Pancreatite
Contente
Resumo
O pâncreas é uma grande glândula atrás do estômago e próxima à primeira parte do intestino delgado. Ele secreta sucos digestivos no intestino delgado por meio de um tubo chamado ducto pancreático. O pâncreas também libera os hormônios insulina e glucagon na corrente sanguínea.
A pancreatite é a inflamação do pâncreas. Acontece quando as enzimas digestivas começam a digerir o próprio pâncreas. A pancreatite pode ser aguda ou crônica. Qualquer uma das formas é séria e pode causar complicações.
A pancreatite aguda ocorre repentinamente e geralmente desaparece em poucos dias com o tratamento. Muitas vezes é causada por cálculos biliares. Os sintomas comuns são dor intensa na parte superior do abdômen, náuseas e vômitos. O tratamento geralmente leva alguns dias no hospital para fluidos intravenosos (IV), antibióticos e medicamentos para aliviar a dor.
A pancreatite crônica não cura ou melhora. Piora com o tempo e causa danos permanentes. A causa mais comum é o uso excessivo de álcool. Outras causas incluem fibrose cística e outras doenças hereditárias, níveis elevados de cálcio ou gorduras no sangue, alguns medicamentos e doenças auto-imunes. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, perda de peso e fezes oleosas. O tratamento também pode ser alguns dias no hospital para fluidos intravenosos (IV), medicamentos para aliviar a dor e suporte nutricional. Depois disso, você pode precisar começar a tomar enzimas e fazer uma dieta especial. Também é importante não fumar ou beber álcool.
NIH: Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais