Diabetes e gravidez pré-existentes
Se você tem diabetes, isso pode afetar sua gravidez, sua saúde e a saúde de seu bebê. Manter os níveis de açúcar no sangue (glicose) dentro da faixa normal durante toda a gravidez pode ajudar a prevenir problemas.
Este artigo é para mulheres que já têm diabetes e que desejam engravidar ou estão grávidas. O diabetes gestacional é um alto nível de açúcar no sangue que começa ou é diagnosticado pela primeira vez durante a gravidez.
As mulheres que têm diabetes enfrentam certos riscos durante a gravidez. Se o diabetes não for bem controlado, o bebê fica exposto a níveis elevados de açúcar no sangue no útero. Isso pode causar defeitos de nascença e outros problemas de saúde em bebês.
As primeiras 7 semanas de gravidez são quando os órgãos do bebê se desenvolvem. Isso geralmente ocorre antes de você saber que está grávida. Portanto, é vital planejar com antecedência, certificando-se de que seus níveis de glicose no sangue estão dentro da faixa-alvo antes de engravidar.
Embora seja assustador pensar nisso, é importante saber quais problemas podem ocorrer durante a gravidez. Tanto a mãe quanto o bebê correm o risco de complicações quando o diabetes não está bem controlado.
Os riscos para o bebê incluem:
- Defeitos de nascença
- Nascimento precoce
- Perda de gravidez (aborto espontâneo) ou natimorto
- Bebês grandes (chamados macrossomia) aumentam o risco de lesões no momento do nascimento
- Baixo nível de açúcar no sangue após o nascimento
- Dificuldade respiratória
- Icterícia
- Obesidade na infância e adolescência
Os riscos para a mãe incluem:
- Um bebê extragrande pode levar a um parto difícil ou cesariana
- Pressão alta com proteína na urina (pré-eclâmpsia)
- Bebês grandes podem causar desconforto à mãe e aumentar o risco de lesões no momento do nascimento
- Piora do olho diabético ou problemas renais
Se você está planejando uma gravidez, converse com seu médico pelo menos 6 meses antes de engravidar. Você deve ter um bom controle da glicose no sangue pelo menos 3 a 6 meses antes de engravidar e durante toda a gravidez.
Converse com seu provedor sobre quais devem ser seus objetivos específicos de açúcar no sangue antes de engravidar.
Antes de engravidar, você vai querer:
- Objetivo de um nível A1C inferior a 6,5%
- Faça todas as mudanças necessárias em sua dieta e hábitos de exercício para apoiar sua glicemia e metas
- Mantenha um peso saudável
- Agende um exame pré-gravidez com seu provedor e pergunte sobre os cuidados com a gravidez
Durante o exame, seu provedor irá:
- Verifique sua hemoglobina A1C
- Verifique o seu nível de tireóide
- Colete amostras de sangue e urina
- Converse com você sobre quaisquer complicações do diabetes, como problemas nos olhos ou nos rins ou outros problemas de saúde, como pressão alta
Seu provedor conversará com você sobre quais medicamentos são seguros para uso e quais não são seguros para uso durante a gravidez. Freqüentemente, as mulheres com diabetes tipo 2 que tomam medicamentos orais para diabetes precisam mudar para insulina durante a gravidez. Muitos medicamentos para diabetes podem não ser seguros para o bebê. Além disso, os hormônios da gravidez podem bloquear a insulina de fazer seu trabalho, então esses medicamentos não funcionam tão bem.
Você também deve consultar seu oftalmologista e fazer um exame de vista para diabéticos.
Durante a gravidez, você trabalhará com uma equipe de saúde para garantir que você e seu bebê permaneçam saudáveis. Como sua gravidez é considerada de alto risco, você trabalhará com um obstetra especializado em gravidez de alto risco (especialista em medicina materno-fetal). Este provedor pode fazer testes para verificar a saúde do seu bebê. Os testes podem ser feitos a qualquer momento durante a gravidez. Você também trabalhará com um educador e nutricionista em diabetes.
