Terapias direcionadas para o câncer
A terapia direcionada usa drogas para impedir que o câncer cresça e se espalhe. Ele faz isso com menos danos às células normais do que outros tratamentos.
A quimioterapia padrão atua matando as células cancerosas e algumas células normais, o tratamento direcionado se concentra em alvos específicos (moléculas) dentro ou sobre as células cancerosas. Esses alvos desempenham um papel no modo como as células cancerosas crescem e sobrevivem. Usando esses alvos, a droga desativa as células cancerosas para que não possam se espalhar.
Os medicamentos de terapia direcionada funcionam de algumas maneiras diferentes. Eles podem:
- Desligue o processo nas células cancerosas que as faz crescer e se espalhar
- Provoca células cancerosas para morrerem por conta própria
- Mate as células cancerosas diretamente
Pessoas com o mesmo tipo de câncer podem ter alvos diferentes em suas células cancerosas. Portanto, se o seu câncer não tiver um alvo específico, o medicamento não funcionará para detê-lo. Nem todas as terapias funcionam para todas as pessoas com câncer. Ao mesmo tempo, diferentes tipos de câncer podem ter o mesmo alvo.
Para ver se uma terapia direcionada pode funcionar para você, seu médico pode:
- Pegue uma pequena amostra do seu câncer
- Teste a amostra para os alvos específicos (moléculas)
- Se o alvo certo estiver presente em seu câncer, você receberá
Algumas terapias direcionadas são administradas na forma de pílulas. Outros são injetados em uma veia (intravenosa ou IV).
Existem terapias direcionadas que podem tratar certos tipos desses cânceres:
- Leucemia e linfoma
- Câncer de mama
- Cancer de colo
- Câncer de pele
- Câncer de pulmão
- Próstata
Outros cânceres que podem ser tratados com terapias direcionadas incluem cérebro, ossos, rins, linfoma, estômago e muitos outros.
Seu provedor decidirá se as terapias direcionadas podem ser uma opção para o seu tipo de câncer. Na maioria dos casos, você receberá terapia direcionada junto com cirurgia, quimioterapia, terapia hormonal ou radioterapia. Você pode receber esses medicamentos como parte de seu tratamento regular ou como parte de um ensaio clínico.
Os médicos pensaram que as terapias direcionadas podem ter menos efeitos colaterais que outros tratamentos contra o câncer. Mas isso acabou não sendo verdade. Os possíveis efeitos colaterais das terapias direcionadas incluem:
- Diarréia
- Problemas de fígado
- Problemas de pele, como erupções cutâneas, pele seca e alterações nas unhas
- Problemas com coagulação do sangue e cicatrização de feridas
- Pressão alta
Como acontece com qualquer tratamento, você pode ter ou não efeitos colaterais. Eles podem ser leves ou graves. Felizmente, eles geralmente desaparecem após o término do tratamento. É uma boa ideia conversar com seu provedor sobre o que esperar. Seu provedor pode ajudar a prevenir ou diminuir alguns efeitos colaterais.
As terapias direcionadas são novos tratamentos promissores, mas têm limitações.
- As células cancerosas podem se tornar resistentes a esses medicamentos.
- O alvo às vezes muda, então o tratamento não funciona mais.
- O câncer pode encontrar uma maneira diferente de crescer e sobreviver que não dependa do alvo.
- Os medicamentos podem ser difíceis de desenvolver para alguns alvos.
- As terapias direcionadas são mais recentes e custam mais para fazer. Portanto, eles são mais caros do que outros tratamentos de câncer.
Agentes anticancerígenos com alvo molecular; MTAs; Direcionado para quimioterapia; Alvejado pelo fator de crescimento endotelial vascular; Direcionado para VEGF; Direcionado para VEGFR; Inibidor de tirosina quinase direcionado; Direcionado por TKI; Medicina personalizada - câncer
Do KT, Kummar S. Direcionamento terapêutico de células cancerosas: era de agentes direcionados molecularmente. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 26.
Site do National Cancer Institute. Terapias direcionadas ao câncer. www.cancer.gov/about-cancer/treatment/types/targeted-therapies/targeted-therapies-fact-sheet. Atualizado em 17 de março de 2020. Acessado em 20 de março de 2020.
- Câncer