Como os cânceres infantis são diferentes dos cânceres adultos
O câncer infantil não é o mesmo que o câncer adulto. O tipo de câncer, até que ponto se espalha e como é tratado costumam ser diferentes dos cânceres em adultos. Os corpos das crianças e a forma como respondem aos tratamentos também são únicos.
Lembre-se disso ao ler sobre o câncer. Algumas pesquisas sobre câncer baseiam-se apenas em adultos. A equipe de tratamento do câncer do seu filho pode ajudá-lo a entender o câncer do seu filho e as melhores opções de tratamento.
Uma grande diferença é que a chance de recuperação é alta nas crianças. A maioria das crianças com câncer pode ser curada.
O câncer em crianças é raro, mas alguns tipos são mais comuns do que outros. Quando o câncer ocorre em crianças, geralmente afeta:
- Células sanguíneas
- Sistema linfático
- Cérebro
- Fígado
- Ossos
O câncer mais comum em crianças afeta as células sanguíneas. É chamada de leucemia linfocítica aguda.
Embora esses cânceres possam ocorrer em adultos, eles são menos comuns. Outros tipos de câncer, como próstata, mama, cólon e pulmão, são muito mais prováveis em adultos do que em crianças.
Na maioria das vezes, a causa do câncer infantil não é conhecida.
Alguns tipos de câncer estão ligados a mudanças em certos genes (mutações) passados de pais para filhos. Em algumas crianças, as alterações genéticas que ocorrem durante o crescimento inicial no útero aumentam o risco de leucemia. No entanto, nem todas as crianças com a mutação têm câncer. Crianças nascidas com síndrome de Down também têm maior probabilidade de desenvolver leucemia.
Ao contrário do câncer adulto, o câncer infantil não ocorre devido a escolhas de estilo de vida, como dieta e tabagismo.
É difícil estudar o câncer infantil porque é raro. Os cientistas analisaram outros fatores de risco, incluindo produtos químicos, toxinas e fatores da mãe e do pai. Os resultados desses estudos mostram poucas ligações claras com o câncer infantil.
Como os cânceres infantis são raros, muitas vezes são difíceis de diagnosticar. Não é incomum que os sintomas estejam presentes por dias ou semanas antes que o diagnóstico seja confirmado.
O tratamento do câncer infantil é semelhante ao tratamento do câncer adulto. Pode incluir:
- Quimioterapia
- Radioterapia
- Medicação
- Terapia imunológica
- Transplantes de células-tronco
- Cirurgia
Para crianças, a quantidade de terapia, tipo de medicamento ou necessidade de cirurgia podem ser diferentes dos adultos.
Em muitos casos, as células cancerosas em crianças respondem melhor aos tratamentos em comparação com os adultos. As crianças geralmente podem lidar com doses mais altas de drogas quimio por períodos mais curtos antes que os efeitos colaterais ocorram. As crianças parecem se recuperar mais cedo dos tratamentos em comparação com os adultos.
Alguns tratamentos ou medicamentos administrados a adultos não são seguros para crianças. A sua equipa de cuidados de saúde irá ajudá-lo a compreender o que é certo para o seu filho, dependendo da sua idade.
Crianças com câncer são mais bem tratadas em centros infantis de câncer ligados aos principais hospitais infantis ou universidades.
O tratamento do câncer pode causar efeitos colaterais.
Efeitos colaterais leves, como erupção na pele, dor e estômago embrulhado podem ser incômodos para as crianças. Os medicamentos usados para ajudar a reduzir esses sintomas podem ser diferentes para crianças em comparação com adultos.
Outros efeitos colaterais podem prejudicar seus corpos em crescimento. Órgãos e tecidos podem ser alterados por tratamentos e afetar seu funcionamento. Os tratamentos contra o câncer também podem retardar o crescimento das crianças ou causar a formação de outro câncer mais tarde. Às vezes, esses danos são percebidos semanas ou vários anos após o tratamento. Esses são chamados de "efeitos tardios".
O seu filho será vigiado de perto pela equipa de cuidados de saúde durante muitos anos para procurar quaisquer efeitos secundários tardios. Muitos deles podem ser controlados ou tratados.
Site da American Cancer Society. Quais são as diferenças entre cânceres em adultos e crianças? www.cancer.org/cancer/cancer-in-children/differences-adults-children.html. Atualizado em 14 de outubro de 2019. Acessado em 7 de outubro de 2020.
Site do National Cancer Institute. Câncer em crianças e adolescentes. www.cancer.gov/types/childhood-cancers/child-adolescent-cancers-fact-sheet. Atualizado em 8 de outubro de 2018. Acessado em 7 de outubro de 2020.
Site do National Cancer Institute. Crianças com câncer: um guia para pais. www.cancer.gov/publications/patient-education/young-people. Atualizado em setembro de 2015. Acessado em 7 de outubro de 2020.
Site do National Cancer Institute. Cuidados de suporte pediátrico (PDQ) - versão paciente. www.cancer.gov/types/childhood-cancers/pediatric-care-pdq#section/all. Atualizado em 13 de novembro de 2015. Acessado em 7 de outubro de 2020.
- Câncer em Crianças