Você pode aumentar seu metabolismo?
Seu metabolismo é o processo que seu corpo usa para produzir e queimar energia dos alimentos. Você depende do seu metabolismo para respirar, pensar, digerir, fazer circular o sangue, manter-se aquecido no frio e permanecer fresco no calor.
É uma crença comum que aumentar o seu metabolismo ajuda a queimar mais calorias e aumenta a perda de peso. Infelizmente, existem mais mitos sobre como aumentar o metabolismo do que táticas que funcionam. Alguns mitos podem sair pela culatra. Se você acha que está queimando mais calorias do que realmente está, pode acabar comendo mais do que deveria.
Aqui estão os fatos sobre 6 mitos do metabolismo.
Mito nº 1: os exercícios aumentam o metabolismo muito depois de você parar.
É verdade que você queima mais calorias quando faz exercícios, especialmente quando aumenta sua freqüência cardíaca com atividades como andar de bicicleta ou nadar.
Essa maior queima de calorias dura tanto quanto o seu treino. Você pode continuar queimando calorias extras por mais ou menos uma hora depois disso, mas os efeitos colaterais dos exercícios param por aí. Assim que você parar de se mover, seu metabolismo voltará à sua taxa de repouso.
Se você acumular calorias após um treino, pensando que seu corpo continuará queimando calorias pelo resto do dia, você corre o risco de ganhar peso.
O que fazer: Pratique exercício para a sua saúde e reabasteça-se com alimentos saudáveis. Não deixe que o exercício seja uma desculpa para abusar de comidas e bebidas com alto teor calórico.
Mito 2: Adicionar músculo o ajudará a perder peso.
O músculo queima mais calorias do que a gordura. Portanto, construir mais músculos não aumentará seu metabolismo? Sim, mas apenas por uma pequena quantia. A maioria dos praticantes de exercícios regulares ganha apenas alguns quilos de músculos. Isso não é suficiente para fazer uma grande diferença no número de calorias que você queima. Além disso, quando não estão em uso ativo, os músculos queimam muito poucas calorias. Na maioria das vezes, o cérebro, o coração, os rins, o fígado e os pulmões são responsáveis pela maior parte do metabolismo.
O que fazer: Levante pesos para ter ossos e músculos mais fortes. Faça do treinamento de força parte de um programa de exercícios completo que inclui atividades para fazer seu coração bater mais forte. Para manter o peso extra, você também precisa seguir uma dieta saudável e porções adequadas.
Mito nº 3: Comer certos alimentos pode aumentar seu metabolismo.
Comer alimentos como chá verde, cafeína ou pimenta malagueta não o ajudará a eliminar os quilos em excesso. Alguns podem aumentar o seu metabolismo, mas não o suficiente para fazer diferença no seu peso.
O que fazer: Escolha alimentos pela sua boa nutrição e sabor. Coma uma variedade de alimentos saudáveis que o preencham sem preenchê-lo.
Mito 4: Comer pequenas refeições durante o dia aumenta seu metabolismo.
Infelizmente, há poucas evidências científicas de que comer refeições pequenas e frequentes aumenta o metabolismo.
Espalhar suas refeições ao longo do dia pode evitar que você fique com muita fome e coma demais. Em caso afirmativo, é uma boa ideia. Os atletas têm melhor desempenho quando comem com mais frequência e em quantidades menores. Se você é alguém que tem dificuldade em parar quando começa a comer, três refeições por dia podem tornar mais fácil para você manter uma ingestão adequada do que muitos lanches pequenos.
O que fazer: Preste atenção aos seus sinais de fome e coma quando sentir fome. Mantenha o controle de sua dieta diária e limite os lanches com alto teor de açúcar e gordura.
Mito 5: Ter uma noite inteira de sono é bom para o seu metabolismo.
Uma boa noite de sono não vai aumentar o seu metabolismo, mas ficar sem dormir pode adicionar quilos. Pessoas privadas de sono tendem a comer mais calorias do que precisam, possivelmente para lidar com a sensação de cansaço.
O que fazer: Planeje sua vida para ter tempo suficiente para dormir. Se você tem problemas para dormir, procure maneiras de relaxar antes de deitar e deixar seu quarto confortável para dormir. Converse com seu médico se as dicas de autocuidado para dormir melhor não ajudarem.
Mito # 6: você vai ganhar peso com a idade porque seu metabolismo fica mais lento.
Embora seja verdade que nosso metabolismo seja mais lento do que quando éramos crianças, muito do ganho de peso na meia-idade acontece porque nos tornamos menos ativos. Os empregos e a família deixam o exercício em segundo plano. Quando não nos movemos tanto, perdemos músculos e ganhamos gordura.
Conforme você envelhece, você também pode ter problemas para regular suas refeições com a idade. Depois de uma grande refeição, os jovens tendem a comer menos até que seus corpos esgotem as calorias. Esse controle natural do apetite parece desaparecer à medida que as pessoas envelhecem. A menos que você preste muita atenção, grandes refeições podem rapidamente somar.
O que fazer: Conforme você envelhece, é importante fazer dos exercícios uma parte regular de todos os dias. Permanecendo ativo e comendo porções menores de alimentos saudáveis, você pode evitar o ganho de peso com a idade.
A perda de peso aumenta o metabolismo; Obesidade - aumenta o metabolismo; Excesso de peso - aumenta o metabolismo
Cowley MA, Brown WA, Considine RV. Obesidade: o problema e seu manejo. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 26.
Hodgson AB, Randell RK, Jeukendrup AE. O efeito do extrato de chá verde na oxidação de gordura em repouso e durante o exercício: evidências de eficácia e mecanismos propostos. Adv Nutr. 2013; 4 (2): 129-140. PMID: 23493529 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23493529/.
Maratos-Flier E. Obesity. In: Melmed S, Auchus RJ, Goldfine AB, Koenig RJ, Rosen CJ, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 14ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 40.
Whiting S, Derbyshire EJ, Tiwari B. Os capsaicinoides podem ajudar no controle de peso? Uma revisão sistemática e meta-análise de dados de ingestão de energia. Apetite. 2014; 73: 183-188. PMID: 24246368 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24246368/.
- Controle de peso