Autor: Joan Hall
Data De Criação: 4 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
O que você precisa saber sobre Quimioterapia!
Vídeo: O que você precisa saber sobre Quimioterapia!

Às vezes, mesmo os melhores tratamentos não são suficientes para impedir o câncer. O câncer do seu filho pode ter se tornado resistente aos medicamentos anticâncer. Pode ter voltado ou continuado a crescer apesar do tratamento. Este pode ser um momento difícil para você e sua família enquanto tomam decisões sobre o tratamento contínuo e o que vem a seguir.

Nem sempre está claro quando interromper o tratamento direcionado ao câncer.Se o primeiro tratamento não funcionar, os médicos costumam tentar várias abordagens diferentes. Normalmente, a chance de sucesso diminui a cada nova linha de tratamento. Os profissionais de saúde de sua família e de seu filho podem precisar decidir se o tratamento adicional direcionado ao câncer vale os efeitos colaterais que causa em seu filho, incluindo dor e desconforto. O tratamento para os efeitos colaterais e para a dor associada ao câncer e suas complicações nunca termina.

Se o tratamento não estiver mais funcionando ou se você decidiu interromper o tratamento, o foco do atendimento mudará de tratar o câncer para garantir que seu filho esteja confortável.


Mesmo que não haja esperança de que o câncer desapareça, alguns tratamentos podem impedir o crescimento dos tumores e reduzir a dor. A equipe de saúde do seu filho pode conversar com você sobre tratamentos para prevenir dores desnecessárias.

Se ainda não o fez, você precisará tomar algumas decisões sobre o fim da vida de seu filho. É incrivelmente difícil até mesmo pensar nisso, mas cuidar dessas questões pode ajudá-lo a se concentrar em fazer o melhor com o resto da vida do seu filho. Os itens a serem considerados incluem:

  • Que tipo de tratamento usar para ajudar seu filho a ficar confortável.
  • Ter ou não uma ordem de não ressuscitar.
  • Onde você deseja que seu filho passe os últimos dias. Algumas famílias se sentem mais confortáveis ​​em um hospital onde um médico está logo ali. Outras famílias se sentem melhor no conforto de casa. Cada família deve tomar a decisão certa para eles.
  • Quanto envolver seu filho nas decisões.

Pode ser a coisa mais difícil que você tem de fazer, mas mudar seu foco de tratar o câncer para proteger seu filho de tratamentos que não vão ajudar pode ser a melhor coisa para seu filho. Você pode entender melhor o que seu filho está passando e o que ele precisa de você, se for realista sobre o que está acontecendo.


Você não precisa descobrir isso sozinho. Muitos hospitais e organizações oferecem serviços para ajudar crianças e pais a lidar com os problemas do fim da vida.

As crianças geralmente sabem mais do que seus pais pensam. Eles observam o comportamento dos adultos e ouvem o que eles dizem. Se você evitar assuntos difíceis, poderá transmitir a seu filho a mensagem de que os tópicos estão fora dos limites. Seu filho pode querer falar, mas não quer aborrecê-lo.

Por outro lado, é importante não forçar seu filho a falar se ele não estiver pronto.

O comportamento de seu filho pode lhe dar algumas pistas. Se seu filho fizer perguntas sobre a morte, pode ser um sinal de que ele quer conversar. Se seu filho mudar de assunto ou quiser brincar, seu filho pode ter se cansado por agora.

  • Se seu filho for pequeno, considere o uso de brinquedos ou arte para falar sobre a morte. Você pode falar sobre o que acontece se uma boneca ficar doente ou sobre um livro sobre um animal que morre.
  • Faça perguntas abertas que dêem a seu filho a chance de falar. "O que você acha que aconteceu com a vovó quando ela morreu?"
  • Use uma linguagem direta que seu filho entenda. Frases como "falecer" ou "dormir" podem simplesmente confundir seu filho.
  • Deixe seu filho saber que ele não estará sozinho quando morrer.
  • Diga a seu filho que a dor irá embora quando ele morrer.

O nível de energia de seu filho terá um papel fundamental em como passar as próximas semanas ou meses. Se possível, mantenha seu filho envolvido nas atividades normais.


  • Atenha-se a rotinas como refeições em família, tarefas domésticas e histórias para dormir.
  • Deixe seu filho ser uma criança. Isso pode significar assistir TV, jogar ou enviar mensagens de texto.
  • Incentive seu filho a permanecer na escola, se possível.
  • Apoie o tempo do seu filho com os amigos. Seja pessoalmente, por telefone ou online, seu filho pode querer ficar conectado a outras pessoas.
  • Ajude seu filho a estabelecer metas. Seu filho pode querer fazer uma viagem ou aprender algo novo. Os objetivos de seu filho dependerão de seus interesses.

Por mais triste que seja, existem maneiras de ajudar seu filho a se preparar para morrer. Deixe seu filho saber quais mudanças físicas podem acontecer. O médico do seu filho pode ajudá-lo com isso. Embora seja melhor não incluir detalhes assustadores, saber o que esperar pode ajudar seu filho a se sentir menos ansioso.

  • Crie memórias de família. Você pode passar por fotos e criar um site ou um álbum de fotos juntos.
  • Ajude seu filho a se despedir de pessoas especiais pessoalmente ou por meio de cartas.
  • Deixe seu filho saber o impacto duradouro que ele vai deixar para trás. Seja sendo um bom filho e irmão, ou ajudando outras pessoas, diga a seu filho como eles tornaram o mundo um lugar melhor.
  • Prometa que você ficará bem quando seu filho morrer e que cuidará das pessoas e dos animais que seu filho ama.

Cuidados no fim da vida - crianças; Cuidados paliativos - crianças; Planejamento antecipado de cuidados - crianças

Site da American Society of Clinical Oncology (ASCO). Cuidar de uma criança com doença terminal. www.cancer.net/navigating-cancer-care/advanced-cancer/caring-terminally-ill-child. Atualizado em abril de 2018. Acessado em 8 de outubro de 2020.

Mack JW, Evan E, Duncan J, Wolfe J. Cuidados paliativos em oncologia pediátrica. In: Orkin SH, Fisher DE, Ginsburg D, Look AT, Lux SE, Nathan DG, eds. Hematologia e Oncologia da Infância e da Infância de Nathan e Oski. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 70.

Site do National Cancer Institute. Crianças com câncer: um guia para pais. www.cancer.gov/publications/patient-education/children-with-cancer.pdf. Atualizado em setembro de 2015. Acessado em 8 de outubro de 2020.

Site do National Cancer Institute. Cuidados de suporte pediátrico (PDQ) - versão paciente. www.cancer.gov/types/childhood-cancers/pediatric-care-pdq#section/all. Atualizado em 13 de novembro de 2015. Acessado em 8 de outubro de 2020.

  • Câncer em Crianças
  • Problemas de fim de vida

Seleção Do Site.

Aborto - medicinal

Aborto - medicinal

O aborto medicamento o é o u o de medicamento para interromper uma gravidez inde ejada. O medicamento ajuda a remover o feto e a placenta do útero da mãe.Exi tem diferente tipo de abort...
Teste de aglutinação de látex

Teste de aglutinação de látex

O te te de aglutinação de látex é um método laboratorial para verificar a exi tência de certo anticorpo ou antígeno em uma variedade de fluido corporai , incluindo a...