Cefaleia tensional
Uma cefaléia tensional é o tipo mais comum de cefaléia. É dor ou desconforto na cabeça, couro cabeludo ou pescoço e costuma estar associada à rigidez muscular nessas áreas.
As cefaleias tensionais ocorrem quando os músculos do pescoço e do couro cabeludo ficam tensos ou contraem. As contrações musculares podem ser uma resposta ao estresse, depressão, traumatismo craniano ou ansiedade.
Eles podem ocorrer em qualquer idade, mas são mais comuns em adultos e adolescentes mais velhos. É um pouco mais comum em mulheres e tende a ocorrer em famílias.
Qualquer atividade que faça com que a cabeça fique na mesma posição por muito tempo, sem se mover, pode causar dor de cabeça. As atividades podem incluir digitação ou outro trabalho no computador, bom trabalho com as mãos e o uso de um microscópio. Dormir em uma sala fria ou dormir com o pescoço em uma posição anormal também pode desencadear uma cefaléia tensional.
Outros gatilhos de dores de cabeça tensionais incluem:
- Estresse físico ou emocional
- Uso de álcool
- Cafeína (em excesso ou abstinência)
- Resfriados, gripe ou infecção sinusal
- Problemas dentários, como aperto da mandíbula ou ranger de dentes
- Tensão ocular
- Tabagismo excessivo
- Fadiga ou esforço excessivo
Podem ocorrer cefaleias tensionais quando também tem enxaqueca. As cefaleias tensionais não estão associadas a doenças cerebrais.
A dor de cabeça pode ser descrita como:
- Maçante, tipo pressão (não latejante)
- Uma faixa apertada ou torno na ou ao redor da cabeça
- Tudo (não apenas em um ponto ou lado)
- Pior no couro cabeludo, nas têmporas ou na nuca e, possivelmente, nos ombros
A dor pode ocorrer uma vez, constantemente ou diariamente. A dor pode durar de 30 minutos a 7 dias. Pode ser desencadeado ou piorar com estresse, fadiga, ruído ou claridade.
Pode haver dificuldade para dormir. As cefaleias tensionais geralmente não causam náuseas ou vômitos.
Pessoas com dores de cabeça tensionais tentam aliviar a dor massageando o couro cabeludo, as têmporas ou a parte inferior do pescoço.
Se a sua dor de cabeça for leve a moderada, sem outros sintomas, e responder ao tratamento caseiro dentro de algumas horas, você pode não precisar de exames ou testes adicionais.
Com uma cefaleia tensional, geralmente não há problemas com o sistema nervoso. Mas os pontos sensíveis (pontos-gatilho) nos músculos costumam ser encontrados nas áreas do pescoço e dos ombros.
O objetivo é tratar seus sintomas de dor de cabeça imediatamente e prevenir dores de cabeça, evitando ou alterando seus gatilhos. Um passo fundamental para fazer isso envolve aprender a gerenciar suas dores de cabeça tensionais em casa:
- Manter um diário de dor de cabeça para ajudá-lo a identificar os gatilhos da dor de cabeça para que você e seu médico possam fazer mudanças em seu estilo de vida para reduzir o número de dores de cabeça que você tem
- Aprender o que fazer para aliviar uma dor de cabeça quando ela começar
- Aprendendo como tomar seus remédios para dor de cabeça da maneira correta
Os medicamentos que podem aliviar uma dor de cabeça tensional incluem:
- Medicamentos para dor de venda livre (OTC), como aspirina, ibuprofeno ou paracetamol
- Analgésicos narcóticos geralmente não são recomendados
- Relaxantes musculares
- Antidepressivos tricíclicos para prevenir recorrências
Esteja ciente que:
- Tomar medicamentos mais de 3 dias por semana pode causar cefaleias rebound. Estas são dores de cabeça que continuam voltando devido ao uso excessivo de remédios para dor.
- Tomar muito paracetamol pode causar danos ao fígado.
- O excesso de ibuprofeno ou aspirina pode irritar o estômago ou danificar os rins.
Se esses medicamentos não ajudarem, converse com seu médico sobre os medicamentos prescritos.
Outros tratamentos que você pode discutir com seu provedor incluem relaxamento ou treinamento de gerenciamento de estresse, massagem, biofeedback, terapia cognitivo-comportamental ou acupuntura.
As cefaleias tensionais costumam responder bem ao tratamento. Mas se as dores de cabeça forem de longo prazo (crônicas), elas podem interferir na vida e no trabalho.
Ligue para o 911 se:
- Você está experimentando "a pior dor de cabeça da sua vida".
- Você tem problemas de fala, visão ou movimento ou perda de equilíbrio, especialmente se nunca teve esses sintomas de dor de cabeça antes.
- A dor de cabeça começa muito repentinamente.
- A dor de cabeça ocorre com vômitos repetidos.
- Você está com febre alta.
Além disso, ligue para seu provedor se:
- Seus padrões de dor de cabeça ou dor mudam.
- Tratamentos que antes funcionavam não são mais úteis.
- Você tem efeitos colaterais de medicamentos, incluindo batimento cardíaco irregular, pele pálida ou azulada, sonolência extrema, tosse persistente, depressão, fadiga, náuseas, vômitos, diarreia, prisão de ventre, dor de estômago, cólicas, boca seca ou sede extrema.
- Você está grávida ou pode engravidar. Alguns medicamentos não devem ser tomados durante a gravidez.
Aprenda e pratique o gerenciamento do estresse. Algumas pessoas consideram os exercícios de relaxamento ou meditação úteis. O biofeedback pode ajudá-lo a melhorar o efeito dos exercícios de relaxamento e pode ser útil para dores de cabeça tensionais de longa duração (crônica).
Dicas para evitar dores de cabeça tensionais:
- Mantenha-se aquecido se a dor de cabeça estiver associada ao resfriado.
- Use um travesseiro diferente ou mude as posições de dormir.
- Pratique uma boa postura ao ler, trabalhar ou fazer outras atividades.
- Exercite o pescoço e os ombros com frequência ao trabalhar em computadores ou fazer outro trabalho próximo.
- Durma bastante e descanse.
Massagear os músculos doloridos também pode ajudar.
Cefaleia do tipo tensional; Cefaleia do tipo tensional episódica; Dor de cabeça de contração muscular; Dor de cabeça - benigna; Dor de cabeça - tensão; Dores de cabeça crônicas - tensão; Dores de cabeça de rebote - tensão
- Dor de cabeça - o que perguntar ao seu médico
- Dor de cabeça
- Cefaleia do tipo tensional
Garza I, Schwedt TJ, Robertson CE, Smith JH. Dor de cabeça e outras dores craniofaciais. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 103.
Jensen RH. Cefaléia do tipo tensional - a cefaléia normal e mais prevalente. Dor de cabeça. 2018; 58 (2): 339-345. PMID: 28295304 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28295304.
Rozental JM. Cefaleia do tipo tensional, cefaleia do tipo tensional crônica e outros tipos de cefaleia crônica. Em: Benzon HT, Raja SN, Liu SS, Fishman SM, Cohen SP, eds. Essentials of Pain Medicine. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 20.