Durante a gravidez, conforme seu corpo muda e seu bebê cresce, seus níveis de glicose no sangue mudam. Estar grávida também torna difícil notar os sintomas de baixo nível de açúcar no sangue. Portanto, você precisará monitorar o açúcar no sangue até 8 vezes ao dia para se certificar de que está dentro da faixa-alvo. Pode ser solicitado que você use o monitoramento contínuo da glicose (CGM) durante esse período.
Aqui estão as metas comuns de açúcar no sangue durante a gravidez:
- Jejum: menos de 95 mg / dL
- Uma hora após uma refeição: menos de 140 mg / dL, OU
- Duas horas após uma refeição: menos de 120 mg / dL
Pergunte ao seu médico qual deve ser o seu intervalo-alvo específico e com que frequência testar o açúcar no sangue.
Você precisará conversar com seu nutricionista para controlar o que você come durante a gravidez para ajudá-la a evitar níveis altos ou baixos de açúcar no sangue. Seu nutricionista também monitorará seu ganho de peso.
As mulheres grávidas precisam de cerca de 300 calorias extras por dia. Mas de onde vêm essas calorias é importante. Para uma dieta balanceada, você precisa comer uma variedade de alimentos saudáveis. Em geral, você deve comer:
- Muitas frutas e vegetais inteiros
- Quantidades moderadas de proteínas magras e gorduras saudáveis
- Quantidades moderadas de grãos inteiros, como pão, cereais, macarrão e arroz, além de vegetais ricos em amido, como milho e ervilhas
- Menos alimentos com muito açúcar, como refrigerantes, sucos de frutas e doces
Você deve comer três refeições pequenas a moderadas e um ou mais lanches por dia. Não pule refeições e lanches. Mantenha a quantidade e os tipos de alimentos (carboidratos, gorduras e proteínas) iguais no dia a dia. Isso pode ajudá-lo a manter o açúcar no sangue estável.
Seu provedor também pode sugerir um plano de exercícios seguro. Caminhar é geralmente o tipo de exercício mais fácil, mas natação ou outros exercícios de baixo impacto também podem funcionar. Os exercícios podem ajudá-lo a manter o açúcar no sangue sob controle.
O parto pode começar naturalmente ou pode ser induzido. Seu provedor pode sugerir uma cesariana se o bebê for grande. Seu provedor verificará seus níveis de açúcar no sangue durante e após o parto.
É mais provável que seu bebê tenha períodos de baixo açúcar no sangue (hipoglicemia) durante os primeiros dias de vida e pode precisar ser monitorado em uma unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) por alguns dias.
Ao chegar em casa, você precisará continuar a observar atentamente seus níveis de açúcar no sangue. Falta de sono, mudanças nos horários de alimentação e amamentação podem afetar os níveis de açúcar no sangue. Portanto, embora você precise cuidar de seu bebê, é tão importante cuidar de si mesma.
Se sua gravidez não for planejada, entre em contato com seu médico imediatamente.
Ligue para o seu provedor para os seguintes problemas relacionados ao diabetes:
- Se você não consegue manter o açúcar no sangue dentro da faixa-alvo
- Seu bebê parece estar se movendo menos na sua barriga
- Você tem visão turva
- Você está com mais sede do que o normal
- Você tem náuseas e vômitos que não vão embora
É normal sentir-se estressado ou deprimido por estar grávida e por ter diabetes. Mas, se essas emoções estiverem oprimindo você, ligue para o seu provedor. Sua equipe de saúde está aqui para ajudá-lo.
Gravidez - diabetes; Diabetes e cuidados com a gravidez; Gravidez com diabetes
American Diabetes Association. 14. Manejo do Diabetes na Gravidez. Padrões de atendimento médico em diabetes. 2019; 42 (Suplemento 1): S165-S172. PMID: 30559240 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30559240.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Diabetes tipo 1 ou tipo 2 e gravidez. www.cdc.gov/pregnancy/diabetes-types.html. Atualizado em 1 de junho de 2018. Acessado em 1 de outubro de 2018.
Landon MB, Catalano PM, Gabbe SG. Diabetes mellitus complicando a gravidez. Em: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrícia: gestações normais e problemáticas. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 40.
Site do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. Gravidez se você tem diabetes. www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes/diabetes-pregnancy. Atualizado em janeiro de 2018. Acessado em 1 de outubro de 2018.