Tratamento do câncer: fertilidade e efeitos colaterais sexuais em mulheres
O tratamento do câncer pode causar efeitos colaterais. Alguns desses efeitos colaterais podem afetar sua vida sexual ou fertilidade, que é sua capacidade de ter filhos. Esses efeitos colaterais podem durar pouco tempo ou ser permanentes. O tipo de efeito colateral que você tem depende do seu tipo de câncer e do seu tratamento.
Muitos tratamentos contra o câncer podem causar efeitos colaterais sexuais. Mas é mais provável que você tenha esses efeitos colaterais se estiver sendo tratado para um destes tipos de câncer:
- Câncer cervical
- cancro do ovário
- Câncer colorretal
- Câncer uterino
- Câncer vaginal
- Câncer de mama
- Câncer de bexiga
Para as mulheres, os efeitos colaterais sexuais mais comuns incluem:
- Perda de desejo
- Dor durante o sexo
Outros efeitos colaterais podem incluir:
- Não ser capaz de ter um orgasmo
- Dormência ou dor nos órgãos genitais
- Problemas com fertilidade
Muitas pessoas também apresentam efeitos colaterais emocionais após o tratamento do câncer, como sentir-se deprimido ou mal com o corpo. Esses efeitos colaterais também podem afetar sua vida sexual. Você pode não ter vontade de fazer sexo ou pode não querer que seu parceiro toque seu corpo.
Diferentes tipos de tratamento contra o câncer podem afetar sua sexualidade e fertilidade de maneiras diferentes.
Cirurgia para câncer:
- A cirurgia pélvica pode causar dor e problemas para fazer sexo ou engravidar.
- Algumas mulheres que passam por uma cirurgia para remover toda ou parte da mama descobrem que têm menos interesse em sexo.
- O tipo de efeito colateral que você apresenta depende da parte do corpo onde você faz a cirurgia e da quantidade de tecido removido.
A quimioterapia pode causar:
- Perda do desejo sexual
- Dor com o sexo e problemas para ter orgasmo
- Secura vaginal e diminuição e afinamento das paredes vaginais devido à redução do estrogênio.
- Problemas com fertilidade
A radioterapia pode causar:
- Perda do desejo sexual
- Mudanças no revestimento da vagina. Isso pode causar dor e problemas de fertilidade.
A terapia hormonal para câncer de mama pode causar:
- Perda do desejo sexual
- Dor ou secura vaginal
- Problemas para ter um orgasmo
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é conversar com seu médico sobre os efeitos colaterais sexuais antes do tratamento. Pergunte quais tipos de efeitos colaterais podem ser esperados e quanto tempo eles irão durar. Assim, você saberá o que esperar. Você também deve conversar sobre essas mudanças com seu parceiro.
Se o seu tratamento pode causar problemas de fertilidade, você pode consultar um médico de fertilidade antes do tratamento para discutir suas opções se quiser ter filhos. Essas opções podem incluir congelar seus óvulos ou tecido ovariano.
Embora muitas mulheres continuem a fazer sexo durante o tratamento do câncer, você pode descobrir que não está interessado em sexo. Ambas as respostas são normais.
Se você quiser fazer sexo, pergunte ao seu médico se está tudo bem. Também pergunte sobre o uso de controle de natalidade. Na maioria dos casos, não é seguro engravidar durante o tratamento do câncer.
O sexo pode ser diferente para você após o tratamento, mas existem maneiras de ajudar a lidar com a situação.
- Concentre-se no positivo. Sentir-se mal com o corpo pode afetar sua vida sexual. Procure pequenas maneiras de se elevar, como um novo penteado, uma nova maquiagem ou uma nova roupa.
- Dê a si mesmo tempo. Pode levar meses para cicatrizar após o tratamento do câncer. Não se force a fazer sexo só porque acha que deveria. Quando estiver pronto, lembre-se de que pode demorar mais para você se sentir excitado. Você também pode precisar usar um lubrificante.
- Mantenha a mente aberta. Não existe apenas uma maneira de fazer sexo. Tente estar aberto a todas as formas de ser íntimo. Experimente novas maneiras de tocar. Você pode descobrir que a sensação boa após o tratamento não é igual à sensação boa antes do tratamento.
- Consulte seu médico. Se você estiver tendo dor com o sexo, informe o seu médico. Você pode ser recomendado cremes, lubrificantes ou outros tratamentos.
- Fale com seu parceiro. Isto é muito importante. Tente ser aberto sobre seus sentimentos.Seja honesto sobre o que faria você se sentir bem. E tente ouvir as preocupações ou desejos do seu parceiro com uma mente aberta.
- Compartilhe seus sentimentos. É normal sentir raiva ou tristeza após o tratamento do câncer. Não se reprima. Converse com amigos íntimos e familiares. Também pode ajudar conversar com um conselheiro se você não consegue se livrar dos sentimentos de perda e tristeza.
Radioterapia - fertilidade; Radiação - fertilidade; Quimioterapia - fertilidade; Disfunção sexual - tratamento do câncer
Site da American Cancer Society. Como o câncer e o tratamento do câncer podem afetar a fertilidade em mulheres. www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/physical-side-effects/fertility-and-sexual-side-effects/fertility-and-women-with-cancer/how-cancer-treatments-affect- fertility.html. Atualizado em 6 de fevereiro de 2020. Acessado em 7 de outubro de 2020.
Site da American Cancer Society. Perguntas que as mulheres têm sobre câncer, sexo e como obter ajuda profissional. www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/physical-side-effects/fertility-and-sexual-side-effects/sexuality-for-women-with-cancer/faqs.html. Atualizado em 12 de janeiro de 2017. Acessado em 7 de outubro de 2020.
Mitsis D, Beaupin LK, O’Connor T. Complicações reprodutivas. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 43.
Site do National Cancer Institute. Problemas de fertilidade em meninas e mulheres com câncer. www.cancer.gov/about-cancer/treatment/side-effects/fertility-women. Atualizado em 24 de fevereiro de 2020. Acessado em 7 de outubro de 2020.
- Câncer - Vivendo com Câncer
- Problemas sexuais em mulheres