Autor: Judy Howell
Data De Criação: 3 Julho 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
Chanca Piedra: benefícios, dosagem, efeitos colaterais e muito mais - Nutrição
Chanca Piedra: benefícios, dosagem, efeitos colaterais e muito mais - Nutrição

Contente

O que é chanca piedra?

Chanca piedra é uma erva que cresce em áreas tropicais, como as florestas tropicais da América do Sul. Seu nome científico é Phyllanthus niruri.

Ele também usa vários outros nomes, como:

  • disjuntor de pedra
  • vendaval do vento
  • semente-sob-folha
  • quebra pedra
  • estilhaçar pedra
  • chance pierre

A planta possui galhos finos e cobertos de folhas e pode crescer até cerca de 2 pés (61 cm) de altura. Ele recebe o nome de "semente sob a folha" porque suas vagens, que florescem em pequenas flores verdes, crescem sob as folhas.

A planta inteira - incluindo folhas, caules e flores - é usada para fazer suplementos de chanca piedra.

Como complemento, o chanca piedra é relatado para ajudar com uma variedade de condições relacionadas ao sistema digestivo, fígado e rins.

Supostamente, contém fitoquímicos - ou compostos vegetais - que podem aumentar o fluxo de urina, matar bactérias e vírus nocivos e aliviar a inflamação (1).


No entanto, há poucas evidências de que seja eficaz.

Chanca piedra está disponível em chás, extratos líquidos, cápsulas ou comprimidos.

Benefícios e usos

De acordo com algumas reivindicações, o chanca piedra pode ter vários efeitos benéficos em diferentes sistemas do corpo. No entanto, existem poucas pesquisas para apoiar essas reivindicações.

Pedras nos rins

Chanca piedra é mais conhecida como uma potencial cura da pedra nos rins - e foi assim que ganhou o nome de “quebrador de pedras”.

A erva é alcalina, por isso pode ajudar a prevenir cálculos renais ácidos. É uma alternativa mais barata e sem prescrição médica ao citrato de potássio prescrito, um agente alcalinizante que é comumente usado para prevenir cálculos renais ácidos. Também pode ajudá-lo a urinar mais (2).

Em um estudo em 56 pessoas com pedras nos rins que tomaram 4,5 gramas de chanca piedra por dia, os pesquisadores descobriram que as pedras nos rins diminuíam em tamanho e número em cerca de dois terços dos participantes (3).


Além disso, outros pequenos estudos em humanos observaram algum benefício em tomar chanca piedra para pedras nos rins (4).

Úlceras estomacais

O extrato de Chanca piedra pode matar a bactéria que causa úlceras estomacais Helicobacter pylori em estudos com tubos de ensaio. No entanto, isso não significa necessariamente que um suplemento oral seja eficaz contra úlceras estomacais em humanos (5, 6).

Estudos em tubo de ensaio como esses geralmente envolvem extratos altamente concentrados sendo aplicados diretamente a células bacterianas, o que não é como os suplementos orais de chanca piedra funcionariam.

Açúcar elevado no sangue

Em estudos com animais, os antioxidantes da chanca piedra conseguiram melhorar os níveis de açúcar no sangue em jejum, o que pode ajudar no controle do açúcar no sangue (1, 7).

Ainda assim, isso não significa necessariamente que a chanca piedra teria o mesmo efeito em humanos.

Mais pesquisas são necessárias para entender o efeito da chanca piedra nos níveis de açúcar no sangue em humanos.


Cálculos biliares

Pelo mesmo motivo, pode ajudar nas pedras nos rins, as propriedades alcalinizantes da chanca piedra também podem ajudar a prevenir os cálculos biliares. É usado em algumas práticas de medicina tradicional como tratamento de cálculos biliares (1).

No entanto, não há evidências científicas para apoiar o uso de chanca piedra especificamente para cálculos biliares.

Gota

Surtos de gota podem ocorrer quando altos níveis de ácido úrico se acumulam no sangue. Chanca piedra pode ajudar a equilibrar esses níveis e prevenir ataques de gota.

Alguns estudos em animais mostraram uma diminuição nos níveis de ácido úrico em animais recebendo suplementos de chanca piedra (1).

Doença hepática

Devido ao seu conteúdo antioxidante, a chanca piedra pode melhorar a função hepática e ajudar a proteger o fígado dos danos celulares causados ​​pelos radicais livres - compostos instáveis ​​que podem causar danos quando se acumulam em seu corpo em níveis elevados (1).

A erva também parece ser útil no tratamento da hepatite B, uma infecção viral inflamatória do fígado - pelo menos em estudos com animais e tubos de ensaio (1).

Porque algumas outras ervas no Phyllanthus gênero exibindo forte atividade antiviral contra a hepatite B - potencialmente rivalizando com o interferon antiviral de medicamentos - os pesquisadores teorizam que o chanca piedra pode ter efeitos semelhantes (1).

Ainda assim, a maior parte dessa pesquisa foi realizada em estudos com animais ou tubos de ensaio. Mais estudos em humanos são necessários para avaliar os efeitos da chanca piedra na saúde do fígado.

Pressão alta

Algumas pesquisas com animais indicam que a chanca piedra pode ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, o que pode levar a reduções na pressão sanguínea (1).

No entanto, um estudo em humanos observou um ligeiro aumento da pressão arterial em pessoas que tomam chanca piedra. Mais pesquisas sobre os efeitos da chanca piedra na pressão arterial em humanos são necessárias (3).

É importante observar que a maioria das pesquisas existentes sobre chanca piedra foi realizada em animais ou tubos de ensaio, usando extratos altamente concentrados.

