Alimentos que aumentam a dieta
Os alimentos que aumentam a dieta nutrem você sem adicionar muitas calorias extras do açúcar e da gordura saturada. Em comparação com alimentos que acabam com a dieta, essas opções saudáveis são ricas em nutrientes e demoram mais para digerir, então você fica satisfeito por mais tempo.
Qualquer dieta saudável inclui frutas e vegetais todos os dias. Os alimentos que crescem em fazendas, jardins ou árvores são carregados de nutrientes e fibras. Eles o preenchem e fornecem um fluxo constante de energia.
Maneiras de comer frutas. Mantenha uma tigela de frutas estocada em sua cozinha para um lanche rápido e saudável. Se tiver pouco tempo, use frutas congeladas que já vêm fatiadas. Certifique-se de que não há adição de açúcar. A lista de ingredientes deve incluir apenas frutas. Outras sugestões de serviço incluem:
- Bagas com iogurte desnatado
- Smoothie de frutas com iogurte desnatado
- Salada cítrica com nozes
- Salada de melancia com vinagre balsâmico
- Abacaxi grelhado, pêssegos ou nectarinas
- Peras escalfadas
- Salada de espinafre e pêra
Maneiras de comer vegetais. Corte vegetais crus como cenouras ou pimentões em palitos para que você possa beliscá-los ao longo do dia. Você também pode comê-los em uma salada. Assim como as frutas, muitos vegetais vêm pré-cortados e congelados. Mais uma vez, verifique o rótulo para se certificar de que a lista de ingredientes inclui apenas vegetais. Experimente estas idéias de receitas de vegetais:
- Brócolis frito com arroz integral
- Couve com ovo frito
- Beterraba assada com erva-doce e rodelas de laranja
- Salada de milho e tomate
- Espetinhos vegetarianos grelhados ou vegetais assados
- Sopas com baixo teor de sódio compradas em lojas com vegetais congelados
- Legumes congelados mexidos em massa fervendo durante os últimos 5 minutos de cozimento
O feijão é uma ótima fonte de proteínas e fibras. Você pode usar feijão para reduzir ou até mesmo substituir a carne em muitos pratos.
Maneiras de comer feijão. Se você não tem tempo para pré-ensopar e cozinhar os feijões secos, os feijões enlatados pouparão seu tempo. Apenas certifique-se de comprar feijão com baixo teor de sal (sódio). Você também pode reduzir o teor de sódio enxaguando e escorrendo os feijões enlatados. Aqui estão algumas maneiras saborosas de comer mais feijão:
- Pimenta Vegetariana com Feijão Vermelho
- Molho de ervilha
- Hummus feito com grão de bico
- Sopa de lentilha com cenoura e espinafre
- Sopa de ervilha
- Arroz integral e feijão
- Salada de feijão branco com limão e abacate
- Hambúrgueres vegetarianos
Pelo menos metade dos grãos que você come deve ser grãos inteiros. Os grãos inteiros ainda têm a maior parte dos nutrientes e fibras com que começaram como plantas, porque os grãos inteiros contêm o grão inteiro. É por isso que o pão integral tem textura e o pão branco é macio.
Maneiras de comer grãos inteiros. Ao escolher alimentos feitos com grãos inteiros, verifique a lista de ingredientes, os grãos inteiros devem ser listados primeiro. Ótimas maneiras de obter mais grãos integrais incluem:
- Torrada de trigo integral ou multigrãos com abacate
- Aveia com frutas vermelhas
- Arroz selvagem e salada de cogumelos
- Arroz integral com legumes refogados
- Cevada integral e sopa de vegetais
- Pizza de trigo integral com vegetais grelhados e molho marinara
- Pipoca com pouco ou nenhum sal e manteiga adicionados
Leite desnatado e desnatado, iogurte e queijo cottage são fontes saudáveis de cálcio, vitamina D e potássio. Ao contrário das bebidas adoçadas com calorias extras, o leite o preenche com nutrientes.
Maneiras de obter mais laticínios. Seja criativo ao adicionar laticínios à sua dieta:
- Adicione leite ao cereal rico em fibras
- Cozinhe sua aveia com leite desnatado em vez de água
- Coma iogurte sozinho, com frutas ou regado com mel
- Use molho para salada à base de iogurte
- Substituir iogurte grego por creme de leite
- Lanche em palitos de queijo com baixo teor de gordura ou desnatado
- Espalhe queijo cottage baixo teor de gordura em biscoitos de trigo e cubra com tomates
- Adicione uma colher de queijo cottage desnatado aos ovos mexidos
Adicione quantidades limitadas desses alimentos à sua dieta.
Nuts. Em pequenas quantidades, as nozes são uma ótima fonte de fibra, proteína e gordura saudável. Mas as nozes também são ricas em calorias e são fáceis de comer demais. Coma com moderação. Porcionar nozes antes do tempo, em vez de comê-las direto do recipiente. Adicione nozes às saladas e pratos principais como fonte de proteína.
Óleos saudáveis. Óleos como azeite de oliva, óleo de canola, óleo de girassol, óleo de cártamo e margarina mole são ótimos substitutos para óleos ricos em gordura sólida, como manteiga e gordura vegetal. Muitos óleos com alto teor de gordura sólida são prejudiciais à cintura e ao coração.
Use óleos saudáveis em vez de manteiga para cozinhar e em molhos para salada para adicionar riqueza às suas refeições. Como as nozes, os óleos são ricos em calorias, por isso são mais saudáveis em quantidades menores.
Frutos do mar. Frutos do mar são ricos em nutrientes e gordura saudável para o coração. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) recomenda comer pelo menos uma porção de 8 onças (226 gramas) de frutos do mar toda semana. As escolhas saudáveis incluem sardinha, arenque, tilápia e truta.
Frango. O frango fica mais saudável quando você o assa, grelhe ou grelhe. Os peitos de frango têm menos gordura e calorias do que as coxas de frango. Não há problema em cozinhar frango com pele, o que ajuda a mantê-lo úmido. Remova a pele antes de comer para economizar cerca de 50 calorias e quase 5 gramas de gordura.
Frango frito, asas de frango ou frango servido com molho de natas são algumas das muitas maneiras de tornar o frango insalubre. É melhor evitar essas opções de frango.
Cortes magros de carne. Se a carne é magra ou rica em gordura, depende da parte do animal de onde veio.
- Uma porção de lombo de porco contém 3 gramas de gordura. As costelas sobressalentes têm 26 gramas de gordura.
- Um bife de lombo de topo tem 7 gramas de gordura. A costela tem quase 23 gramas de gordura.
- Procure carne moída rotulada como "97% a 99% magra".
É ainda mais saudável usar carne magra como guarnição, em vez de como prato principal. Por exemplo, cozinhe um pouco de carne moída magra, escorra todo o óleo e adicione, junto com as cenouras e as abobrinhas picadas, a uma panela de molho de tomate.
Obesidade - alimentos que aumentam a dieta; Excesso de peso - alimentos que estimulam a dieta
Site da Academia de Nutrição e Dietética. Comida. www.eatright.org/food. Acessado em 3 de dezembro de 2020.
Despres J-P, Larose E, Poirier P. Obesity and cardiometabolic disease. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann, DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 50.
Departamento de Agricultura dos EUA e Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Diretrizes dietéticas para americanos, 2020-2025. 9ª Edição. www.dietaryguidelines.gov/sites/default/files/2020-12/Dietary_Guidelines_for_Americans_2020-2025.pdf. Atualizado em dezembro de 2020. Acesso em 30 de dezembro de 2020.
- Dietas