Granuloma anular
O granuloma anular (GA) é uma doença cutânea crônica (crônica) que consiste em uma erupção cutânea com saliências avermelhadas dispostas em um círculo ou anel.
GA afeta mais freqüentemente crianças e adultos jovens. É um pouco mais comum em mulheres.
A condição é geralmente observada em pessoas saudáveis. Às vezes, pode estar associado a diabetes ou doenças da tireoide. A causa exata do GA é desconhecida.
O GA geralmente não causa outros sintomas, mas a erupção pode causar uma leve coceira.
As pessoas geralmente notam um anel de pequenas saliências firmes (pápulas) na parte de trás dos antebraços, mãos ou pés. Ocasionalmente, eles podem encontrar vários toques.
Em casos raros, GA aparece como um nódulo firme sob a pele dos braços ou pernas. Em alguns casos, a erupção se espalha por todo o corpo.
Seu médico pode pensar que você tem uma infecção fúngica ao olhar para sua pele, pois o formato do anel pode se parecer com uma micose. Uma raspagem de pele e teste KOH podem ser usados para dizer a diferença entre GA e uma infecção fúngica.
Você também pode precisar de uma biópsia cutânea para confirmar o diagnóstico de GA.
GA pode resolver por conta própria. Você pode não precisar de tratamento para GA, exceto por razões estéticas. Às vezes, usam-se pomadas ou cremes esteróides muito fortes para limpar a erupção mais rapidamente.As injeções de esteróides diretamente nos anéis também podem ser eficazes. Alguns provedores podem optar por congelar as saliências com nitrogênio líquido.
Pessoas com casos graves ou generalizados podem precisar de medicamentos que suprimem o sistema imunológico. A terapia com laser e luz ultravioleta (fototerapia) também pode ajudar.
Na maioria dos casos, o GA desaparece sem tratamento em 2 anos. Os anéis podem permanecer por muitos anos. O aparecimento de novos anéis anos depois não é incomum.
Ligue para o seu médico se notar inchaços em forma de anel em qualquer parte da pele que não desaparecem em algumas semanas.
Nódulo pseudorreumatoide - granuloma anular subcutâneo; GA
- Granuloma anular na pálpebra
- Granuloma anular no cotovelo
- Granuloma anular nas pernas
Dinulos JGH. Manifestações cutâneas de doença interna. In: Dinulos JGH, ed. Dermatologia Clínica de Habif. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 26.
Patterson JW. O padrão de reação granulomatosa. In: Patterson JW, ed. Patologia da pele de Weedon. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 8.