Embora exista uma pequena quantidade de evidências para apoiar o uso de chanca piedra em pedras nos rins em humanos, são necessários estudos humanos maiores e mais rigorosos para determinar se o chanca piedra realmente tem algum benefício.

Efeitos colaterais e precauções

Em um estudo em humanos, alguns dos efeitos colaterais relatados da suplementação com chanca piedra incluíram:

  • dor abdominal
  • dor ao urinar
  • sangue na urina
  • náusea

A dor abdominal foi de longe a mais comum, sendo as demais muito menos relatadas (3).

O Chanca piedra também pode reduzir o açúcar no sangue e os níveis de pressão arterial, por isso deve ser usado com cautela se você estiver tomando um remédio para pressão arterial ou redução de açúcar no sangue (1).

Lembre-se de que os suplementos não são regulamentados por nenhuma organização governamental; portanto, há pouca supervisão para garantir que o rótulo seja uma representação honesta do conteúdo do suplemento.

Se você optar por tomar chanca piedra, deverá comprar um suplemento que tenha sido verificado de forma independente por uma organização terceirizada. Algumas dessas organizações incluem ConsumerLab, NSF International e United States Pharmacopeia (USP).

Dosagem e como tomar

Em um estudo em humanos que mostrou melhorias nas pedras nos rins, a dose diária foi de 4,5 gramas de chanca piedra em pó por 12 semanas (3).

Os comprimidos ou cápsulas de Chanca piedra contêm de 500 a 1.600 mg da erva por dose, e os extratos líquidos contêm uma quantidade semelhante.

É difícil dizer quanto da erva você consumiria do chá, pois a quantidade de erva que infunde no chá depende da temperatura da água e de quanto tempo o chá absorve.

Chanca piedra pode ser tomado com ou sem alimentos.

Não há pesquisas sobre os efeitos a longo prazo do chanca piedra, portanto, pode ser prudente limitar o tempo que você toma o suplemento para 12 semanas ou menos - uma duração que foi estudada em seres humanos (3).

Parada e retirada

Nos estudos realizados sobre chanca piedra, não parece haver riscos em interromper o suplemento repentinamente. Também não há sintomas de abstinência relatados.

No entanto, como faltam pesquisas, é possível que algumas complicações ainda não tenham sido exploradas.

Se você tiver algum problema ao interromper o chanca piedra, consulte um profissional de saúde.

Overdose

Não há pesquisas suficientes disponíveis para sugerir que a overdose de chanca piedra seja possível.

Ainda assim, você deve limitar a quantidade que você toma à dose diária no rótulo do suplemento, pois pode haver preocupações de segurança com altas doses de chanca piedra que ainda não foram estudadas.

Interações

Chanca piedra tem o potencial de interagir com vários medicamentos, incluindo:

  • Lítio. Chanca piedra pode fazer você urinar mais, o que pode afetar a maneira como seu corpo se livra do lítio (3).
  • Drogas para baixar a pressão arterial. A erva pode diminuir sua pressão arterial, o que pode potencialmente levar a níveis baixos de pressão arterial, especialmente em pessoas que já estão tomando medicamentos para pressão arterial (1).
  • Drogas para baixar o açúcar no sangue. Chanca piedra pode diminuir seus níveis de açúcar no sangue. Se você já usa insulina ou outras drogas que reduzem o açúcar no sangue, isso pode levar a níveis perigosamente baixos, conhecidos como hipoglicemia (1).
  • Medicamentos para afinar o sangue. Chanca piedra pode inibir a coagulação do sangue, o que pode levar a complicações graves em pessoas que tomam anticoagulantes (1).

Armazenamento e manuseio

Os suplementos de Chanca piedra em qualquer forma - chá, extrato ou pílulas - devem ser mantidos em um local fresco e seco, onde não sejam expostos a umidade excessiva ou mudanças de temperatura.

A maioria dos suplementos de chanca piedra tem uma data de validade definida cerca de 2 anos após a produção. Para garantir potência e segurança, use os suplementos de chanca piedra antes que eles expirem.

Gravidez e amamentação

Não há evidências suficientes disponíveis sobre a segurança da chanca piedra durante a gravidez ou a amamentação. Portanto, é melhor evitá-lo durante a gravidez, tentando engravidar ou amamentando.

Certifique-se de consultar um médico se tiver alguma dúvida sobre chanca piedra e gravidez ou amamentação.

Uso em populações específicas

Como pouco se sabe sobre chanca piedra, você deve consultar um médico antes de dar o suplemento a crianças ou adolescentes.

Pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2 também devem usar este suplemento com cautela, pois isso pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Em pessoas que já estão tomando insulina ou outros medicamentos para baixar o açúcar no sangue, isso pode levar à hipoglicemia (1).

Como pode afetar a função renal, pessoas com doença renal crônica ou outros problemas renais devem consultar um profissional de saúde antes de usar o chanca piedra.

Alternativas

Algumas alternativas ao chanca piedra para pedras nos rins incluem outros agentes alcalinizantes, como bicarbonato de sódio ou citrato de potássio. O citrato de potássio é mais comumente usado para cálculos renais e está disponível sem receita ou sem receita médica (2, 8).

Como há tão pouca evidência disponível sobre a eficácia desta erva, você deve consultar um profissional de saúde se tiver algum problema de saúde que ache que o chanca piedra possa ajudar.

Posts Populares

Injeção de Benralizumabe

Injeção de Benralizumabe

A injeção de benralizumabe é u ada junto com outro medicamento para prevenir chiado, dificuldade em re pirar, aperto no peito e to e cau ada por a ma em adulto e criança com 12 ano...
Onfalocele

Onfalocele

Uma onfalocele é um defeito de na cença no qual o inte tino do bebê ou outro órgão abdominai e tão fora do corpo por cau a de um orifício na área do umbigo (umb...