser consertada.
Além disso, ligue para o seu provedor se o seu bebê chora frequentemente durante ou após as mamadas ou muitas vezes não consegue ser acalmado após as mamadas.
Cuspindo
Posição de arroto do bebê
Bebê cuspindo
Hibbs AM. Refluxo gastrointestinal e motilidade no recém-nascido. In: Martin RJ, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Medicina Neonatal-Perinatal de Fanaroff e Martin. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 82.
Maqbool A, Liacouras CA. Fenômenos do trato digestivo normal. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 331.
Noel RJ. Vômito e regurgitação. In: Kliegman RM, Lye SP, Bordini BJ, Toth H, Basel D, eds. Diagnóstico baseado em sintomas pediátricos de Nelson. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 12.
- Refluxo em bebês