Autor: William Ramirez
Data De Criação: 22 Setembro 2021
Data De Atualização: 13 Novembro 2024
Anonim
Vidas opostas 236
Vídeo: Vidas opostas 236

Quando o tratamento do câncer de um dos pais para de funcionar, você pode se perguntar como contar ao seu filho. Falar aberta e honestamente é uma maneira importante de ajudar a aliviar a ansiedade de seu filho.

Você pode se perguntar quando é o momento certo para falar com seu filho sobre a morte. Na verdade, pode não haver um momento perfeito. Você pode dar a seu filho tempo para absorver as notícias e fazer perguntas conversando assim que descobrir que seu câncer é terminal. Ser incluído nesta transição difícil pode ajudar seu filho a se sentir mais seguro. Pode ajudar saber que sua família vai passar por isso junta.

A idade e a experiência anterior têm muito a ver com o que as crianças entendem sobre o câncer. Embora seja tentador usar eufemismos como "A mamãe vai embora", essas palavras vagas confundem as crianças. É melhor deixar claro o que vai acontecer e lidar com os medos de seu filho.

  • Seja específico. Diga a seu filho que tipo de câncer você tem. Se você simplesmente disser que está doente, seu filho pode se preocupar com a morte de qualquer um que adoecer.
  • Deixe seu filho saber que você não pode pegar câncer de outra pessoa. Seu filho não precisa se preocupar em pegá-lo de você ou dá-lo a amigos.
  • Explique que não é culpa do seu filho. Embora isso possa ser óbvio para você, as crianças tendem a acreditar que fazem as coisas acontecerem pelo que fazem ou dizem.
  • Se seu filho é muito pequeno para entender a morte, fale em termos de que o corpo não funciona mais. Você pode dizer: "Quando papai morrer, ele parará de respirar. Ele não comerá nem falará mais".
  • Diga a seu filho o que vai acontecer a seguir. Por exemplo: "O tratamento não vai curar meu câncer, então os médicos vão se certificar de que estou confortável."

Seu filho pode fazer perguntas imediatamente ou ficar quieto e querer falar mais tarde. Você pode precisar responder às mesmas perguntas muitas vezes enquanto seu filho enfrenta a perda. Muitas vezes, as crianças querem saber coisas como:


  • O que vai acontecer comigo?
  • Quem vai cuidar de mim?
  • Você (o outro pai) vai morrer também?

Tente tranquilizar seu filho o máximo que puder, sem encobrir a verdade. Explique que seu filho continuará a viver com o pai sobrevivente depois que você morrer. O pai sem câncer pode dizer: "Não tenho câncer. Pretendo ficar por aqui por muito tempo".

Se seu filho fizer perguntas que você não pode responder, não há problema em dizer que você não sabe. Se você acha que pode encontrar a resposta, diga a seu filho que tentará encontrar a resposta.

À medida que as crianças crescem, ficam mais conscientes de que a morte é permanente. Seu filho pode sofrer intermitentemente na adolescência, à medida que a perda se torna mais real. O luto pode envolver qualquer uma destas emoções:

  • Culpa. Adultos e crianças podem se sentir culpados depois que alguém que amam morre. As crianças podem pensar que a morte é um castigo por algo que fizeram.
  • Raiva. Por mais difícil que seja ouvir a expressão da raiva em relação aos mortos, essa é uma parte normal do luto.
  • Regressão. As crianças podem voltar ao comportamento de uma criança mais nova. As crianças podem voltar a urinar na cama ou precisar de mais atenção do pai sobrevivente. Tente ser paciente e lembre-se de que isso é temporário.
  • Depressão. A tristeza é uma parte necessária da tristeza. Mas se a tristeza se tornar tão intensa que seu filho não consegue lidar com a vida, você deve procurar a ajuda de um profissional de saúde mental.

Você pode desejar poder tirar a dor de seu filho, mas ter a chance de conversar sobre sentimentos difíceis com você pode ser o melhor conforto. Explique que os sentimentos de seu filho, sejam eles quais forem, estão OK e que você ouvirá sempre que seu filho quiser falar.


Tanto quanto possível, mantenha seu filho envolvido nas rotinas normais. Diga que não há problema em ir à escola, às atividades extracurriculares e sair com os amigos.

Algumas crianças agem mal quando recebem más notícias. Seu filho pode ter problemas na escola ou arranjar brigas com os amigos. Algumas crianças ficam pegajosas. Converse com o professor ou orientador de seu filho e diga a eles o que está acontecendo.

Você pode conversar com os pais dos amigos íntimos de seu filho. Pode ajudar se seu filho tiver amigos com quem conversar.

Você pode ficar tentado a deixar seu filho ficar com um amigo ou parente para poupá-lo de testemunhar a morte. A maioria dos especialistas diz que é mais perturbador para as crianças serem mandadas embora. Provavelmente, seu filho se sentirá melhor quando estiver perto de você em casa.

Se seu filho não conseguir retornar às atividades normais 6 meses ou mais após a morte de um dos pais, ou se estiver exibindo um comportamento de risco, chame seu médico.

Site da American Cancer Society. Ajudar as crianças quando um membro da família tem câncer: lidar com uma doença terminal dos pais. www.cancer.org/treatment/children-and-cancer/when-a-family-member-has-cancer/dealing-with-parents-terminal-illness.html. Atualizado em 20 de março de 2015. Acessado em 7 de outubro de 2020.


Liptak C, Zeltzer LM, Recklitis CJ. Atenção psicossocial à criança e família. In: Orkin SH, Fisher DE, Ginsburg D, Look AT, Lux SE, Nathan DG, eds. Hematologia e Oncologia da Infância e da Infância de Nathan e Oski. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 73.

Site do National Cancer Institute. Lidando com câncer avançado. www.cancer.gov/publications/patient-education/advanced-cancer. Atualizado em maio de 2014. Acessado em 7 de outubro de 2020.

  • Câncer
  • Problemas de fim de vida

Preso Hoje

O que significa minha pontuação no GAF?

O que significa minha pontuação no GAF?

A Avaliação Global do Funcionamento (GAF) é um itema de pontuação que o profiionai de aúde mental uam para avaliar o deempenho de um indivíduo em ua vida diária...
O que é um Labrum de ombro rasgado?

O que é um Labrum de ombro rasgado?

O labrum do ombro é um pedaço de cartilagem macia na articulação em forma de oquete no oo do ombro. Encaixa a articulação em forma de bola na parte uperior do oo do bra&#...